Será que vem aí um Evoque com pitadas de Chery?

Jaguar Land Rover vai usar plataforma da Chery

Desde 2012, a Jaguar Land Rover possui uma parceria com a Chery. Só que, somente este ano é que novidades virão de fato dessa união

Jaguar F-Type 75 [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Type 75 [Auto+ / João Brigato]

As parcerias entre as montadoras é algo muito comum no setor automotivo. Além de compartilharem projetos e componentes, o custo de produção diminui, o que é atrativo. De olho nisso, a Jaguar Land Rover quer agora utilizar a plataforma da Exeed, marca de luxo Chery, para fabricar seus carros eletrificados. Spoiler: o primeiro modelo com essa novidade deve chegar ainda em 2024.

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que as empresas possuem uma joint venture na China desde 2012. Agora, utilizar a arquitetura eletrificada da Exeed, aceleraria o processo de eletrificação do portfólio das duas fabricantes europeias. Segundo apuração do portal 36kr, a primeira marca a utilizar a plataforma chinesa em seus carros será a Jaguar. A ideia é que a montadora use a plataforma elétrica movida a bateria e lance sua novidade no segundo semestre deste ano.

Um porta-voz da Chery revelou que não era verdade que havia um contrato entre a marca chinesa e a Jaguar Land Rover para compartilhamento da plataforma. Todavia, os rumores voltaram ao auge, quando o presidente da fabricante chinesa, Yin Tongyue, afirmou que duas montadoras premium europeias queriam utilizar a plataforma eletrificada em seus futuros lançamentos.

Exeed RX [divulgação]
Exeed RX [divulgação]

2030 mudará tudo

Caso siga seus planos iniciais, a Land Rover pretende ter seu portfólio completamente eletrificado até 2030. No Brasil atualmente, ela já oferece seus SUVs com algum nível de eletrificação e na maioria dos casos eles são híbridos-leve. Ou seja, são modelos que possuem um pequeno motor elétrico, o qual auxilia na redução do consumo de combustível e na diminuição de emissão de poluentes.

Como a joint venture entre a Jaguar Land Rover e a Chery foi firmada em 2012 na China, ainda não há informações se os modelos europeus com a plataforma chinesa serão comercializados além do mercado chinês. Outras fabricantes europeias e que possuem uma parceira chinesa são a Volkswagen com a Xpeng e o conglomerado Stellantis com a Leapmotor e em ambos os casos, os carros eletrificados são os mais esperados para serem produzidos.

Será que o Brasil verá um Jaguar ou Land Rover com plataforma da Chery? Sabia que as marcas tinham parceria? Conte nos comentários


>> Vendas de carros elétricos caem e deixa mundo em alerta

>> Novo Chevrolet Trailblazer é revelado e já tem data de estreia 

>> Novo Ford Mustang Shelby será revelado em abril e terá motor V8