Demorou, mas a grande maioria das fabricantes, especialmente as de luxo, percebeu que não há tanta demanda assim para carros elétricos. É fato que eles fazem parte do futuro, mas que não serão o todo desse montante. Tanto que agora a Acura, divisão de luxo da Honda, desistiu de só vender carros elétricos.
De acordo com Kazuhiro Takizawa, chefe executivo da divisão norte-americana da Honda, em entrevista à revista The Drive, a Acura “vai maximizar a produção de carros a combustão e híbridos para encontrar com as demandas do consumidor”. Ou seja, a marca vai tirar o pé da prometida virada elétrica.
“Isso significa continuar a produção de carros a combustão importantes e adicionar modelos híbridos. Nossa estratégia de investimento tem muita flexibilidade de produção. Isso vai nos permitir fazer carros a combustão, híbridos e elétricos na mesma planta e ajustar de acordo com as demandas dos clientes”, finalizou o executivo.
![Acura ZDX [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/2024-acura-zdx-104-64dcef283db12_upscayl_4x_RealESRGAN_General_x4_v3-1200x719.png)
Essa mudança de visão faz sentido frente ao que aconteceu com a Acura recentemente. O SUV elétrico ZDX, baseado no Chevrolet Blazer EV, tem ficado abaixo das expectativas de vendas. Já o Integra, sedan de entrada baseado no Civic, duplicou suas vendas em relação ao antecessor.
Só que, ao contrário da Honda que investe forte em híbridos, a Acura não tem feito o mesmo. O executivo revelou que o problema é que são necessários testes intensos de mais de quatro anos para fazer essa mudança. Ainda que pareça fácil no caso de Civic e Acura, que são praticamente o mesmo carro. A promessa, contudo, é ter mais híbridos logo.

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Carros a combustão representarão 2/3 das vendas nos próximos 20 anos e mais de 50% nos próximos 30 anos, a eletrificação veio para ficar, mas não para dominar.