Ao vivo
Home » Novidades » Pesquisa revela que público está largando os carros elétricos para lá e querendo os modelos a combustão

Novidades

Eita

Pesquisa revela que público está largando os carros elétricos para lá e querendo os modelos a combustão

Uma pesquisa internacional revelou que o público já não quer mais tanto ter um carro elétrico e sim um modelo a combustão

3 min de leitura

Depois de ter tido um leve aumento na demanda, a vida dos carros elétricos voltou a gerar preocupação. Uma empresa especializada em apurar dados revelou que o público já não busca mais tanto um modelo movido a bateria e sim um carro a combustão. Motivos políticos e infraestrutura de recarga pesam nessa mudança de opinião. Além disso, o cenário para os híbridos também não é favorável.

Os estudiosos da empresa EY que contaram esta novidade. Eles pontuaram que as vendas de modelos elétricos estão caindo gradativamente em todo o mundo. Eles perguntaram para diversas pessoas qual carro elas comprariam dentro de 24 meses e a respostas se concentraram em automóveis a combustão, conforme o Carscoops.

Segundo a análise, o motivo que mais predominou para essa mudança brusca de opinião tem a ver com os rumos que Donald Trump tem feito nos últimos tempos. O atual presidente norte-americano descartou algumas ideias e ainda incentivou as fabricantes a produzirem mais carros a combustão do que elétricos recentemente.

Dianteira do Geely EX2 Max pintado de verde
Dianteira do Geely EX2 Max [Auto+/ Luiz Forelli]

E agora?

Logo após suas mudanças serem reveladas, as montadoras entenderam qual é a situação atual. Elas pontuaram que a demanda atual da clientela ainda é por modelos movidos a combustível fóssil. Por isso, elas estão reavaliando seus planos sobre eletrificação e futuro. A Volkswagen, por exemplo, está estudando usar carros com extensor de autonomia para ver se emplaca de vez sua linha de elétricos.

Este sistema já é usado pela Leapmotor. Nesses casos, os carros elétricos possuem um motor a combustão, só que este último atua apenas como gerador de energia. Assim, o modelo não precisa ser carregado nas tomadas com recorrência e diminui a chamada ansiedade por autonomia, síndrome que atormenta os motoristas hoje.

Leapmotor C10 REEV [divulgação]
Leapmotor C10 REEV [Divulgação]

Outro ponto que ainda gera debate é a infraestrutura de recarga. Muitos países ainda são carentes de postos de recarga. Por isso, muitos condutores não se sentem prontos para fazer a transição. O estudo da EY ainda trouxe um dado surpreendente. A busca por carros híbridos também caiu nos últimos tempos. Agora, cerca de 16% dos entrevistados afirmaram que comprariam um automóvel com esta tecnologia.

Outra região com mudanças sobre este tema é a União Europeia. Os governantes europeus já não estão mais tão certos sobre a proibição da venda de carros a combustão a partir de 2035. Para eles, uma das soluções era ter carros híbridos ou os movidos a combustão, mas que sejam abastecidos com combustível sintético.

carros na rua
Carros parados na rua [Divulgação]

Você acha que o futuro será apenas dos carros elétricos? Conte nos comentários


YouTube video

36 comentários em “Pesquisa revela que público está largando os carros elétricos para lá e querendo os modelos a combustão”

  1. Marilene

    Pura especulação. Medo do novo. Montadoras com medo das mudanças.

    • Ricardo Lima

      Concordo! Aqui é sucesso, já partimos para o segundo eletrificado.

  2. Marlus

    Só pode ser matéria paga ou piada, sou proprietário de carro elétrico há um ano e só penso em trocar meus outros dois carros por elétricos, a experiência de dirigir, a economia de combustível e o baixíssimo custo de manutenção são imbatíveis, não há como comparar com carro a combustão. Essa opinião é compartilhada por todos os proprietários de carros elétricos que eu conheço.

    • JOSE LEANDRO PASTORE

      Vai até você ter que trocar a bateria, pega a economia e aplica para hora da troca

    • Elvis

      Vamos ver daqui 5 anos vc vai ter a mesma opinião,vc já viu uma bateria quando explode não tem como apagar, a poluição e maior do que o carro a combustão,no Brasil se vive de gambiarra,vc já imaginou um desmanche cheio de carro eletrônico com as baterias a céu aberto vazando e contaminado o solo,o brasil a energia e cara e vc acha que quando todos tiverem carros eletrônicos a energia vai ficar mais caras ainda olha que nossa energia e hidrica,na Europa lá e carvão,USA e usina com urânio,o problema não e poluição e nem consumo e que todos querem ganhar,a maior produtora de carros eletrônicos china e a que mais polui o mundo ,há o plástico, borracha entre outros também vem do petróleo e polui muito

    • Robson

      Vão deixar também os smartphones para voltar ao Nokia e jogar o jogo da cobrinha

    • Giovanni

      Calma amorzinho! 😘

    • Luana

      Certeza que isso é matéria paga pq já estive várias vezes na Europa e não há uma reclamação sobre carros elétricos, existem pontos de recarga em todo lugar, só elogios, se vc chama Uber praticamente todos elétricos e só elogios.
      Tenho carro elétrico e nunca mais quero saber de outro. É muita economia . Nossa gasolina é cara, manutenção é cara, tudo é caro e os elétricos rompem com esse ciclo.

  3. João Sérgio Guadagnim

    A reportagem trata de uma pesquisa feita nos EUA e União Europeia, não li nada que refira se ao mercado nacional. Tenho carros a combustão, eventualmente pensaria em comprar um carro elétrico para uso urbano, porque para viagens o mesmo está comprado que é inviável, por enquanto.

  4. Antônio

    Para mim o único problema é a vida útil da bateria e o preço que ela custa para ser substituído

  5. Elvis

    Vamos ver daqui 5 anos vc vai ter a mesma opinião,vc já viu uma bateria quando explode não tem como apagar, a poluição e maior do que o carro a combustão,no Brasil se vive de gambiarra,vc já imaginou um desmanche cheio de carro eletrônico com as baterias a céu aberto vazando e contaminado o solo,o brasil a energia e cara e vc acha que quando todos tiverem carros eletrônicos a energia vai ficar mais caras ainda olha que nossa energia e hidrica,na Europa lá e carvão,USA e usina com urânio,o problema não e poluição e nem consumo e que todos querem ganhar,a maior produtora de carros eletrônicos china e a que mais polui o mundo ,há o plástico, borracha entre outros também vem do petróleo e polui muito

  6. Zé de Moura

    Texto de estagiário, muito mal escrito pouquíssimos fatos confiáveis e muita opinião infundada.

  7. Fabiano Freitas.

    Pontos fracos que me fazem a pensar em não ter um carro elétrico: perde muito tempo para carregar. Aliado ao pós venda, peças, na Europa já há uma tremenda desaceleração nas vendas. (Escutei um comentário de um amigo que esteve lá). Tenho curiosidade em ver os carros elétricos fabricados no Brasil.

  8. Milton

    Incrível o que e postado ou melhor, bostado nas redes. Qualquer momento vai surgir a cura da mentira. Espero.

  9. Roberto

    A febre dos carros elétricos começa a diminuir. O fato é que carros a combustão muito mais eficientes, confiáveis e seguros que os eletricos estão voltando a cair no gosto do público em geral.

  10. Itamar Lopes

    Para o meu bem estar e o bem da natureza sou carros elétricos

  11. Sebastião

    Que venham os elétricos, com toda a força; principalmente os nossos parceiros chineses, que estão ajudando nossa economia, como nunca fizeram os americanos. Todo começo, toda inovação tem suas dificuldades. Os carros à combustão também não encontraram postos de abastecimento quando chegaram no Brasil. E nem por isso deixaram de vir. Tudo isso é para desacreditar essa nova tecnologia, que veio para ficar.

  12. Alan

    A PORSCHE, que é grande desenvolvedora de projetos para outras montadoras além da própria marca, foi a PIONEIRA em carros elétricos, em 1903.

    Abandonou tudo porque não conseguiu resolver os MESMOS PROBLEMAS DE HOJE: descarte de baterias, preço de reposição, mão de obra especializada (e caríssima), pontos de recarga.

    É inteligente também, lembrar que a energia elétrica na Europa vem de geradores a diesel e queima de carvão… energia elétrica limpa, só no Brasil, que provém de hidrelétricas.

