Enquanto no Brasil as fabricantes tidas como tradicionais já conseguiram fazer o imposto de importação subir para barrar os carros chineses, os EUA estão com medo. Ainda sem nenhuma marca chinesa por lá, o governo está fazendo de tudo para barrar a chegada de BYD, GWM e as marcas do grupo Geely. Mas há mais o que temer.
Diferentemente do esperado, os norte-americanos não são tão preconceituosos quanto os brasileiros em relação aos carros chineses. Uma pesquisa feita pela AlixPartners International Electric Vehicle Consumer-Sentiment revelou que os estadunidenses desejam sim um carro chinês, mas com um porém.
Dos entrevistados, 73% disse que compraria sim um carro chinês, desde que custasse cerca de 20% a menos que um equivalente norte-americano, japonês ou coreano. O percentual é ainda mais alto entre os jovens com idade entre 18 e 25 anos, mostrando que a visão dos jovens adultos e adolescentes sobre os carros chineses é positiva.
![Nio ES8 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/01/nio_es8_44_edited-1200x719.jpg)
Além disso, 58% dos entrevistados veem de maneira positiva a imagem de marcas chinesas que produzem elétricos, como BYD, Leapmotor e Nio. Ou seja, os americanos estão de fato considerando fortemente comprar carros chineses, caso as marcas tenham coragem suficiente de entrar nesse disputadíssimo mercado.
BYD no México
Vale lembrar que recentemente a BYD anunciou que vai construir uma fábrica no México, tanto para focar no mercado local, quanto para exportar para a América Latina, onde já tem presença forte. Mas, o foco da fábrica mexicana também era abrir caminho para entrar nos EUA.

Entretanto, o atual presidente Joe Biden e o candidato à eleição, Donald Trump, ambos declararam que vão colocar taxa de 100% de impostos na importação de carros chineses feitos no México. Ou seja, o governo quer barrar a chegada desses modelos a todo custo, enquanto os norte-americanos querem comprá-los.
De que lado dessa briga você fica? Conte nos comentários.
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EUA: Liberalismo pro mundo, protecionismo pra nós!
Mas ninguém é inocente nessa história, os chinas também obrigavam até pouco tempo atrás qualquer empresa que fosse produzir na China de montar uma Joint-venture com uma empresa local. Muito do know-how da indústria automobilística chinesa foi desenvolvido assim.
Lá como cá…
Os EUA são liberalistas até que alguém de fora ofereça bons produtos a preços melhores que os seus próprios. Quando isso surge são extremamente protecionistas.
Lá farão o mesmo feito aqui mas por motivos diferentes.
Aqui foi por pressão das montadoras instaladas já que elas não apresentam produtos capazes de competir com os chineses, ou seja, o protecionismo aqui é para proteger a incompetência.
Lá é puro protecionismo mesmo já que as fábricas norte-americanas são capazes de fazer produtos tão bons ou melhores que os chineses, perdendo na questão do custo de produção e, consequentemente, o preço.
O problema é que as empresas estadunidenses sabem que não conseguem fazer produtos melhores do que os chineses. A indústria automobilística dos EUA morreu quando permitiram que Ford (falida mundo afora e pequena nos EUA atualmente) e GM adquirissem de modo predatório as concorrentes internas. A Ford para se manter na Europa tem seus carros produzidos pela VW e para continuar na Ásia tem seus carros produzidos por fabricantes chinesas. A GM só produz camionete e SUV nos EUA que não chegam nem perto da tecnologia dos concorrentes Europeus e Asiáticos.
A única fabricante estadunidense que pode competir seria a Tesla, mas mesmo assim os Teslas produzidos na China e na Europa são superiores aos dos EUA.
Tucker já dizia que o canibalismo que a indústria automobilística dos EUA fazia com os seus concorrentes internos iria destruir o “carro americano”. Ele estava muito certo!!!
De que lado dessa Briga? EUA e Europa nunca esteve do lado de cá. O que o Brasil perde e o que o Brasil ganha? O povo é quem fala. Para os políticos a mamata é a mesma, para o povo a vantagem é significativa. Para os ricos, carro caro ou barato é indiferente. O ricos querem luxo, beleza e ostentação. Massa trabalhadora precisa de preço baixo. E agora com a China chegando com tanta oportunidade para concorrer por preços justos e menos abusivos, só temos agradecer por tanta bondade. Que a China levante a taça!
Sem indicação da fonte sobre a tal “pesquisa” ou sequer a conclusão desta, somente informações soltas para cada um “interpretar” conforme a redação do texto insinua.
Para um artigo bem feito seria interessante adicionar a informação oficial do porque o governo não quer tais fábricas e/ou importação destes veículos.
Em breve avaliação eu venho com alguns pontos que poderiam ajudar na identificação de motivos para um possível embargo: certificação de segurança compatível com o país, disponibilidade de peças de reposição e/ou assistência no território, alguma infração em acordos políticos existentes ou até o insinuado mas não literalmente indicado medo na participação de venda territorial das existentes fabricantes.
Em suma um artigo com falta de estrutura e informação para qualquer conclusão da real situação sobre o assunto.
Os carros importados mais vendidos dos USA vem do Japão Alemanha Itália. Pelo jeito os ex nazifachos são parecidos comerciais.
O governo americano é hipócrita. Os alemães e japoneses e italianos eram inimigos na grande guerra. Mas nunca houve preconceito comercial. Ao contrário houve grande fomento e investimento dos USA no Japão Itália Alemanha. Carros alemães Porsches Mercedes Audis carros italianos Ferrari ou Maserati. Carros japoneses Honda Toyota. Inundaram o mercado dos USA fora os videogames os eletroeletrônicos etc… Mas a China não recebeu dinheiro dos USA e não está na mão deles né?