A culpa é dos SUVs

Subaru vai matar um de seus mais importantes carros

Antes mesmo de o Impreza dominar o rally, era o Subaru Legacy que levantou o nome da marca japonesa e sacudiu poeira

Subaru Legacy [divulgação]
Subaru Legacy [divulgação]

Os SUVs fizeram mais uma vítima. Pegando a todos de surpresa, a Subaru anunciou a morte do sedã Legacy, colocando fim a um legado de 36 anos. O modelo é um dos mais importantes da história da marca japonesa, sendo um campeão do rally e modelo de alto volume por muitos anos. 

O surpreendente movimento se deu por conta das vendas cada vez mais baixas e a não globalização do Legacy. Atualmente ele é produzido somente nos EUA e deixou de ser oferecido no Japão tem um certo tempo. No Brasil, ele viveu algumas fases. Veio em 1993, depois entre 1995 e 1998. 

Mais uma passagem rápida em 2000, outro lote em 2002, mais um em 2005 e outro em 2008. Depois, veio entre 2010 e 2011, para finalizar seu ciclo no mercado nacional com o derradeiro lote trazido entre 2014 e 2015. Ou seja, por aqui ele sempre foi bastante inconstante, vindo em curtos períodos de tempo.

Subaru Legacy [divulgação]
Subaru Legacy [divulgação]

Queda nas vendas

Nos EUA, ele tinha se tornado um fracasso nas vendas, com queda de 13,1% nos emplacamentos em 2024 em relação ao ano passado. Ele, hoje, é o terceiro carro menos vendido da Subaru. Emplaca mais só que o esportivo BRZ e que o SUV elétrico Solterra, feito em parceria com a Toyota só para dizer que tem um carro elétrico.

Apesar disso, a história do modelo é de sucesso. Foram vendidos 1,3 milhões de Subaru Legacy ao redor do mundo desde que foi lançado. O mais impressionante, contudo, é que 94% dos modelos vendidos ainda estão rodando, segundo a marca. Vale lembrar que a perua aventureira Outback seguirá em produção, mas agora em carreira solo sem seu irmão sedã.

Subaru Legacy [divulgação]
Subaru Legacy [divulgação]

Você gostava do Subaru Legacy? Conte nos comentários.


>>CAOA segue firme com a Subaru, mas japoneses não ajudam

>>Quais são os 5 carros híbridos mais baratos do Brasil?

>>5 carros para comprar pelo preço do Toyota Corolla Cross XRX