Home » Novidades » Pesquisa aponta as marcas com concessionários mais descontentes

Novidades

Insatisfação em alta!

Pesquisa aponta as marcas com concessionários mais descontentes

Pesquisa anual da Fenabrave aponta BMW, Toyota e GWM entre as melhores; BYD, Chevrolet e Renault têm os concessionários mais insatisfeitos

3 min de leitura

Fabricantes e concessionários precisam manter uma relação saudável para garantir bons resultados comerciais. Desde 2003, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) realiza a pesquisa anual “Voz do Concessionário”, que mede o nível de satisfação dos lojistas com as marcas.

O levantamento é feito diretamente com as concessionárias, de forma sigilosa, para garantir respostas mais sinceras sem a influência dos fabricantes. Na edição deste ano, entre as marcas que não registraram bons resultados estão BYD, Chevrolet e Renault, segundo informações da Quatro Rodas.

Um dos principais pontos analisados é o Índice de Valor, que avalia como o fabricante garante a rentabilidade da concessionária, incluindo o suporte financeiro do banco da marca, além da remuneração obtida nas vendas e no pós-venda.

Concessionária Ford [divulgação]
Concessionária Ford [divulgação]

Outro aspecto considerado é o Índice de Parceria Comercial, que mede a qualidade da comunicação com os concessionários, a adequação dos produtos às demandas do mercado, treinamentos oferecidos e a gestão de vendas e pós-vendas.

Como foram os resultados

No Índice de Valor, a BMW liderou com média de 83,7%. Em segundo lugar ficou a GWM (83,1%), melhor colocada entre as marcas chinesas. A Ford completou as três primeiras posições do pódio com índice 82,3%. Apesar disso, a marca do oval azul oi seguida de perto pela Toyota (82%).

Entre as piores notas em lucratividade aparecem Land Rover (47,5%) e Kia (48,1%). Logo depois vêm Renault e General Motors empatadas com 50,5%. A Audi ficou em 19º lugar (54,4%), enquanto a Build Your Dreams (BYD) registrou um índice 54,9% e terminou em 18º, de acordo com a pesquisa da Fenabrave.

Na perspectiva de crescimento do valor da concessionária para os próximos 12 meses, GM e Jaguar Land Rover tiveram as piores avaliações. Já em relação à remuneração, a BYD foi uma das marcas mais criticadas, tanto em vendas quanto no pós-venda — resultado que pode estar relacionado à frequência de descontos oferecidos pela marca.

No Índice de Parceria Comercial, a BMW também liderou, com 85,2 pontos. Na vice-liderança apareceu a GWM (83,7%), seguida da Toyota (82,6%). O top 5 foi completado por Ford (82,1%) e Mitsubishi (79,8%). Na outra ponta, a Renault foi a pior avaliada (54,5%), seguida pela GM (59%) e pela BYD (61%). Audi (61,2%) e Citroën (62,8%) também figuraram entre as últimas posições.

Se você possui algum dos carros dos fabricantes citados pela pesquisa da Fenabrave, compartilhe nos comentários sua experiência ao volante e com os concessionários!


YouTube video

0 comentário em “Pesquisa aponta as marcas com concessionários mais descontentes”

  1. Aldo

    Tudo normal. Toyota porque não estraga fácil. BMW porque rico vende ao terminar a garantia. Great, porque é nova e ainda na garantia. Quanto a Byd vendeu muito,e não dá conta, Renault porque é ruim mesmo,GM porque queimou seu filme com a correia dentada. Simples assim.

  2. Silvio

    Excelente reportagem!

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar