A Ram atendeu aos entusiastas e trouxe de volta o motor V8 HEMI 5.7 na 1500 para a linha 2026. A decisão vem após a substituição do V8 pelo motor Hurricane de seis cilindros na versão 2025. Vale lembrar que a mudança gerou insatisfação entre os consumidores. Com isso, o CEO da Ram, Tim Kuniskis, reconheceu o erro. Por enquanto, o V8 só está disponível no mercado norte-americano.
O propulsor V8 HEMI 5.7 está disponível como opção de US$ 1.200 (aproximadamente R$ 6.700) na maioria das versões da Ram 1500 2026, como as versões Tradesman, Big Horn, Express, Warlock, Laramie e Rebel. Nas versões Limited e Longhorn, o V8 será oferecido sem custo adicional.
O propulsor mantém os mesmos 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, além do sistema semi-híbrido chamado eTorque. Parecido com o do Pulse e do Fastback, ele auxilia na eficiência de consumo e no cumprimento das rigorosas normas de emissões e ruídos. A transmissão é automática de oito velocidades.

Segundo o CEO Tim Kuniskis, a estratégia foi trazer o motor exatamente como ele era. Dessa forma, a Ram evitou de fazer recalibração, recertificação e ajustes técnicos, o que permitiu um retorno mais rápido e econômico do V8 à linha.
Inicialmente, o projeto de voltar com o motor V8 à linha 1500 estava previsto para levar 18 meses. Porém, com a liderança de Kuniskis e a colaboração de ex-membros da equipe SRT, o processo foi feito em apenas seis meses. Coincidência ou não, é exatamente o tempo que faz que Carlos Tavares deixou de ser CEO da Stellantis.

Para celebrar o retorno do V8, a Ram introduziu o emblema “Símbolo de Protesto”, uma homenagem aos clientes que expressaram seu desejo pela volta do motor. O emblema apresenta a cabeça de um carneiro sobre um bloco de motor V8, algo como a voz dos consumidores sendo ouvida.
Kuniskis comentou sobre o erro da marca de ter abandonado o V8: “todos cometem erros, mas a forma como você lida com eles é quem define quem você é. A Ram errou ao descontinuar o HEMI, nós somos os donos e nós consertamos. Não estamos apenas trazendo o lendário V8 de volta, estamos dando o poder de escolha aos nossos clientes”, disse.
Opções de motorização
Além do V8, a Ram 1500 2026 continuará oferecendo os motores Hurricane 3,0 litros de seis cilindros em linha, nas versões standard e high-output, com potências de 425 cv e 540 cv, respectivamente.

Atualmente, no Brasil, a RAM 1500 é oferecida nas versões Laramie (R$ 584.990) e Laramie Night Edition (R$ 599.990). Ambas contam com motor seis cilindros em linha com 425 cv e 64,8 kgfm de torque. A configuração mais potente de 540 cv e 72 kgfm de torque não está disponível no nosso mercado. E ainda não sabemos se o V8 voltará ao nosso país.
Por que o V8 saiu?
A decisão de tirar os motores V8 veio, na época, pelo então CEO do grupo Stellantis, Carlos Tavares, que determinou que os tradicionais V8 fossem aposentados para acelerar a transição para uma linha mais eficiente, focada na eletrificação.

Outro fator que influenciou essa mudança foi o endurecimento das normas ambientais nos Estados Unidos, que exigiam cortes mais agressivos nas emissões de poluentes e no consumo de combustível.
Mas recentemente, com a flexibilização das regras pelo governo, as montadoras ganharam mais espaço para trabalhar com motores a combustão por mais tempo.
O que acha do retorno do V8 HEMI à Ram 1500? Deixe sua opinião nos comentários!




A culpa é dos fãs????? Sinto muito, MAS NÃO É NÃO! Chevrolet e Ford mantém os seus V8 em linha. O erro foi da direção da empresa, talvez muito “européia”, querendo colar nos EUA a mesma filosofia de “downsizing” da Europa. Foi erro estratégico DA ADMINISTRAÇÃO DA STELANTIS.
Com isso, pergunto como vai ficar o Brasil? Vamos voltar a receber o V8 ou vai permanecer o V6?
Exatamente, a culpa é da empresa. Se o V8 voltar para o Brasil e tiver a ajuda de um motor elétrico, vai ajudar em dois fatores, economia de combustível e dar mais agilidade nas saídas da imobilidade. Com certeza terá uma ótima aceitabilidade, sem contar que pode garantir até isenção/diminuição de IPVA em alguns estados.
Tenho uma ram classic ,maravilhosa com esse motor Hemi . agora penso em troca pela limtend eese motor maravilhoso