A surpresa foi com Deus

Inmetro entrega Toyota RAV4 PHEV no Brasil

A Toyota está focada nos carros híbridos e o próximo a chegar ao Brasil será o RAV4 PHEV. Mas, o Inmetro estragou a revelação

RAV4 PHEV XSE
Toyota RAV4 PHEV XSE [Divulgação]

Um dos próximos lançamentos da Toyota para o mercado brasileiro será o SUV RAV4 híbrido plug-in. Mais tecnológico do que o RAV4 híbrido convencional, o SUV plug-in terá economia de combustível com média de até 35 km/l como chamariz, segundo o Inmetro. Contudo, seu preço será bem salgado e próximo da barreira dos R$ 400 mil.

De acordo com informações reveladas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV, o SUV já foi homologado pela marca japonesa. Ele chegará ao país em sua versão mais completa, batizada de XSE. Além de ter o motor 2.5 aspirado, vai ter também um propulsor que moverá as rodas traseiras. Juntos, eles renderão 306 cv, que é bem mais do que os 222 cv do modelo atual.

Mas, as mudanças não param por aí. O Toyota RAV4 PHEV terá baterias de 18,1 kWh e segundo o ciclo de testes PBEV, a autonomia no modo elétrico será de 55 km. Se o conjunto das baterias estiver 100% carregadas, o SUV faz 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada e abastecido com gasolina. Caso as baterias não estejam tão carregadas, os números caem para 14 km/l e 12,9 km/l, respectivamente.

RAV4 PHEV XSE
Toyota RAV4 PHEV XSE [Divulgação]

SUVs rivais estão mais baratos

Já que se trata da versão topo de linha, o RAV4 PHEV XSE virá equipado com central multimídia com tela de 10,5 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, faróis de LED com projetor, tração integral, banco do motorista com regulagem elétrica, 8 airbags, controle de cruzeiro adaptativo e mais itens de série.

Recentemente, a marca japonesa afirmou estar criando um motor híbrido flex e protótipos do Toyota RAV4 com esse propulsor rodavam nos laboratórios da fabricante. Contudo, ao menos de início, ele só poderá ser abastecido com gasolina. Apesar de trazer economia por um lado, o RAV4 PHEV não será tão barato por outro.

RAV4 PHEV XSE
Toyota RAV4 PHEV XSE [Divulgação]

O que acontece é que o RAV4 híbrido convencional é oferecido atualmente por R$ 349.290, o que dá para imaginar que o PHEV chegue nos arredores de R$ 400 mil. É um preço alto se comparado com modelos como o BYD Song Plus de R$ 229.800, Jeep Compass 4xe de R$ 347.300 e o GWM Haval H6 PHEV de R$ 269 mil. Todos esses pontuados possuem uma proposta parecida com a do RAV4 PHEV.

Quando será que o RAV4 PHEV vai vir ao país? Teria esse SUV ou algum rival mais barato? Conte nos comentários


>>5 carros para infernizar a vida dos seus vizinhos

>>Chevrolet promete 6 novos carros em 2024 e um já foi lançado

>>Lesmas sobre rodas: os 10 carros mais lerdos do Brasil