A Stellantis anunciou nesta quinta-feira (21) a chegada dos novos Peugeot 208 e 2008 Hybrid, que estreiam em setembro no Brasil com o sistema híbrido-leve já utilizado por modelos como Fiat Pulse e Fastback. A novidade faz parte da estratégia Bio-Hybrid da empresa, que prevê a oferta de veículos com três níveis de eletrificação.
Eles são híbridos-leve (MHEV), híbridos plenos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV). Ambos os modelos já haviam sido flagrados em testes e agora têm data confirmada para o lançamento.
Por fora, não há mudanças relevantes em relação ao visual conhecido, mas os flagras indicam que o SUV 2008 pode ganhar novas rodas na linha 2026, inspiradas no design da Alfa Romeo Giulia. No mais, dimensões e proporções seguem iguais.

O 208 mantém os 4,05 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,45 m de altura, entre-eixos de 2,53 m e porta-malas de 265 litros. Já o 2008 oferece 4,30 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura, entre-eixos de 2,61 m e porta-malas de 374 litros.
A principal inovação está no sistema micro-híbrido, que utiliza um pequeno motor elétrico de 4 cv no lugar do alternador e do motor de partida. Ele auxilia o motor a combustão em situações específicas, como retomadas ou arrancadas, sem que o condutor perceba.

Vale lembrar que o elétrico não movimenta o carro sozinho, apenas apoia o propulsor a combustão quando necessário. A bateria de 12 volts, responsável por alimentar o sistema, fica instalada sob o banco do motorista.
O motor a combustão continua o mesmo 1.0 T200 turbo-flex de 125/130 cv e 20,4 kgfm, combinado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. Na prática, isso significa que os modelos continuam com o mesmo desempenho, mas na teoria devem ganhar uma leve eficiência com o auxílio elétrico.

Segundo a Stellantis, a tecnologia Bio-Hybrid aplicada nos novos Peugeot 208 e 2008 foi desenvolvida nos centros de engenharia da empresa na América do Sul, incluindo o Development Center, o Safety Center e o Virtual Center.
“Com os novos Peugeot 208 e 2008 equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida por nossa equipe na América do Sul, reafirmamos o protagonismo da Stellantis em inovação e tecnologia na nossa região”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul.

O lançamento também reforça o plano de investimentos da Stellantis na região, de R$ 32 bilhões até 2030. Entre as iniciativas, a empresa inaugurou em Betim (MG) o Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex.
Assim como ocorreu com Fiat Pulse e Fastback, lançados em novembro de 2024, a tendência é que os preços sejam reajustados com a chegada da tecnologia híbrida.
Preços e versões da linha 2025
Peugeot 208
- Active 1.0 MT: R$ 81.490
- Style 1.0 MT: R$ 93.490
- Allure Turbo 200 CVT: R$ 106.990
- GT Turbo 200 CVT: R$ 119.990
Peugeot 2008
- Active: R$ 130.990
- Allure: R$ 140.990
- GT: R$ 160.990
- E-2008 (elétrico): R$ 259.990



