Home » Novidades » Jeep confirma segunda geração do Renegade no Brasil, mas antes haverá mais uma reestilização 

Novidades

Jeep confirma segunda geração do Renegade no Brasil, mas antes haverá mais uma reestilização 

Para cessar com os rumores de que o Avenger acabaria com o Renegade, Jeep garante segunda geração no Brasil

4 min de leitura

Ao completar dez anos de Brasil, o Jeep Renegade recebeu de presente uma série especial e um irmão menor, o Avenger. Só que muitos diziam que ele iria morrer, até a própria Jeep lá fora em um determinado momento quis decretar sua apostadora. Mas a Stellantis do Brasil confirmou oficialmente: a nova geração do Renegade vem aí.

Só que antes disso acontecer, o SUV compacto quadrado vai ganhar uma nova reestilização. Será a terceira renovação visual da mesma geração, que acaba de completar uma década. A reforma terá como objetivo sofisticar o Renegade e segurar as pontas até o modelo totalmente novo chegar.

Avenger não mata o Renegade

Oficialmente, a Jeep confirmou, através de Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul, que o Avenger não mata o Renegade. Ele até admitiu que os rumores existiam e que isso foi cogitado, mas o SUV é extremamente importante na América do Sul e um ícone para a marca.

Jeep Renegade branco Avenger amarelo de frente
Jeep Renegade e Avenger [divulgação]

A ideia é que o Avenger seja o modelo de entrada, mais compacto, simples e urbano, enquanto o Renegade se estabelece como um carro mais sofisticado, um pouco maior e feito para uso off-road de verdade (nas versões Trailhawk e Willys). Ou seja, são carros completamente diferentes.

Fabrício Biondo, vice-presidente da Comunicação Corporativa para a América do Sul, fez questão de frisar que o Renegade está mais vivo do que nunca. Inclusive, que a nova geração está confirmada. Mas, o Auto+ descobriu que existe um caminho longo antes de que isso aconteça.

Jeep Renegade Sport Altitude parado de dianteira em frente a um portão branco
Jeep Renegade Sport Altitude [Auto+/Rafael Dea]

Renegade reestilizado

O Jeep Renegade terá uma reestilização derradeira dessa geração em breve. O interior finalmente vai mudar e com afinco, ganhando linhas horizontalizadas e componentes compartilhados com o Compass, garante uma fonte ligada á marca. O console central, por exemplo, será o mesmo do irmão maior.

Com isso, o visual de 2015 finalmente será atualizado, mas o novo Renegade manterá o acabamento referencia na categoria e o espaço apertado na segunda fileira. A parte externa deve ter atualizações mais sutis. Visto que o visual do Jeep é muito forte e difícil de ser alterado com afinco.

Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato
Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato

Na parte mecânica, a Jeep não fará alterações no Renegade reestilizado, só uma leve eletrificação. Assim como a Fiat Toro 2027, ele terá opção de motorização semi-híbrida. O motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex terá um sistema eletrificado para diminuir consumo, poluentes e melhorar o desempenho. 

Mais complexo que o sistema semi-híbrido do Fiat Pulse, o Renegade terá 48V, que permitirá maior auxílio do motor elétrico e função coasting. Para isso, o cambio automático de seis marchas será trocado por um dupla embreagem, permitindo que o motor seja desligado em velocidade constante ou descidas.

[Auto+ / João Brigato
[Auto+ / João Brigato

Essa tecnologia já existe em modelos como Kia Stonic e alguns Audi. A vantagem é poder economizar combustível usando um start-stop avançado com funcionamento bem mais sutil. Contudo, como o motor elétrico não é capaz de mover as rodas sozinho, esse Renegade não será híbrido de verdade, mas sim semi-híbrido.

Depois vem a segunda geração

A segunda geração, ainda sem data de estreia, será uma revolução. O Jeep Renegade vai deixar de ser fabricado em Goiana, Pernambuco e vai descer para Betim, Minas Gerais. Isso se dará porque ele vai trocar a plataforma Small Wide 4×4 pela STLA Small, a mesma do novo Fiat Uno, Citroën C3 e Jeep Avenger.

Jeep Avenger branco fazendo off-road nas montanhas
Jeep Avenger 4xe [Divulgação]

Ele ainda será um carro bem quadrado, com estilo inspirado no Wrangler, mas ficará um carro bem maior, para se manter acima do Avenger. A ideia é chegar ao porte de Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, os maiores entre os SUVs compactos. Com isso, teremos resolvido o problema de espaco no Jeep Renegade.

A estreia do atual Jeep Renegade reestilizado e da segunda geração ainda não tem data para acontecer. Mas, a reforma visual deve segurar as pontas por mais três anos antes da renovação total. O projeto de ambas é tocado pelo Brasil, país de maior sucesso do Renegade, onde já vendeu mais de meio milhão de unidades. 

Jeep Renegade Sahara branco parado de traseira
Jeep Renegade Sahara [Foto: Auto+ / Rafael Déa]

Ansioso pela chegada do Jeep Renegade reestilizado ou vai esperar a nova geração? Conte nos comentários.


YouTube video

Você também poderá gostar