Fabricantes e concessionários precisam manter uma relação saudável para garantir bons resultados comerciais. Desde 2003, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) realiza a pesquisa anual “Voz do Concessionário”, que mede o nível de satisfação dos lojistas com as marcas.
O levantamento é feito diretamente com as concessionárias, de forma sigilosa, para garantir respostas mais sinceras sem a influência dos fabricantes. Na edição deste ano, entre as marcas que não registraram bons resultados estão BYD, Chevrolet e Renault, segundo informações da Quatro Rodas.
Um dos principais pontos analisados é o Índice de Valor, que avalia como o fabricante garante a rentabilidade da concessionária, incluindo o suporte financeiro do banco da marca, além da remuneração obtida nas vendas e no pós-venda.
![Concessionária Ford [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Concessionaria-Ford_edited.jpg)
Outro aspecto considerado é o Índice de Parceria Comercial, que mede a qualidade da comunicação com os concessionários, a adequação dos produtos às demandas do mercado, treinamentos oferecidos e a gestão de vendas e pós-vendas.
Como foram os resultados
No Índice de Valor, a BMW liderou com média de 83,7%. Em segundo lugar ficou a GWM (83,1%), melhor colocada entre as marcas chinesas. A Ford completou as três primeiras posições do pódio com índice 82,3%. Apesar disso, a marca do oval azul oi seguida de perto pela Toyota (82%).
Entre as piores notas em lucratividade aparecem Land Rover (47,5%) e Kia (48,1%). Logo depois vêm Renault e General Motors empatadas com 50,5%. A Audi ficou em 19º lugar (54,4%), enquanto a Build Your Dreams (BYD) registrou um índice 54,9% e terminou em 18º, de acordo com a pesquisa da Fenabrave.


Na perspectiva de crescimento do valor da concessionária para os próximos 12 meses, GM e Jaguar Land Rover tiveram as piores avaliações. Já em relação à remuneração, a BYD foi uma das marcas mais criticadas, tanto em vendas quanto no pós-venda — resultado que pode estar relacionado à frequência de descontos oferecidos pela marca.
No Índice de Parceria Comercial, a BMW também liderou, com 85,2 pontos. Na vice-liderança apareceu a GWM (83,7%), seguida da Toyota (82,6%). O top 5 foi completado por Ford (82,1%) e Mitsubishi (79,8%). Na outra ponta, a Renault foi a pior avaliada (54,5%), seguida pela GM (59%) e pela BYD (61%). Audi (61,2%) e Citroën (62,8%) também figuraram entre as últimas posições.


Se você possui algum dos carros dos fabricantes citados pela pesquisa da Fenabrave, compartilhe nos comentários sua experiência ao volante e com os concessionários!




Tudo normal. Toyota porque não estraga fácil. BMW porque rico vende ao terminar a garantia. Great, porque é nova e ainda na garantia. Quanto a Byd vendeu muito,e não dá conta, Renault porque é ruim mesmo,GM porque queimou seu filme com a correia dentada. Simples assim.
Excelente reportagem!