A pauta da diversidade ganha cada vez mais espaço — celebrando as múltiplas raças, gêneros, orientações, idades, etnias e crenças. Na garagem da inclusão, não existe certo ou errado, apenas caminhos que acolhem diferentes perfis e desejos. A estrada é de todos, e com tantas opções disponíveis, é natural se perder um pouco antes de encontrar a direção que combina com você.
Paralelamente aos caminhos que escolhemos seguir, surge a pergunta: qual marca, no Brasil, oferece hoje a maior diversidade? Enquanto alguns fabricantes avançam rumo aos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos, outros apostam nos utilitários esportivos e nas caminhonetes Full-Size. Cada estrada aponta para um destino, mas é a diversidade que movimenta o mercado.
Analisando as marcas generalistas, hoje é a Fiat quem se destaca na multidão ao oferecer uma das gamas mais abrangentes. Vai desde um compacto de entrada até opções Mild-Hybrid (MHEV) e 100% elétricas, passando por variantes esportivas ou aventureiras, vans, além de caminhonetes compactas, intermediárias e médias.

Quem é quem na diversidade da Fiat?
O Fiat Mobi está disponível em duas configurações: Like (a partir de R$ 80.990) e Trekking (R$ 82.990), ambas equipadas com motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas. Seguindo na linha de compactos, o Argo é um velho conhecido dos brasileiros, atualmente oferecido em quatro versões. Os preços vão desde a opção de entrada por R$ 91.990 até a aventureira Trekking, partindo de R$ 106.990.
Embora tenha anos de estrada — seu lançamento ocorreu em maio de 2017 — o Fiat Argo continua relevante, oferecendo motores 1.0 e 1.3 naturalmente aspirados, com transmissões manual ou automática com conversor de torque de seis marchas (AT6).


São modelos posicionados na faixa abaixo ou pouco acima dos R$ 100.000. Com os mesmos R$ 106.990, por exemplo, é possível levar para casa um Cronos Drive 1.0. O sedan chegou ao mercado em fevereiro de 2018 e foi recentemente atualizado, seguindo a nova identidade visual da marca.
Assim como o Argo, do qual deriva, o Cronos também está disponível com motor 1.3 naturalmente aspirado e câmbio automático. Na configuração topo de linha, Precision 1.3 AT, o preço parte de R$ 119.000. Compactos e sedans ainda mantêm sua clientela, mas, inegavelmente, a preferência do público migrou para os SUVs, muito pela versatilidade que oferecem.

Os SUVs da Fiat
Construído sobre a plataforma MLA, o Pulse deriva da base do Argo — uma estratégia semelhante à que a Volkswagen aplica com o Polo e o Nivus. Apesar de compartilharem a mesma estrutura, o Pulse traz modificações extensas, incluindo uma suspensão mais alta em relação ao Argo Trekking.
O Pulse começa em R$ 98.990 na versão Drive 1.3 MT. Ao todo, são seis configurações disponíveis, incluindo a Audace Turbo 200 Hybrid Flex (R$ 131.990) e a Impetus Turbo 200 Hybrid Flex (R$ 146.990), ambas com sistema híbrido leve, que não movimenta as rodas. O topo da linha é o Pulse Abarth (R$ 157.990), com saudáveis 185 cv e 27,5 kgfm.

Nos últimos anos, os SUVs cupês conquistaram o gosto dos brasileiros e a Fiat lançou o Fastback em setembro de 2022. Assim como o Pulse, ele também utiliza a plataforma MLA e oferece versões híbridas leves: Audace Turbo 200 Hybrid Flex (R$ 155.990) e Impetus Turbo Hybrid Flex (R$ 165.990), além da esportiva Abarth (R$ 171.990).
No entanto, se a ideia for carregar carga, a Fiat oferece o best-seller Strada, com cabine simples ou dupla, motores aspirados ou turbo. Há também a Toro, de porte intermediário, e a média Titano, criada para disputar mercado com Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux. Recentemente, a Titano passou a ser produzida na Argentina com o novo motor 2.2 turbodiesel Multijet — o mesmo já aplicado na Toro, Jeep Commander e Ram Rampage. São 200 cv e 45,9 kgfm de torque, com preços a partir de R$ 219.990.


Ainda no segmento de utilitários, a Fiat oferece as vans Fiorino — um clássico no mercado nacional —, Ducato, Scudo e a variante elétrica E-Scudo. Os preços começam em R$ 124.490 no Fiorino, que transporta até 650 kg de carga no baú com capacidade cúbica de 3,3 m³.
Há também elétricos
Se a necessidade é transportar ainda mais carga, o Ducato Cargo parte de R$ 291.990, passando pelo Ducato Maxicargo (R$ 295.990) e pelas versões de passageiros Minibus Comfort 18L (R$ 375.990) e Minibus Luxo 16L (R$ 384.990).
Já a família Scudo parte de R$ 223.990 na versão Cargo e de R$ 229.990 na Multi. O E-Scudo, opção elétrica, parte de R$ 334.990 e entrega 136 cv e 26,5 kgfm, com energia armazenada em uma bateria de 75 kWh. Segundo o fabricante, a velocidade máxima é de 136 km/h e a autonomia urbana pode chegar a 330 km.

Ainda nos modelos puramente elétricos, embora seja um modelo 2022, o Fiat 500e Icon segue vivo, oferecido por R$ 214.990 e competindo por atenção no disputado mercado de elétricos dominado, cada vez mais, por modelos chineses.
Você sabia que a Fiat oferecia tanta diversidade de modelos no mercado brasileiro? Se você é, ou já foi, dono de algum desses modelos, compartilhe sua opinião nos comentários!




A verdade é que a Fiat se tornou uma montadora muito mais brasileira do que italiana! Não é atoa que a engenharia do Brasil tem total liberdade para desenvolver produtos por aqui.
A família Panda é a prova viva de que os italianos foram obrigados a “baixar a cabeça” e deixar o Brasil no controle do barco.
Aliás, a Fiat é tão, mas tão esperta que preparou o terreno lançando as “segundas gerações” de Argo e Cronos como suvs: Pulse e Fastback, atualmente ela está fazendo facelift em toda a sua linha para adequar os produtos atuais a linguagem visual do Panda.
Outra coisa que muitos ainda não se “tocaram” é que o Panda/Uno vem para substituir tanto o Argo quanto as versões de entrada do atual Pulse!
Ele não será vendido por aqui como Hatch, igual ocorre com 208 e C3.
Isso, porque a marca já “leu” o mercado e sabe que os hatches compactos estão em decadência, logo ela irá ofertar o Panda/Uno como seu suv subcompacto por e até o fim da década terá 3 Suvs em seu portfólio:
Suv subcompacto: Panda/Uno;
SUV familiar (5/7L): Pulse
SUV cupê: Fastback
Ou seja, uma escadinha de produtos para todos os estilos, gostos e necessidades, semelhante ao que ocorre hoje com o trio: Strada, Toro e Titano.