O Nissan Kait foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (3) com preços entre R$ 117.990 e R$ 152.990 e se posiciona como o SUV de entrada a marca no Brasil. Ele ocupa o espaço deixado pelo antigo Kicks de primeira geração, rebatizado como Kicks Play, e chega com visual completamente renovado, interior refeito e e a mesma motorização. Mas como ele se sai contra os rivais Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian?
Com 4,30 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,62 m, além de um porta-malas de 432 litros, o Kait é maior que todos os concorrentes diretos. Mas mesmo tendo tamanho semelhante ao de um VW T-Cross ou Chevrolet Tracker, o preço agressivo entra contra os rivais subcompactos.
Maior que os rivais
Olhando para as medidas, o Kait lidera com folga. O Tera tem 4,15 m, o Pulse 4,09 m e o Kardian 4,11 m. A diferença são 15 a 21 cm a mais, dependendo do rival, o que ajuda principalmente no espaço interno e no volume de porta-malas. Na largura e no entre-eixos a vantagem também aparece.


![Renault Kardian Iconic [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/renault-kardian-iconic-01-1320x743.webp)

Enquanto o Kait entrega 2,62 m entre os eixos, medida maior até que um Jeep Compass (2,60 m), os rivais ficam entre 2,53 m do Pulse, 2,56 m do Tera e 2,60 m do Kardian. Já no porta-malas, a comparação é ainda mais evidente.
O Tera leva 350 litros, 320 litros no Pulse e 358 litros no Kardian. É um ponto que faz diferença para quem precisa de espaço, especialmente famílias maiores, e por isso o Kait tem vantagem de custar quase o mesmo que os concorrentes, mas oferecer mais espaço.
Motor defasado

Mas tamanho não é documento, e aqui o Kait fica para trás quando o assunto é motor. Todos os rivais usam motores turbo, enquanto a Nissan manteve o veterano 1.6 aspirado de 2016. O resultado disso aparece tanto no torque quanto na faixa de entrega de força. O Kait oferece até 113 cv e 15,2 kgfm de torque, com força máxima apenas aos 4.000 rpm.
O Volkswagen Tera, mesmo com potência próxima (até 116 cv), entrega 16,8 kgfm já em baixa rotação. O Fiat Pulse Impetus, com seu 1.0 turbo semi-híbrido é o mais forte da categoria, chegando a 130 cv e 20,4 kgfm. O Kardian entrega 125 cv e até 22,4 kgfm.
![motor Renault Kardian Iconic [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/renault-kardian-iconic-08-1320x743.webp)
Mas a principal diferença não fica propriamente nos números e sim na forma como os carros se movem. Motores turbo entregam força muito cedo, geralmente entre 1.750 e 2.000 rpm. Isso faz com que o Pulse e o Kardian pareçam mais leves e mais dispostos, enquanto o Kait precisa de giro alto para responder.
Pior consumo entre os rivais
O consumo segue a mesma lógica. Pegando o consumo do Inmetro do Kicks Play como exemplo, o Kait deve fazer algo em torno dos 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. O Tera registra 12,2 km/l e 14,5 km/l, o Pulse faz 13,4 km/l e 14,4 km/l e o Kardian marca 12,8 km/l e 13,9 km/l. Ou seja, uma diferença de cerca de 15% a favor dos rivais em alguns cenários urbanos.

E há outro ponto: o tanque do Kait tem apenas 41 litros, enquanto o Tera oferece 49 litros, o Pulse 45 litros e o Kardian 50 litros. Isso, somado ao consumo mais alto, reduz autonomia no dia a dia.
Mais segurança
Por outro lado, a Nissan agora aposta em mais segurança para equilibrar. O novo SUV oferece um dos pacotes mais completos da categoria, com piloto automático adaptativo com função stop & go, frenagem automática, alerta de ponto cego com tráfego cruzado, visão 360 graus, monitoramento de atenção do motorista e prevenção de mudança de faixa com atuação nos freios. É um pacote claramente acima do que Tera e Pulse entregam nas versões topo de linha.

Os preços colocam o Kait exatamente dentro do trio de concorrentes. O topo de linha Exclusive custa R$ 152.990, enquanto o Tera High sai por R$ 141.890, o Pulse Impetus por R$ 147.990 e o Kardian Iconic por R$ 149.990. A diferença é pequena o bastante para que o consumidor compare todos na mesma prateleira, e é exatamente isso que a Nissan espera.
E aí, qual desses SUVs faz mais sentido para o seu uso? Deixe seu comentário!




A esperança da Nissan é justamente o contrário. Que o cliente seja um leigo e não analise os concorrentes, entre na primeira loja que encontrar, e compre o carro que cabe no bolso. E que nunca desperte para o valor que o próprio dinheiro tem, pois se um dia acordar, passe longe.
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Se fosse escolher somente entre esses modelos, escolheria o Kait. Mais espaçoso, maior porta malas, preço honesto pelo que oferece e uma mecânica, com bom desempenho, simples e descomplicada.