A Alfa Romeo não vive dias fáceis na última década. Entre 2016 e 2021, a marca italiana amargou queda nas vendas, muito pela falta de renovação da linha e pelos efeitos da pandemia. A pressão chegou em abril de 2024 com o Alfa Romeo Junior, primeiro SUV compacto da marca, sendo a peça-chave para o reerguimento na Europa. Agora, o modelo foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no Brasil.
Há quem especule a volta da marca no nosso país após sua saída há quase 20 anos, mas é sempre bom lembrar que o registro no INPI serve apenas para proteger o desenho e a marca e não que um modelo será lançado em si — até porque a Alfa Romeo não está podendo perder dinheiro e não será no Brasil que fará isso.
Registros de carros que não serão comercializados aqui é normal de acontecer. Um exemplo prático é a BMW, que já registrou recentemente o M5 Touring, que até hoje não desembarcou oficialmente no Brasil. Ou seja, nada de confirmação de lançamento.
Alfa Romeo no Brasil, um yoyo

A história da Alfa Romeo por aqui é marcada por tentativas que nunca se consolidaram. A marca entrou no Brasil em 1968 ao comprar a estatal FNM, produzindo carros localmente até 1986, quando saiu do país devido à crise do petróleo.
Depois, voltou em 1990 como importadora, trazendo modelos como 145, 147, 155, 156 e 164. O último suspiro veio em 2006, quando encerrou de vez suas operações devido às vendas baixas, concorrência pesada e pós-venda frágil.
![Alfa Romeo 156 Sportwagon [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Alfa_romeo_156_sportwagon-1320x792.webp)
Ou seja, já se vão quase duas décadas sem presença comercial, embora a marca faça registros administrativos no país. A cada movimento no INPI, a esperança de retorno volta à pauta, e agora é a vez do Junior trazer essa discussão, mas sem esperanças.
O que é o Junior
O Alfa Romeo Junior é um SUV compacto construído sobre a plataforma modular CMP da Stellantis, a mesma usada por modelos como Jeep Avenger, Peugeot 208/2008, Citroën C3/Basalt/Aircross. Essa base é flexível, permitindo variantes elétricas, híbridas e até versões a combustão.
![Alfa Romeo Junior [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/alfa_romeo_milano_elettrica_veloce_98_edited-1320x791.jpg)
Com 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,56 m, o Junior é menor que um Jeep Renegade, mas traz uma proposta premium, alinhada ao design e à esportividade que são marcas da Alfa Romeo. O porta-malas leva até 415 litros, dependendo da versão.
Na Europa, o SUV é vendido em diferentes configurações, como a 100% elétrica de entrada, com motor de 156 cv e 26,5 kgfm de torque e autonomia de 410 km no ciclo WLTP. A configuração mais potente, chamada de Elettrica Veloce, oferece 282 cv, torque de 35,2 kgfm e bateria de 54 kWh. A autonomia no ciclo WLTP declarada é de 370 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.


![Alfa Romeo Junior [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/alfa_romeo_milano_elettrica_veloce_33_edited-1320x792.jpg)
Há também o motor semi-híbrido de 48 volts com motor 1.2 turbo de 136 cv, 23,4 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. A configuração híbrida (HEV) traz também motor 1.2 turbo de 145 cv e tração integral Q4 ou somente dianteira.
O interior aposta em tecnologia e acabamento refinado, como painel e multimídia de 10,25” inclinados para o motorista, bancos esportivos em algumas versões, iluminação ambiente e até condução semiautônoma de nível 2 nas versões mais completas. O preço na Europa parte de 48.500 euros (cerca de R$ 297 mil).
Crise e retomada da Alfa Romeo
![Alfa Romeo Stelvio [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/alfa-romeo-stelvio_100862227_h_edited-1200x720.jpg)
O Junior é um lançamento extremamente importante para a Alfa Romeo, pois foi ele que puxou as vendas globais da marca, que cresceram 17% no início de 2025, com aumento de 33% na Europa, especialmente na Itália, França e Espanha.
Ainda assim, a Alfa enfrenta dificuldades sérias nos Estados Unidos, onde as vendas caíram 34% no primeiro semestre de 2025, reflexo da concorrência acirrada e da transição para carros elétricos.

