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Consequência no mundo

Maçanetas retráteis podem ser proibidas por questões de segurança

Tecnologia presente em modelos vendidos no Brasil como BYD Seal e Jaecoo 6 está na mira do governo chinês

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Carros com maçanetas retráteis já fazem parte da realidade do Brasil, em modelos como BYD Seal, Chery Tiggo 9, Jaecoo 7 e GAC GS4. Essa solução deixa o carro com um ar mais futurista e melhora o desenho aerodinâmico, porém pode estar com os dias contados na China. 

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) abriu consulta pública para criar uma regulamentação que pode restringir ou até proibir esse tipo de dispositivo a partir de 2027. O órgão chinês divulgou um rascunho das novas regras batizado de Requisitos Técnicos de Segurança para Maçanetas de Automóveis, que ficará aberto a comentários até novembro de 2025. 

A proposta obriga que todas as portas de carros tenham obrigatoriamente liberação mecânica, funcionando mesmo em caso de falha elétrica ou acidente, que é justamente o ponto chave e preocupação com esse tipo de tecnologia.

O que são maçanetas retráteis

Jaecoo 7 Prestige azul de traseira
Jaecoo 7 Prestige [Auto+ / João Brigato]

As maçanetas retráteis são aquelas que ficam embutidas na carroceria e só aparecem quando acionadas eletronicamente. O sistema normalmente funciona com pequenos motores que empurram a peça para fora ao detectar a chave por proximidade ou ao apertar um botão, retraindo novamente quando o carro está trancado. 

Além de deixarem o visual mais limpo, elas melhoram a aerodinâmica, algo valorizado em carros elétricos. Na prática, porém, os ganhos são pequenos. A redução do arrasto é mínima e muitas vezes o peso extra do mecanismo anula qualquer vantagem.

E o maior problema está na segurança. Em acidentes, falhas elétricas ou até em climas extremos de frio e chuva forte, as maçanetas podem simplesmente deixar de funcionar, impedindo a abertura das portas.

Por que a China quer proibir

E justamente nos testes de colisão realizados pelo MIIT, a taxa de abertura de portas com maçanetas eletrônicas foi menor do que a dos sistemas tradicionais. 

Também foram registrados casos de curto-circuito e congelamento do mecanismo. Para os reguladores, isso pode por vidas em risco tanto para os ocupantes, que ficam presos, quanto para socorristas, que perdem tempo tentando acessar o interior do veículo.

As novas regras chinesas exigem que carros equipados com maçanetas retráteis ofereçam mecanismo manual de emergência, sempre visível e de fácil acesso. A ideia é criar um padrão global, já que muitos carros vendidos na China também são exportados.

Discussão mundial

Tesla Model Y Performance vermelho estático
Tesla Model Y Performance [Divulgação]

O debate sobre a segurança das maçanetas retráteis não é exclusivo da China. Nos Estados Unidos, a NHTSA também investiga o tema após acidentes fatais envolvendo Teslas, onde passageiros ficaram presos porque as portas não abriram após falha elétrica. 

Até o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, criticou recentemente o sistema, chamando-o de “terrível de usar” e confirmando que novos modelos da marca usarão maçanetas convencionais.

BYD Seal estacionado - Carros chineses que compraríamos
BYD Seal [Auto+ / João Brigato]

E o ponto que pode afetar o mundo todo é a decisão chinesa, tendo efeito dominó. Se a regulamentação avançar, montadoras globais podem ser forçadas a repensar o design de seus carros e abandonar essa solução.

Acha que as maçanetas retráteis são inovação necessária ou só mais uma moda de design que não se sustenta na prática? Deixe seu comentário!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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