Depois de ter tido um leve aumento na demanda, a vida dos carros elétricos voltou a gerar preocupação. Uma empresa especializada em apurar dados revelou que o público já não busca mais tanto um modelo movido a bateria e sim um carro a combustão. Motivos políticos e infraestrutura de recarga pesam nessa mudança de opinião. Além disso, o cenário para os híbridos também não é favorável.
Os estudiosos da empresa EY que contaram esta novidade. Eles pontuaram que as vendas de modelos elétricos estão caindo gradativamente em todo o mundo. Eles perguntaram para diversas pessoas qual carro elas comprariam dentro de 24 meses e a respostas se concentraram em automóveis a combustão, conforme o Carscoops.
Segundo a análise, o motivo que mais predominou para essa mudança brusca de opinião tem a ver com os rumos que Donald Trump tem feito nos últimos tempos. O atual presidente norte-americano descartou algumas ideias e ainda incentivou as fabricantes a produzirem mais carros a combustão do que elétricos recentemente.

E agora?
Logo após suas mudanças serem reveladas, as montadoras entenderam qual é a situação atual. Elas pontuaram que a demanda atual da clientela ainda é por modelos movidos a combustível fóssil. Por isso, elas estão reavaliando seus planos sobre eletrificação e futuro. A Volkswagen, por exemplo, está estudando usar carros com extensor de autonomia para ver se emplaca de vez sua linha de elétricos.
Este sistema já é usado pela Leapmotor. Nesses casos, os carros elétricos possuem um motor a combustão, só que este último atua apenas como gerador de energia. Assim, o modelo não precisa ser carregado nas tomadas com recorrência e diminui a chamada ansiedade por autonomia, síndrome que atormenta os motoristas hoje.
![Leapmotor C10 REEV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Leapmotor-C10-Ultra-Hibrido-REEV-14.webp)
Outro ponto que ainda gera debate é a infraestrutura de recarga. Muitos países ainda são carentes de postos de recarga. Por isso, muitos condutores não se sentem prontos para fazer a transição. O estudo da EY ainda trouxe um dado surpreendente. A busca por carros híbridos também caiu nos últimos tempos. Agora, cerca de 16% dos entrevistados afirmaram que comprariam um automóvel com esta tecnologia.
Outra região com mudanças sobre este tema é a União Europeia. Os governantes europeus já não estão mais tão certos sobre a proibição da venda de carros a combustão a partir de 2035. Para eles, uma das soluções era ter carros híbridos ou os movidos a combustão, mas que sejam abastecidos com combustível sintético.

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