    Não precisa falar mais nada, contra fatos não há argumentos.

    • Evandro Cerdeira Dos Santos

      Comprei um elétrico,acho que nunca mais quero carro a combustão, acostumei com a economia, conforto, livre de combustível caro e adulterado e outras coisas mais.

      • J. Bastos

        Vc só deve estar utilizando na cidade, certo? Tente fazer uma viagem, por exemplo, de São Paulo a Salvador, ou Recife.

  13. Jorge

    Estou fora.
    Quem tem 60 anos ou mais, vão lembrar do carro a álcool e também do GNV.

    Hoje é bom para ir na padaria comprar pão, ou seja, para fazer longas viagens não é viável.

    Todos sabem que esse modelo de carro foi para beneficiar o governo da china.

    Tem pouca manutenção hoje devido ao pouco tempo de uso.

    Tem profissional preparado para fazer manutenção???

    Procura saber, só o valor da bateria.
    Torce para não envolver em alagamento.

  14. Edisvaldo Farias

    É claro que o futuro é dos carros elétricos, hidrogênio e etanol pelo simples fato que os poços de petróleo vão secar em 50 a 80 anos

  15. Doni

    Carro elétrico é perfeito, não volto mais pra motor a combustão

  16. FERNANDO ANTÔNIO DE SOUSA LEITE

    O futuro dos automóveis é dos elétricos, mesmo que demore um pouco. É a solução para termos um meio ambiente equilibrado.

  17. Ronaldom

    Especulação. Para uso exclusivo urbano, principalmente para quem tem um segundo à gasolina, ter um elétrico faz sentido sim, problema mesmo são os preços.

  18. Gutierrez

    Tenho dois carros na família e troquei um deles por um elétrico. E deixo claro que me arrependi, só que não foi por ter pego o elétrico, mas, foi de não ter trocado logo os dois de vez. Já estou avaliando qual o segundo modelo eletrico vamos pegar agora. Satiafeitissimo. Conforto e economia que deixam praticamente todos os concorrentes a combustão pra traz.

    Como diz o ditado, é melhor a indústria do combustível fóssil aceitar, que dói menos. Eletrificação já é o presente.

  19. José Olímpio

    Carro elétrico, quem compra, não volta pra carro a combustão! Pesquisa furada!

  20. GEORGE LUIS DOS SANTOS SILVA

    Deixa chegar a troca do kit da bateria que acaba de vez,só idiotas compram carros elétricos.

  21. Seu zé

    Eu estou tentando achar a fonte (a pesquisa da ey) e nem na materia que foi traduzida tem

    Otima posicão.

    Nota 2 se 10

  22. GEORGE LUIS DOS SANTOS SILVA

    O lob foi bem feito,os idiotas caíram,quando chegar a hora de trocar o kit da bateria por 80 mil reais vão vender os BYD no kilo pra sucata.

  23. Ricardo Amaro

    O novo nunca foi fácil ser aceito. Só não possuo por falta de condição financeira favorável.
    Nunca vi foi um segmento ser tão criticado quanto do veículo elétrico. Não gosto de jiló e nem por isso sou contra as pessoas consumirem.

  24. Anderson

    Materia tendenciosa, matéria feita para influenciar os compradores a não deixaram de comprar carros a combustão, para não as petrolíferas

  25. Paulo

    Tente vender seu elétrico depois de um ano, aí vc vai sentir no bolso a desvalorização.

  26. Auhgghh hggh hhh

    Cada dia vejo mais carros elétricos na rua. É meu sonho ter um…

  27. João Bastos

    Em termos de realidade brasileira, fico imaginando como deve ser fazer uma viagem com carro elétrico. Quantos postos teríamos num trajeto longo pretendido? O Brasil tem extensão continental e dependendo da região as deficiências são enormes. Outra coisa: enquanto vc enche um tanque de combustível em poucos minutos, quanto tempo se gastaria para uma recarga? Quantas recargas seriam necessárias num longo trajeto, tipo 800km?

  28. Rogatti

    A Mercedes recentemente andou 1200km com uma única carga em uma bateria(revolucionária)de estado sólido.

    No Brasil, carros EV vendem como pão quente.

    Talvez a Europa, com o preço da energia nas alturas e os EUA com Trump, sigam outro caminho.

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar