Ao vivo
Home » Novidades » Mercedes prepara SUV elétrico com quase 1.000 cv para rivalizar com Lamborghini e BMW 

Novidades

Pensa em potência

Mercedes prepara SUV elétrico com quase 1.000 cv para rivalizar com Lamborghini e BMW 

Modelo será o mais potente da história da AMG e quer desafiar carros que ainda nem estão perto de chegar ao mercado

2 min de leitura

A Mercedes-Benz não deve demorar muito para lançar o SUV mais potente de sua história. Desenvolvido pela divisão esportiva AMG, o modelo será totalmente elétrico e promete alcançar quase 1.000 cv de potência. O objetivo é rivalizar com os SUVs de alto desempenho, como o BMW XM e até no futuro Lamborghini Lanzador, previsto só para 2029. 

O SUV elétrico esportivo da Mercedes, sem nome ainda revelado, irá utilizar a plataforma de carros esportivos elétricos da marca, a AMG.EA. Pelos flagras divulgados pelo site Autoblog, o visual do SUV elétrico será musculoso, com rodas grandes e para-lamas largos.

Conceito Vision EQXX

As linhas do veículo, aliás, aparentam ser bem inspiradas no conceito Vision EQXX, com lanternas em barra e formato semicircular na traseira, o que cria uma assinatura visual bem marcante. Apesar de ser um SUV, a proposta é fazê-lo parecer mais baixo e esportivo.

SUV elétrico da Mercedes de 1.000 cv flagrado na Europa
Protótipo do SUV da Mercedes-AMG [Autoblog/ Reprodução]

O projeto também carrega alta tecnologia. Assim como no CLA elétrico, que bateu o recorde de distância em 24 horas com mais de 3.700 km rodados, o novo SUV vai usar motores de fluxo axial. Ou seja, diferente dos motores elétricos mais comuns que são chamados de radiais, onde o campo magnético gira em torno de um eixo central, os motores de fluxo axial têm uma arquitetura diferente. 

Na prática eles ocupam menos espaço, pesam menos e conseguem gerar força de forma mais direta. A Mercedes aposta nessa tecnologia — que apareceu primeiro no conceito Vision One-Eleven para criar carros elétricos com desempenho brutal. É isso que deve permitir que o SUV da AMG entregue quase 1.000 cv num conjunto menor e mais leve. 

SUV elétrico da Mercedes de 1.000 cv flagrado na Europa
Protótipo do SUV da Mercedes-AMG [Autoblog/ Reprodução]

A previsão inicial para lançar o carro era em 2025, porém o momento atual do mercado, com consumidores ainda apegados a motores a combustão, pode adiar esses planos. 

Acha que o novo SUV elétrico da Mercedes vai ser páreo para a Lamborghini? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar