Caminhonetes são tidas como carros mais voltados ao trabalho e por isso seu desempenho é mais comedido. Porém, a Dodge Ram SRT-10 é bem diferente do que o público está acostumado. Seu visual se destaca nas ruas, mas é o conjunto mecânico quem mais brilha neste modelo.
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Em primeiro lugar, este modelo já nasceu com a pretensão de ser esportivo e não apenas ter apelo visual. A Ram a produziu a partir da picape 1500 e sempre mirou em ter uma caminhonete apimentada. A primeira vez que o público viu a SRT-10 ao vivo foi em meados de 2002, no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos.
Todavia, ela só chegou mesmo em 2003 e era vendida como ano/modelo 2004. Pouco mais de 10 mil unidades da Dodge Ram SRT-10 foram fabricadas em cerca de três anos de produção. Ela era baseada na terceira geração da Ram. Conforme a mídia na época, engenheiros de modelos como Dodge Viper e Plymouth Prowler foram convocados para cuidar deste projeto.
Tinha mudanças mecânicas
A Ram SRT-10 foi pensada pela equipe da PVO, Performance Vehicle Operations, da famosa Daimler Chrysler. Dona de um visual chamativo, a SRT-10 é muito lembrada pelo porte encorpado e pela cor vermelha Flame Clear Coat e que podia ter adesivos brancos. Assim, se destacava ainda mais ao passear pelas ruas.
Mas, era o motor da Dodge Ram SRT-10 quem mais se sobressaía. A caminhonete apimentada trazia o propulsor 8.3 V10 da terceira geração do esportivo Chrysler Viper. Ele rendia 510 cv. Desse modo, a versão de cabine simples chegava aos 100 km/h em curtos 4,9 segundos e tinha velocidade máxima de 248 km/h.
Por sua vez, quem optava pela variante de cabine dupla, tinha velocidade máxima de 237 km/h e chegava aos 100 km/h em 5,5 segundos. Já que se tratava de um modelo esportivo, a Ram alterou partes como suspensão, freios, amortecedores e rodas. Dessa forma, a caminhonete conseguia arrancar sorrisos dos seus condutores.
O único porém de toda a trajetória da Dodge Ram SRT-10 é que ela não veio oficialmente ao Brasil. O modelo até pode ser encontrado disponível para venda, mas se trata de um carro importado de forma particular.
Ram 1500 TRX é uma substituta?
Em meados de 2007, a Ram optou por paralisar a fabricação da SRT-10. Então, a caminhonete se despediu do mercado internacional dando seu último ronco. Anos se passaram até que nasceu a Ram 1500 TRX. Outra picape com visual invocado, a 1500 TRX não é uma substituta da SRT-10.
Mesmo que possua o famoso motor 6.2 V8 HEMI com 711 cv e 89,8 kgfm de torque, a 1500 TRX não quer ser apenas esportiva. Dessa forma, ela serve como uma opção para quem busca uma caminhonete e que por ventura pode abusar um pouco da potência. Ela tem vocação para andar na terra e carregar peso.
Seus principais destaques são as peças pintadas de preto e ressaltadas na carroceria e os pneus usados para trafegar em qualquer terreno. Porém, ela e a Dodge Ram SRT-10 possuem algo em comum: não foram oferecidas no Brasil de forma oficial e sim por importação independente.
Qual dessas caminhonetes você teria na sua garagem? Conte nos comentários
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