A Kia aproveitou o Salão de Los Angeles, que acontece ao mesmo tempo que o Salão do Automóvel em São Paulo, para revelar as primeiras informações do novo Telluride 2027. O SUV de três fileiras, irmão próximo do Hyundai Palisade, aparece totalmente renovado, maior e com motores inéditos.
O novo Telluride chega com proposta mais madura e segue os passos da nova geração do Palisade, até porque ambos utilizam a mesma plataforma e, embora sejam de montadoras diferentes (mas do mesmo grupo: Hyundai Motor Group), são praticamente irmãos colados.
A carroceria do novo Telluride ficou ainda mais quadrada. O SUV cresceu em todas as direções e está mais longo, mais alto e tem entre-eixos ampliado. O resultado é espaço interno melhor nas três fileiras.
Motorização eletrificada

A Kia não quis deixar o V6 seguir adiante e aposentou o antigo 3.8 aspirado de 291 cv e 36,2 kgfm. O novo Telluride agora tem duas opções. A primeira usa um motor 2.5 turbo de 274 cv e 42,9 kgfm de torque. Pode parecer menos potente, mas o torque é mais alto que antes.
Já a segunda versão é a mais interessante. Ele é um híbrido que combina o mesmo 2.5 turbo com motores elétricos, entregando 329 cv e 46,8 kgfm. A autonomia estimada passa de 965 km, com consumo próximo dos 15 km/l. Ou seja, mais forte e mais econômico. Para um SUV desse porte está ótimo e torna o antigo V6 quase obsoleto.

Por base de comparação, o Palisade tem a versão V6 3.5 de 287 cv e 35,9 kgfm de torque e ganhou recentemente o mesmo conjunto híbrido pleno que oferece 334 cv e 46,9 kgfm de torque.
Interior com cara de Palisade
No interior, o Telluride abraça o estilo do EV9 e até lembra bastante o novo Palisade. O painel aposta em linhas retas, duas telas de 12,3 polegadas e um volante mais moderno. O seletor de marchas passa para a coluna de direção, o que libera espaço no console.

Na versão aventureira X-Pro, o Telluride ganha pneus off-road, 23 cm de altura livre, ganchos expostos, rack de teto reforçado e até bloqueio de diferencial central. Como sempre, tudo com estética bem americana feita para encarar camping, lama e longas viagens.
A Kia confirmou que o Telluride não terá versões elétricas. Isso fica a cargo do EV9, vendido no Brasil, assim como acontece com a linha da Volvo, onde tem modelos separados com nomenclatura semelhante.

Mesmo assim, a marca promete entregar o SUV nas lojas americanas já no primeiro trimestre de 2026, com todos os detalhes finais sendo divulgados durante o Salão de Los Angeles, que vai de 21 a 30 de novembro.
Kia vem forte no Brasil em 2026
Enquanto isso, no Brasil, a Kia até trouxe ótimas novidades no Salão de São Paulo. A marca apresentou a picape Tasman, a van elétrica PV5, o SUV elétrico EV3, a reestilização do Stonic, o novo Sportage e confirmou o retorno do Sorento.

O parente mais próximo no Brasil do Telluride é ainda a antiga geração do Palisade, vendido por R$ 479.990. Porém, como já revelou flagras, é esperado que a nova geração do SUV da Hyundai chegue em 2026 como modelo 2027.
Acha que um SUV gigante como o Telluride teria espaço no Brasil? Deixe seu comentário!



