Depois do governo paulista polemizar sobre benefícios aos modelos eletrificados produzidos no estado de São Paulo, chegou a vez de outra localidade brasileira criar um projeto parecido. O governo do estado de Minas Gerais quer isentar veículos eletrificados produzidos na região de pagar o IPVA. Só que, se essa lei for aprovada pelo governador do estado, apenas os Fiat Pulse e Fastback semi-híbridos serão favorecidos.
O Projeto de Lei 999/15 foi criado pelo Sargento Rodrigues e já foi aprovado pelo Plenário. Agora, só precisa do aval do governador mineiro Romeu Zema para entrar em vigor. No inciso da lei sobre a tributação, está descrito que apenas veículos novos e fabricados no estado cujo motor de propulsão seja movido a gás natural ou energia elétrica podem ser beneficiados com a isenção de IPVA.
No texto, ainda há um trecho que fala que qualquer carro novo e híbrido, também fabricado no estado, que possua mais de um motor de propulsão, quando um deles for movido a gás natural ou energia elétrica é elegível para a isenção. Desse modo, fica claro que apenas os Fiat Pulse e Fastback semi-híbridos serão os favorecidos com a nova lei, já que ambos são produzidos na planta de Betim, em Minas Gerais.

É híbrido ou não é?
Uma dúvida que paira no ar sobre os SUVs eletrificados da marca italiana é sobre a motorização. Eles são vendidos nas versões Audace e Impetus com o conjunto MHEV. Ele é composto pelo motor 1.0 turbo flex T200. O propulsor rende 125 cv com gasolina e 130 cv e 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível. Além disso, o motor trabalha em parceria com um sistema elétrico que substitui o alternador e o motor de partida.
Tem ainda uma bateria de íons de lítio de 12V. Contudo, o conjunto não pode ser chamado de híbrido de fato como é o sistema da Toyota, por exemplo. Nos modelos da Fiat e da CAOA Chery, a parte eletrificada não atua o tempo todo. Aliás, a parte elétrica não tem força para tracionar as rodas. O que o recurso realmente faz é reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível.

Ambos SUVs possuem a transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas. Mesmo com a lei sendo aprovada, os Fiat Pulse e Fastback só recebem isenção de IPVA e seguem sendo vendidos nas versões eletrificadas por preços que partem de R$ 131.990 do Pulse Audace e R$ 159.990 do Fastback Audace.
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Sério que vocês tem a cara de pau de excluir um comentário que crítica uma publicação de vocês? Que tipo de jornalismo é esse que não sabe lidar com opiniões contrárias? Uma vergonha para a sociedade essa atitude
IPVA deveria ser extinto. É roubo. Foi criado para substituir pedágios. Hoje pagamos pelos dois. A imprensa deveria bater nessa tecla até acabar, mas…
E porque você não faz isso ?
É o governo passando pano pra essas montadoras, q no primeiro sinal de queda de vendas, demitem em massa e até fecham suas unidades, vide Ford Bahia.
Melhor retirar os impostos …
Você põe na chamada como “lei brasileira”, mas é um lei mineira. E tanto o Fiat Pulse como o Fastback não tem propulsão elétrica, então como escrito , só seriam beneficiados os veículos com propulsão elétrica ou a gás, que não é o caso dos carros da Fiat.
Segundo o jornalista autor dessa matéria
“… os Suvs da marca italiana tem haver com sua motorização”. Em vez de “a ver” usou o verbo haver. Muito bom o nível de inovação.
Há um equívoco no texto. MHEVs da CAOA Chery, Kia e Mercedes tracionam o carro em certas circunstâncias.
Em nenhum dos dois modelos a parte elétrica exerce função de propulsão. Dessa forma nenhum é abrangido pela lei.
Lei do estado de Minas Gerais….lei brasileira seria se fosse federal