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Palisade come poeira

Kia Telluride de nova geração é tão avançado que faz o nosso Palisade parecer antigo

SUV grandalhão troca o V6 por motores turbo e também híbrido, adota visual mais quadrado e estreia no Salão de Los Angeles 

3 min de leitura

A Kia aproveitou o Salão de Los Angeles, que acontece ao mesmo tempo que o Salão do Automóvel em São Paulo, para revelar as primeiras informações do novo Telluride 2027. O SUV de três fileiras, irmão próximo do Hyundai Palisade, aparece totalmente renovado, maior e com motores inéditos. 

O novo Telluride chega com proposta mais madura e segue os passos da nova geração do Palisade, até porque ambos utilizam a mesma plataforma e, embora sejam de montadoras diferentes (mas do mesmo grupo: Hyundai Motor Group), são praticamente irmãos colados. 

A carroceria do novo Telluride ficou ainda mais quadrada. O SUV cresceu em todas as direções e está mais longo, mais alto e tem entre-eixos ampliado. O resultado é espaço interno melhor nas três fileiras.

Motorização eletrificada

Kia Telluride estático Salão de Los Angeles
Kia Telluride [Divulgação]

A Kia não quis deixar o V6 seguir adiante e aposentou o antigo 3.8 aspirado de 291 cv e 36,2 kgfm. O novo Telluride agora tem duas opções. A primeira usa um motor 2.5 turbo de 274 cv e 42,9 kgfm de torque. Pode parecer menos potente, mas o torque é mais alto que antes. 

Já a segunda versão é a mais interessante. Ele é um híbrido que combina o mesmo 2.5 turbo com motores elétricos, entregando 329 cv e 46,8 kgfm. A autonomia estimada passa de 965 km, com consumo próximo dos 15 km/l. Ou seja, mais forte e mais econômico. Para um SUV desse porte está ótimo e torna o antigo V6 quase obsoleto.

Kia Telluride estático Salão de Los Angeles
Kia Telluride [Divulgação]

Por base de comparação, o Palisade tem a versão V6 3.5 de 287 cv e 35,9 kgfm de torque e ganhou recentemente o mesmo conjunto híbrido pleno que oferece 334 cv e 46,9 kgfm de torque. 

Interior com cara de Palisade

No interior, o Telluride abraça o estilo do EV9 e até lembra bastante o novo Palisade. O painel aposta em linhas retas, duas telas de 12,3 polegadas e um volante mais moderno. O seletor de marchas passa para a coluna de direção, o que libera espaço no console.

Interior do Kia Telluride
Kia Telluride [Divulgação]

Na versão aventureira X-Pro, o Telluride ganha pneus off-road, 23 cm de altura livre, ganchos expostos, rack de teto reforçado e até bloqueio de diferencial central. Como sempre, tudo com estética bem americana feita para encarar camping, lama e longas viagens.

A Kia confirmou que o Telluride não terá versões elétricas. Isso fica a cargo do EV9, vendido no Brasil, assim como acontece com a linha da Volvo, onde tem modelos separados com nomenclatura semelhante. 

Interior do Kia Telluride
Kia Telluride [Divulgação]

Mesmo assim, a marca promete entregar o SUV nas lojas americanas já no primeiro trimestre de 2026, com todos os detalhes finais sendo divulgados durante o Salão de Los Angeles, que vai de 21 a 30 de novembro.

Kia vem forte no Brasil em 2026

Enquanto isso, no Brasil, a Kia até trouxe ótimas novidades no Salão de São Paulo. A marca apresentou a picape Tasman, a van elétrica PV5, o SUV elétrico EV3, a reestilização do Stonic, o novo Sportage e confirmou o retorno do Sorento. 

Kia Telluride X-Pro estático Salão de Los Angeles
Kia Telluride X-Pro [Divulgação]

O parente mais próximo no Brasil do Telluride é ainda a antiga geração do Palisade, vendido por R$ 479.990. Porém, como já revelou flagras, é esperado que a nova geração do SUV da Hyundai chegue em 2026 como modelo 2027. 

Acha que um SUV gigante como o Telluride teria espaço no Brasil? Deixe seu comentário!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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