A Peugeot levou um estande elegante ao Salão do Automóvel, mas sem revelar grandes novidades específicas para o mercado brasileiro nesta quinta-feira (20). A montadora ficou encarregada de mostrar seu futuro global, com o conceito Inception, o novo 3008 e o esportivo elétrico e-208 GTI.
Inception é o futuro da Peugeot
Fabiana Figueiredo, vice-presidente da Peugeot na América do Sul, comentou que o conceito Inception antecipa o design, a eletrificação e as soluções tecnológicas que irão guiar os próximos modelos da marca. Ele não está ligado a um carro de produção específico, mas funciona como uma vitrine do que a Peugeot imagina para os próximos anos.
![Peugeot Inception [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/peugeot-inception-concept-2023-2_edited.jpg)
Novo Peugeot 3008 é o destaque
O maior destaque e único carro que apareceu no palco foi o Peugeot 3008, nova geração do SUV médio com aparência cupê e proporções imponentes. A Peugeot não falou sobre vendas no Brasil, mas é um carro que atrai olhares e especulado ser produzido no Brasil.
O modelo mede 4,54 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,64 m de altura, tem 2,73 m de entre-eixos e o porta-malas tem 520 litros. Por fora, o 3008 aposta em faróis Full LED afilados com a assinatura das garras verticais, uma grade frontal integrada na carroceria e lanternas full LED interligadas.

Por dentro, o novo Peugeot Panoramic i-Cockpit domina o interior com uma tela curva de 21 polegadas que combina painel de instrumentos e central multimídia. Há ainda botões táteis personalizáveis e até 40 assistências de condução.
A plataforma é compatível com motores híbridos e elétricos. Na Europa, as versões variam e há expectativa de que, se o modelo vier ao Brasil, ele possa adotar o 1.3 turbo flex de 176 cv e 27,5 kgfm com sistema híbrido, compartilhando base com futuros modelos da Jeep.

isso porque a Stellantis prepara uma migração para as plataformas STLA, que vai sustentar a próxima geração de Compass, Commander e Renegade. Caso isso se torne realidade, é esperado que o 3008 seja produzido ao lado dos primos da Jeep, em Goiana (PE), já que utiliza a arquitetura STLA Medium.
Se confirmado, o 3008 teria preço acima dos R$ 280 mil, brigando com BYD Song Plus, GWM Haval H6 GT, Toyota RAV4 e outros SUVs médios eletrificados. Nada disso, porém, foi confirmado pela Peugeot no evento.
e-208 GTI, o elétrico mais nervoso da marca

Outra atração foi o Peugeot e-208 GTI, versão esportiva do hatch compacto elétrico. Ele entrega 280 cv, 35,2 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem velocidade limitada a 180 km/h. A bateria de 54 kWh garante cerca de 350 km de autonomia no ciclo WLTP europeu.
O modelo recebeu um pacote esportivo completo. Há suspensão rebaixada em 3 cm, nova barra estabilizadora traseira, batentes hidráulicos específicos, diferencial autoblocante mecânico e direção recalibrada para respostas mais diretas.

As rodas de 18 polegadas, as pinças de freio de quatro pistões, o interior com detalhes vermelhos e os para-lamas exclusivos reforçam o visual GTI. É o Peugeot elétrico mais rápido já mostrado no Brasil, mas novamente, sem qualquer previsão de venda.
A Peugeot mostrou um pouco do seu futuro e o que esperar do design da marca, mas nada confirmado e sem detalhes concretos ao Brasil.
Acha que o novo 3008 deveria ser produzido no Brasil com a plataforma STLA? Deixe seu comentário!



