A Toyota anunciou o retorno do spoiler à Hilux GR-Sport no mercado argentino. Batizada pelo fabricante como Barra Aerodinâmica, a peça volta a integrar a caminhonete média após ter sido removida por conta de um possível problema de durabilidade.
O componente já equipava a versão topo de linha SRX Plus — com cabine dupla — que custa a partir de R$ 353.290 no mercado brasileiro. No entanto, tanto no Brasil quanto na Argentina, a peça foi alvo de uma campanha de recall no ano passado.
Segundo a Toyota, o spoiler não tem função meramente estética, mas sim aerodinâmica. O coeficiente de arrasto da Hilux em versões convencionais é de 0,443, número que sobe para 0,510 nas configurações alargadas SRX Plus e GR-S, a qual não é mais ofertada no mercado brasileiro. Com a adoção do spoiler, o índice é reduzido para 0,445. Um ganho técnico importante, conforme explicou o engenheiro Diego Martino na época do lançamento da SRX na Argentina, segundo o Motor1 Brasil.
Logo após o início das vendas, a Toyota identificou falhas no projeto e recolheu as unidades para remoção da peça. Os clientes que aceitaram o recall receberam uma barra substituta. Já aqueles que recusaram a modificação precisaram assinar um termo de responsabilidade, assumindo possíveis danos decorrentes do componente original.
![Toyota Hilux GR-Sport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Toyota-Hilux-GR-Sport-2-1200x720.jpg)
Qual foi o problema do spoiler aerodinâmico da Toyota Hilux?
Em entrevista ao Motor1 Argentina, Daniel Herrero — ex-presidente da Toyota no país e ex-coordenador da Gazoo Racing — admitiu que houve uma falha de concepção no projeto. “O spoiler foi criado na Tailândia, e não em Zárate, na Argentina. Às vezes, algo pode falhar”, declarou.
Agora, com a falha solucionada, a Toyota reinstalou o spoiler na Hilux GR-Sport na Argentina. A peça retorna com um novo sistema de fixação, projetado para garantir maior segurança. No Brasil, o componente voltou a ser oferecido como item de série da configuração SRX Plus a partir do ano-modelo 2025.

O que você acha da caminhonete média Toyota Hilux? Se você é ou já foi proprietário, compartilhe sua experiência nos comentários!



