Home » Novidades » Nissan troca de CEO para tentar fazer acordo com a Honda dar certo

Novidades

Nissan troca de CEO para tentar fazer acordo com a Honda dar certo

Depois de assumir o lugar de Carlos Ghosn, Makoto Uchida deixa de ser CEO da Nissan e caminho para tomada da Honda parece aberto

2 min de leitura

A novela envolvendo a Nissan não para. Depois de dar para trás com o acordo de junção com a Honda, a fabricante do Kicks trocou de CEO e as conversas com a rival dona do HR-V podem ser retomadas. Makoto Uchida, que sucedeu Carlos Ghosn, deixa o cargo depois de seis anos e de sucessivas quedas da montadora japonesa.

Com insatisfações da alta cúpula da Nissan, o então CEO Makoto Uchida foi destituído do posto de liderança máxima da marca em favor de Ivan Espinosa, até então chefe de planejamento da Nissan. A troca de cadeiras ocorrerá em primeiro de abril, por mais que seja dia da mentira.

A ideia de mudar os CEO veio da insatisfação do board da Nissan com Makoto, que levou a montadora a perder vendas globalmente e deixar de lucrar. Uma parte da culpa também veio do escândalo envolvendo a fuga de Carlos Ghosn. Com isso, as conversas com a Honda devem ser retomadas, já que a Nissan está a beira da falência.

Nissan Magnite [divulgação]
Nissan Magnite [divulgação]

Em declaração oficial, Yasushi Kimura, parte do board da Nissan, afirmou que “dados os desafios globais da indústria e a performance da Nissan, acreditamos que é necessária e apropriada a mudança no topo da nossa linha de gerência. A Nissan está no meio de uma transformação. Por isso, acreditamos que escolhemos a pessoa mais qualificada para liderar o time”. 

Já o destituído Makoto Uchida, foi político sobre suas respostas, afirmando que “a prioridade máxima da Nissan hoje é sair da atual situação que está o mais rápido possível e colocar a companhia nos eixos. Acredito que deixei claro aos diretores da Nissan que passar o bastão ao meu sucessor rapidamente é o jeito de mostrar responsabilidade como um CEO”.

NIssan Kicks Advance branco parado de frente com muro ao fundo
Nissan Kicks Advance Pack Plus [Foto: Auto+/Rafael Dea]

Acredita que agora a Nissan e a Honda se juntam? Conte nos comentários.


YouTube video

2 comentários em “Nissan troca de CEO para tentar fazer acordo com a Honda dar certo”

  1. Elson Carlos

    O problema é que a Nissan está FALIDA e QUEBRADA. A Honda saltou fora da fusão quando viu o tamanho da encrenca que a nissan está. As agências de risco estão rebaixando as notas da Nissan, risco de default. Eu não compro mais Nissan que é encrenca na certa.

  2. Elson Carlos

    O problema é que a Nissan está FALIDA e QUEBRADA. A Honda saltou fora da fusão quando viu o tamanho da encrenca que a nissan está. As agências de risco estão rebaixando as notas da Nissan, risco de default. Eu não compro mais Nissan que é encrenca na certa

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar