O segmento de SUVs veio para ficar e começou a dizimar a de sedans. Mas, a Mercedes-Benz entende que existe os apaixonados pelos três-volumes e por isso vai revelar em breve como ficou o Classe S reestilizado. Além de mudança no visual, o sedan sofisticado terá atualizações pontuais na motorização e na lista de itens de série. Será que assim ele vai enfrentar em pé de igualdade os modelos mais altinhos?
Sua revelação oficial acontecerá apenas no fim de janeiro, porém a montadora divulgou fotos do sedan levemente camuflado. Um dos destaques do Classe S de cara nova será o uso de estrelas de três pontas em todos os cantos. Os faróis e lanternas terão o desenho, item da nova filosofia de design da fabricante. E o símbolo dela na grade frontal também terá a devida atenção.
Essa atualização vai receber cerca de 2,7 mil peças novas ou atualizadas, segundo o Motor1.Com internacional. O modelo opta por linhas retas e ar mais arredondado. Teto curvado, maçanetas retráteis e traseira com queda suave são os chamarizes do novo visual. A Mercedes-Benz não revelou fotos do interior do Classe S reestilizado. Ele deverá ter acabamento premium, amplo espaço interno e diversas telas para o infoentretenimento.

Quer fazer as pazes com o meio ambiente
Todavia, é a motorização do novo Classe S que mais vai mudar com essa atualização. O sedan terá conjunto semi-híbrido tanto a gasolina quanto diesel. Esse sistema combina um gerador de partida com um sistema elétrico de 48V. Ele é focado em reduzir a emissão de poluentes e o consumo de combustível. O motor de seis cilindros em linha foi revisado e agora ganhou mais torque.
Ele pode entregar até 65,2 kgfm, caso o modo Overboost esteja ativado. A potência não foi divulgada, só que o S500 antigo tinha 442 cv proveniente do seu propulsor 3.0. Então, o público pode esperar por um número maior agora. O Mercedes-Benz Classe S reestilizado com motor a gasolina terá novo filtro de partícula e tanque de combustível pressurizado.

Assim, ela espera que o modelo polua menos o meio ambiente. Haverá também versões equipadas com propulsor de oito cilindros. Neste caso, o sedan vai dispor de 530 cv e 76,4 kgfm. Para este conjunto, a marca alemã implementou um novo sistema de injeção aprimorado e atualizou o comando de válvulas de admissão.
Tudo isso para melhorar o desempenho do sedan e sua eficiência. O Mercedes-Benz Classe S também terá motor a diesel, sendo que seu propulsor tem o código OM 656 Evo. De acordo com a fabricante, é um conjunto atualizado e que vai atender as futuras normas de emissão. Ele terá um conversor catalítico com aquecimento e que visa reduzir a emissão de poluentes em partidas a frio. Entretanto, a potência ainda não foi revelada.

Mais novidades
Para quem quiser entrar na era da eletrificação, a Mercedes-Benz oferecerá o três-volumes atualizado e com conjunto híbrido plug-in. Além de potente, o sedan poderá ter autonomia elétrica de cerca de 100 km, segundo o ciclo WLTP. A fabricante ainda estuda ter um Classe S reestilizado com motor V12 e o S63 com propulsor V8 eletrificado, mas que só devem vir mais para frente.
A reestilização do sedan trará ainda as rodas traseiras esterçantes em até 4,5°. Se o condutor quiser mais tecnologia, ele pode optar pelo opcional e que as rodas de trás esterçam em até 10°. A suspensão pneumática seguirá de série e ela pode ajustar com antecedência o amortecimento do conjunto. Dessa forma, amplia o nível de conforto dos ocupantes.

Este ajuste antecipado acontece por meio de dados coletados por outros carros da marca que passam em uma determinada via e transmitem as análises para a nuvem e o sedan é capaz de entender. Os preços e chegada oficial do Mercedes-Benz Classe S reestilizado ainda não foram revelados e sua vinda ao Brasil não foi confirmada.
Você acha que os sedans resistirão aos SUVs por muitos anos mais? Conte nos comentários


