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Quem leva?

Nissan Kait vs Volkswagen Tera vs Fiat Pulse vs Renault Kardian: quem ganha

Veja como sai o novo SUV da Nissan contra os rivais subcompactos com motor turbinado

4 min de leitura

O Nissan Kait foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (3) com preços entre R$ 117.990 e R$ 152.990 e se posiciona como o SUV de entrada a marca no Brasil. Ele ocupa o espaço deixado pelo antigo Kicks de primeira geração, rebatizado como Kicks Play, e chega com visual completamente renovado, interior refeito e e a mesma motorização. Mas como ele se sai contra os rivais Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian?

Com 4,30 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,62 m, além de um porta-malas de 432 litros, o Kait é maior que todos os concorrentes diretos. Mas mesmo tendo tamanho semelhante ao de um VW T-Cross ou Chevrolet Tracker, o preço agressivo entra contra os rivais subcompactos. 

Maior que os rivais

Olhando para as medidas, o Kait lidera com folga. O Tera tem 4,15 m, o Pulse 4,09 m e o Kardian 4,11 m. A diferença são 15 a 21 cm a mais, dependendo do rival, o que ajuda principalmente no espaço interno e no volume de porta-malas. Na largura e no entre-eixos a vantagem também aparece. 

Nissan Kait estático branco
Nissan Kait [Divulgação]

Enquanto o Kait entrega 2,62 m entre os eixos, medida maior até que um Jeep Compass (2,60 m), os rivais ficam entre 2,53 m do Pulse, 2,56 m do Tera e 2,60 m do Kardian. Já no porta-malas, a comparação é ainda mais evidente. 

O Tera leva 350 litros, 320 litros no Pulse e 358 litros no Kardian. É um ponto que faz diferença para quem precisa de espaço, especialmente famílias maiores, e por isso o Kait tem vantagem de custar quase o mesmo que os concorrentes, mas oferecer mais espaço. 

Motor defasado

Nissan Kait motor
Motor do Nissan Kait [Divulgação]

Mas tamanho não é documento, e aqui o Kait fica para trás quando o assunto é motor. Todos os rivais usam motores turbo, enquanto a Nissan manteve o veterano 1.6 aspirado de 2016. O resultado disso aparece tanto no torque quanto na faixa de entrega de força. O Kait oferece até 113 cv e 15,2 kgfm de torque, com força máxima apenas aos 4.000 rpm. 

O Volkswagen Tera, mesmo com potência próxima (até 116 cv), entrega 16,8 kgfm já em baixa rotação. O Fiat Pulse Impetus, com seu 1.0 turbo semi-híbrido é o mais forte da categoria, chegando a 130 cv e 20,4 kgfm. O Kardian entrega 125 cv e até 22,4 kgfm. 

motor Renault Kardian Iconic [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Iconic [Auto+ / João Brigato]

Mas a principal diferença não fica propriamente nos números e sim na forma como os carros se movem. Motores turbo entregam força muito cedo, geralmente entre 1.750 e 2.000 rpm. Isso faz com que o Pulse e o Kardian pareçam mais leves e mais dispostos, enquanto o Kait precisa de giro alto para responder.

Pior consumo entre os rivais

O consumo segue a mesma lógica. Pegando o consumo do Inmetro do Kicks Play como exemplo, o Kait deve fazer algo em torno dos 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. O Tera registra 12,2 km/l e 14,5 km/l, o Pulse faz 13,4 km/l e 14,4 km/l e o Kardian marca 12,8 km/l e 13,9 km/l. Ou seja, uma diferença de cerca de 15% a favor dos rivais em alguns cenários urbanos. 

Nissan Kait estático branco
Nissan Kait [Divulgação]

E há outro ponto: o tanque do Kait tem apenas 41 litros, enquanto o Tera oferece 49 litros, o Pulse 45 litros e o Kardian 50 litros. Isso, somado ao consumo mais alto, reduz autonomia no dia a dia.

Mais segurança

Por outro lado, a Nissan agora aposta em mais segurança para equilibrar. O novo SUV oferece um dos pacotes mais completos da categoria, com piloto automático adaptativo  com função stop & go, frenagem automática, alerta de ponto cego com tráfego cruzado, visão 360 graus, monitoramento de atenção do motorista e prevenção de mudança de faixa com atuação nos freios. É um pacote claramente acima do que Tera e Pulse entregam nas versões topo de linha.

Nissan Kait interior
Interior do Nissan Kait [Divulgação]

Os preços colocam o Kait exatamente dentro do trio de concorrentes. O topo de linha Exclusive custa R$ 152.990, enquanto o Tera High sai por R$ 141.890, o Pulse Impetus por R$ 147.990 e o Kardian Iconic por R$ 149.990. A diferença é pequena o bastante para que o consumidor compare todos na mesma prateleira, e é exatamente isso que a Nissan espera.

E aí, qual desses SUVs faz mais sentido para o seu uso? Deixe seu comentário!


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4 comentários em “Nissan Kait vs Volkswagen Tera vs Fiat Pulse vs Renault Kardian: quem ganha”

  1. Padofull

    A esperança da Nissan é justamente o contrário. Que o cliente seja um leigo e não analise os concorrentes, entre na primeira loja que encontrar, e compre o carro que cabe no bolso. E que nunca desperte para o valor que o próprio dinheiro tem, pois se um dia acordar, passe longe.

  2. George Quintas

    Continuo 100% satisfeito com meu C3 Feel 1.0 2026 com ótimo custo benefício e baixíssimo índice de roubo SP!!!

  3. George Quintas

    Sou mais o meu C3 Feel 1.0 2026 com ótimo custo benefício e baixíssimo índice de roubo SP!!!

  4. Joelmo

    Se fosse escolher somente entre esses modelos, escolheria o Kait. Mais espaçoso, maior porta malas, preço honesto pelo que oferece e uma mecânica, com bom desempenho, simples e descomplicada.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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