Home » Novidades » Padrinho dos elétricos diz que carros híbridos só atrapalham 

Novidades

Padrinho dos elétricos diz que carros híbridos só atrapalham 

Executivo envolvido no desenvolvimento do Nissan Leaf acredita que carros híbridos só retardam a chegada dos elétricos

4 min de leitura

Muitos consumidores simpatizantes da eletrificação preferem começar pelos carros híbridos, pois parecem um bom meio termo entre os modelos a combustão e os veículos elétricos. Os híbridos ajudam na diminuição de emissão de poluentes, muitos têm um consumo interessante e ainda trazem a segurança do combustível. Pois, um dos maiores medos de quem pensa em comprar um elétrico é ficar sem bateria no meio da rua.  

Andy Palmer, CEO da Aston Martin, também é conhecido por seu papel importante no desenvolvimento de um dos primeiros carros elétricos produzido em grande escala. Estamos falando do Nissan Leaf. Isso deu a Palmer o apelido de “padrinho dos carros elétricos”.  

Apesar do Nissan Leaf estar longe da liderança dos elétricos, ele foi fundamental para o progresso do segmento de carros movidos exclusivamente a baterias. Por isso, a visão de Palmer sobre carros híbridos e elétricos tem grande relevância para o setor. Recentemente ele concedeu uma entrevista a Business Insider onde abriu o jogo sobre o futuro da eletrificação. 

Nissan Leaf é um dos carros com maiores descontos da Black Friday
Nissan Leaf [divulgação]

O CEO da Aston Martin não pesou as palavras e surpreendeu com suas afirmações: “Os híbridos são um caminho para o inferno, um beco sem saída. Eles são uma estratégia de transição e, quanto mais tempo você permanecer nessa transição, menos rapidamente entrará no novo mundo”, disse Palmer durante a entrevista.   

Enquanto Ocidente se distrai com carros híbridos, China aposta tudo em elétricos

Além de achar que os carros híbridos estão retardando a chegada dos elétricos, Palmer também enfatizou o quanto a China tem tirado vantagem disso: “Se você simplesmente atrasar a transição para os veículos elétricos e ficar com híbridos, ficará menos competitivo por mais tempo e permitirá que os chineses continuem a desenvolver seu mercado e sua liderança. Sinceramente, acho que é uma tarefa tola”.   

BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]

Tanto a primeira quanto a segunda afirmação de Palmer traz muitas verdades. De fato, quanto mais opções de carros híbridos o mercado oferecer, mais distante estaremos de um mundo eletrificado. Tanto que muitas fabricantes estão desacelerando na corrida de modelos 100% elétricos e voltando a investir em carros híbridos. Mas a pergunta que não quer calar é: será que isso é ruim? Para o consumidor não.  

Enquanto isso a China tem tirado todas as vantagens possíveis da eletrificação. Temos como exemplo nosso próprio país, onde os cinco carros elétricos mais vendidos em 2024 são de marcas chinesas. A China tem aproveitado sua grande capacidade de produção e sua competitividade nos preços para oferecer uma variedade de elétricos superior a muitas marcas ocidentais. O que tem feitos marcas chinesas avançarem rapidamente.  

Novo GWM Ora 03 Skin Special Edition azul com partes pretas, visto de frente e parede de tijolos ao fundo
GWM Ora 03 Skin Special Edition [Divulgação]

Para Palmer, os carros híbridos não passam de um paliativo. Enquanto marcas ocidentais se distraem com ele, a China tem dispendido de toda sua energia para dominar o segmento de carros elétrico nos quatro cantos do mundo. Para se ter ideia, o governo chinês disponibilizou cerca de US$ 320 bilhões em subsídios para produção de novos carros movidos a bateria. 

Os carros elétricos chineses são realmente bons? 

Para o CEO da Aston Martin, os carros chineses são muitos bons e disse mais: “Acho que as empresas chinesas aprenderão com a concorrência na Europa, porque esse é o mercado mais difícil do mundo. Se elas conseguirem fazer isso, serão imbatíveis”.  

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid - Carros híbridos [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Embora a opinião de Palmer tenha muita sensatez não representa um consenso do setor. Para a Toyota, por exemplo, os híbridos parecem muito promissores. A verdade é que é difícil cravar quando o mundo estará pronto para se despedir da gasolina. Talvez nessa briga de gigantes, os dois lados saiam ganhando. Tudo dependerá do que o público vai comprar.  

Você é do time dos carros híbridos ou elétricos? Conte para nós nos comentários.  

YouTube video