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Que história é essa?

Lei brasileira só favorece Fiat Pulse e Fastback

Uma nova lei que precisa ser aprovada pelo governador de Minas Gerais pode beneficiar apenas os Fiat Pulse e Fastback

3 min de leitura

Depois do governo paulista polemizar sobre benefícios aos modelos eletrificados produzidos no estado de São Paulo, chegou a vez de outra localidade brasileira criar um projeto parecido. O governo do estado de Minas Gerais quer isentar veículos eletrificados produzidos na região de pagar o IPVA. Só que, se essa lei for aprovada pelo governador do estado, apenas os Fiat Pulse e Fastback semi-híbridos serão favorecidos.

O Projeto de Lei 999/15 foi criado pelo Sargento Rodrigues e já foi aprovado pelo Plenário. Agora, só precisa do aval do governador mineiro Romeu Zema para entrar em vigor. No inciso da lei sobre a tributação, está descrito que apenas veículos novos e fabricados no estado cujo motor de propulsão seja movido a gás natural ou energia elétrica podem ser beneficiados com a isenção de IPVA.

No texto, ainda há um trecho que fala que qualquer carro novo e híbrido, também fabricado no estado, que possua mais de um motor de propulsão, quando um deles for movido a gás natural ou energia elétrica é elegível para a isenção. Desse modo, fica claro que apenas os Fiat Pulse e Fastback semi-híbridos serão os favorecidos com a nova lei, já que ambos são produzidos na planta de Betim, em Minas Gerais.

Fiat Pulse Impetus cinza com teto solar
Fiat Pulse Impetus [divulgação

É híbrido ou não é?

Uma dúvida que paira no ar sobre os SUVs eletrificados da marca italiana é sobre a motorização. Eles são vendidos nas versões Audace e Impetus com o conjunto MHEV. Ele é composto pelo motor 1.0 turbo flex T200. O propulsor rende 125 cv com gasolina e 130 cv e 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível. Além disso, o motor trabalha em parceria com um sistema elétrico que substitui o alternador e o motor de partida.

Tem ainda uma bateria de íons de lítio de 12V. Contudo, o conjunto não pode ser chamado de híbrido de fato como é o sistema da Toyota, por exemplo. Nos modelos da Fiat e da CAOA Chery, a parte eletrificada não atua o tempo todo. Aliás, a parte elétrica não tem força para tracionar as rodas. O que o recurso realmente faz é reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível.

Fiat Fastback Impetus Hybrid [Foto: Auto+ / Rafael Dea]

Ambos SUVs possuem a transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas. Mesmo com a lei sendo aprovada, os Fiat Pulse e Fastback só recebem isenção de IPVA e seguem sendo vendidos nas versões eletrificadas por preços que partem de R$ 131.990 do Pulse Audace e R$ 159.990 do Fastback Audace.

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10 comentários em “Lei brasileira só favorece Fiat Pulse e Fastback”

  1. Jhon

    Sério que vocês tem a cara de pau de excluir um comentário que crítica uma publicação de vocês? Que tipo de jornalismo é esse que não sabe lidar com opiniões contrárias? Uma vergonha para a sociedade essa atitude

  2. Reynaldo

    IPVA deveria ser extinto. É roubo. Foi criado para substituir pedágios. Hoje pagamos pelos dois. A imprensa deveria bater nessa tecla até acabar, mas…

    • Wesley

      E porque você não faz isso ?

  3. José Luiz

    É o governo passando pano pra essas montadoras, q no primeiro sinal de queda de vendas, demitem em massa e até fecham suas unidades, vide Ford Bahia.

  4. Igor Ferreira

    Melhor retirar os impostos …

  5. Norberto

    Você põe na chamada como “lei brasileira”, mas é um lei mineira. E tanto o Fiat Pulse como o Fastback não tem propulsão elétrica, então como escrito , só seriam beneficiados os veículos com propulsão elétrica ou a gás, que não é o caso dos carros da Fiat.

  6. Fabrício Santos

    Segundo o jornalista autor dessa matéria
    “… os Suvs da marca italiana tem haver com sua motorização”. Em vez de “a ver” usou o verbo haver. Muito bom o nível de inovação.

  7. Fabrício B Aguirre

    Há um equívoco no texto. MHEVs da CAOA Chery, Kia e Mercedes tracionam o carro em certas circunstâncias.

  8. Douglas Charles Cunha

    Em nenhum dos dois modelos a parte elétrica exerce função de propulsão. Dessa forma nenhum é abrangido pela lei.

  9. Fraga

    Lei do estado de Minas Gerais….lei brasileira seria se fosse federal

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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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