Enquanto os EUA tem Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, os europeus não viram até agora uma caminhonete intermediária andando por suas ruas. Mas isso está prestes a mudar por causa da Stellantis. A Ram Rampage, totalmente desenvolvida no nosso Brasil, será exportada para a Europa começando pela Itália.
Fabricada em Goiana, Pernambuco, a Ram Rampage será levada do Brasil para a Itália, iniciando um movimento de expansão global da marca do carneiro. Lá no Velho Continente as caminhonetes grandes da Ram são vendidas, mas não têm grande volume devido às preferências locais.
Contudo, a Ram Rampage brasileira parece ser o tipo de modelo perfeito para o mercado – especialmente porque até agora nenhuma caminhonete intermediária foi vendida por lá. Quem sabe a Stellantis não se empolga e começa a exportar a Fiat Toro para lá também? Até porque a próxima Fiat Strada será vendida na Europa.

O que diz a Ram sobre a Rampage
Oficialmente, a Ram Rampage será apresentada aos europeus durante a Fieracavalli 2025. Segundo comunicado oficial da Stellantis:
”a Ram Rampage representa uma inovação ousada no segmento de picapes intermediárias para um estilo de vida mais descontraído, projetada para atender às necessidades em constante evolução dos motoristas europeus que buscam o equilíbrio perfeito entre versatilidade para o dia a dia e funcionalidade robusta. Posicionada entre SUVs compactos e picapes médias, a Rampage preenche um espaço inexplorado no mercado, oferecendo um valor único e diferenciado”.
Ainda não foram divulgadas todas as informações, preços e versões. Contudo, a Ram Rampage tem uma grande vantagem. Os motores 2.0 Hurricane quatro cilindros turbo a gasolina e 2.2 Patrola Serra quatro cilindros turbo diesel são usados na Europa tal qual no Brasil. Ou seja, não precisam de muitas adaptações.
![Ram Rampage R/T [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Ram-Rampage-RT-21-1200x719.jpg)
No site oficial da Stellantis na Europa, a marca divulgou um teaser da versão Rebel. Ou seja, ao menos a versão aventureira da Rampage está confirmada para o Velho Continente. Resta saber se as variantes Big Horn, Laramie e R/T também seguirão o mesmo caminho em direção à Itália e, posteriormente, restante da Europa.
Você teria uma Ram Rampage? Conte nos comentários.


