Home » Novidades » Peugeot finalmente confirma 208 e 2008 micro-híbridos; veja quando chega 

Novidades

Em breve

Peugeot finalmente confirma 208 e 2008 micro-híbridos; veja quando chega 

Montadora francesa confirmou seus primeiros carros "híbridos" ao Brasil, algo que já era esperado

3 min de leitura

A Stellantis anunciou nesta quinta-feira (21) a chegada dos novos Peugeot 208 e 2008 Hybrid, que estreiam em setembro no Brasil com o sistema híbrido-leve já utilizado por modelos como Fiat Pulse e Fastback. A novidade faz parte da estratégia Bio-Hybrid da empresa, que prevê a oferta de veículos com três níveis de eletrificação.

Eles são híbridos-leve (MHEV), híbridos plenos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV). Ambos os modelos já haviam sido flagrados em testes e agora têm data confirmada para o lançamento.

Por fora, não há mudanças relevantes em relação ao visual conhecido, mas os flagras indicam que o SUV 2008 pode ganhar novas rodas na linha 2026, inspiradas no design da Alfa Romeo Giulia. No mais, dimensões e proporções seguem iguais. 

Peugeot 2008 Active prata de frente em um estacionamento ensolarado
Peugeot 2008 Active [Auto+ / João Brigato]

O 208 mantém os 4,05 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,45 m de altura, entre-eixos de 2,53 m e porta-malas de 265 litros. Já o 2008 oferece 4,30 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura, entre-eixos de 2,61 m e porta-malas de 374 litros.

A principal inovação está no sistema micro-híbrido, que utiliza um pequeno motor elétrico de 4 cv no lugar do alternador e do motor de partida. Ele auxilia o motor a combustão em situações específicas, como retomadas ou arrancadas, sem que o condutor perceba. 

Peugeot 208 Hybrid cinza parado de frente
[Foto: Marlos Ney Vidal / Autos Segredos]

Vale lembrar que o elétrico não movimenta o carro sozinho, apenas apoia o propulsor a combustão quando necessário. A bateria de 12 volts, responsável por alimentar o sistema, fica instalada sob o banco do motorista.

O motor a combustão continua o mesmo 1.0 T200 turbo-flex de 125/130 cv e 20,4 kgfm, combinado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. Na prática, isso significa que os modelos continuam com o mesmo desempenho, mas na teoria devem ganhar uma leve eficiência com o auxílio elétrico.

Imagem mostra nome do Peugeot 208 Hybrid
Peugeot 208 Hybrid [Placa Verde]

Segundo a Stellantis, a tecnologia Bio-Hybrid aplicada nos novos Peugeot 208 e 2008 foi desenvolvida nos centros de engenharia da empresa na América do Sul, incluindo o Development Center, o Safety Center e o Virtual Center. 

“Com os novos Peugeot 208 e 2008 equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida por nossa equipe na América do Sul, reafirmamos o protagonismo da Stellantis em inovação e tecnologia na nossa região”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul.

O lançamento também reforça o plano de investimentos da Stellantis na região, de R$ 32 bilhões até 2030. Entre as iniciativas, a empresa inaugurou em Betim (MG) o Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex.

Assim como ocorreu com Fiat Pulse e Fastback, lançados em novembro de 2024, a tendência é que os preços sejam reajustados com a chegada da tecnologia híbrida.

Preços e versões da linha 2025

Peugeot 208

  • Active 1.0 MT: R$ 81.490
  • Style 1.0 MT: R$ 93.490
  • Allure Turbo 200 CVT: R$ 106.990
  • GT Turbo 200 CVT: R$ 119.990

Peugeot 2008

  • Active: R$ 130.990
  • Allure: R$ 140.990
  • GT: R$ 160.990
  • E-2008 (elétrico): R$ 259.990

YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar