A Mercedes-Benz não deve demorar muito para lançar o SUV mais potente de sua história. Desenvolvido pela divisão esportiva AMG, o modelo será totalmente elétrico e promete alcançar quase 1.000 cv de potência. O objetivo é rivalizar com os SUVs de alto desempenho, como o BMW XM e até no futuro Lamborghini Lanzador, previsto só para 2029.
O SUV elétrico esportivo da Mercedes, sem nome ainda revelado, irá utilizar a plataforma de carros esportivos elétricos da marca, a AMG.EA. Pelos flagras divulgados pelo site Autoblog, o visual do SUV elétrico será musculoso, com rodas grandes e para-lamas largos.
Conceito Vision EQXX
As linhas do veículo, aliás, aparentam ser bem inspiradas no conceito Vision EQXX, com lanternas em barra e formato semicircular na traseira, o que cria uma assinatura visual bem marcante. Apesar de ser um SUV, a proposta é fazê-lo parecer mais baixo e esportivo.

O projeto também carrega alta tecnologia. Assim como no CLA elétrico, que bateu o recorde de distância em 24 horas com mais de 3.700 km rodados, o novo SUV vai usar motores de fluxo axial. Ou seja, diferente dos motores elétricos mais comuns que são chamados de radiais, onde o campo magnético gira em torno de um eixo central, os motores de fluxo axial têm uma arquitetura diferente.
Na prática eles ocupam menos espaço, pesam menos e conseguem gerar força de forma mais direta. A Mercedes aposta nessa tecnologia — que apareceu primeiro no conceito Vision One-Eleven para criar carros elétricos com desempenho brutal. É isso que deve permitir que o SUV da AMG entregue quase 1.000 cv num conjunto menor e mais leve.

A previsão inicial para lançar o carro era em 2025, porém o momento atual do mercado, com consumidores ainda apegados a motores a combustão, pode adiar esses planos.
Acha que o novo SUV elétrico da Mercedes vai ser páreo para a Lamborghini? Deixe sua opinião nos comentários!