No balanço de 2024, a Stellantis, dona da Alfa Romeo, viu quedas fortes em receita e lucro, mas conseguiu reduzir estoques e colocar a marca no azul graças ao sucesso inicial do Junior. A estratégia é investir em eletrificação e usar sinergias com a Maserati para dar fôlego às duas marcas italianas que não vão nada bem.
No Brasil, se o Junior chegasse, teria que enfrentar um mercado nichado com Audi Q3 e BMW X1 que já dominam muito bem o espaço. Além disso, o preço europeu acima de R$ 290 mil mostra que dificilmente o Junior chegaria acessível.
Gostaria de ver a Alfa Romeo de volta ao Brasil com o Junior? Compartilhe sua opinião nos comentários!



Tomara que volte ao Brasil. Torço muito pelo Stelvio e, principalmente, pelo Giulia, que inclusive tem versões que usam o 2.0 da Rampage.
Olha, que surpresa! Mais um yoyo Alfa Romeo no Brasil, né? 😂 Pelo visto, a marca ainda não aprendeu com as outras saídas e entradas. Um Junior, que é um belo SUV baseado em uma plataforma de outras marcas (um pouco como a história da Alfa no Brasil mesmo, hein?), não me anima para mais uma tentativa. A concorrência aqui é feia, e o preço europeu (R$ 297 mil?) já diz tudo. Acho que a melhor condução semiautônoma da Alfa será ver se ela consegue voltar de verdade no Brasil, sem mais essa ida e volta no INPI. Que tal um Ferrari Junior? Aí talvez eu fique com mais esperança! 😉metal injection molding
Alfa Romeo pertence ao grupo Stellantis… Podemos entender como mais um FIAT !!! Assim como os carros da Jeep e da RAM são tudo FIAT aqui no Brasil, principalmente pois saem das plantas da Fiat. Bem como as outras diversas marcas da Stelantis no Brasil…
Os carros da Alfa sempre tiveram designer atemporais.Sao carros que nunca envelhecem.Parabens!
“o preço europeu acima de R$ 290 mil mostra que dificilmente o Junior chegaria acessível” É válido lembrar que o Junior usa a plataforma CMP, ou seja, ele pode ser produzido em Betim, Porto Real, ou mesmo El Palomar.
Caso a Alfa realmente tenha intenções de retornar ao país, seria uma boa sacada produzir o Junior em Porto Real (enquanto Avenger iria pra Betim, devido ao maior volume de produção).
Outro modelo da marca que poderia ser feito aqui é o Alfa Tonale, que nada mais é do que um “compass chique”, sendo feito sob a Small Wide, poderia tranquilamente ser produzido em Goiana.
A Alfa já vende seus carros na Argentina, entao ampliar seu alcance comercial na América do Sul, seria uma boa sacada e o Brasil tem potencial pra isso. Entretanto, o que pesa é a rede, pois exigiria concessionárias exclusivas, para transmitir a imagem premium que a marca necessita.
Uma marca mais “facil” de ser adaptada por aqui é a DODGE, pois o Hornet também é um “compass chique”, poderiam produzi-lo em Goiana e lançar com o Hurricane, dividindo a mesma concessionária da Jeep.
Suv compacto, designer indiano. Pode fechar a fábrica
A bilionária FAMILIA AGNELLI controla a “Stellantis”, que detém as marcas: Fiat, Citroën, Peugeot , Jeep, RAM, Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, DS, Lancia, Maserati, Opel, Vauxhall e até a Ferrari (marca mais separada), mas os Agnelli são os controladores!!!
Jeep Renegade e Fiat Toro usam os mesmos motores em diversas configurações, tanto o 2.0 turbo-diesel (Multijet II) quanto o 1.8 E.torQ e mais recente o Firefly turbo… isso pq ambos carros são fabricados na planta da Stellantis em Goiana (PE)…
RAM é muito FIAT !!! Ahahaha… Ram Rampage e Fiat Toro usam o motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e o 2.0 turbo a gasolina de 272 cavalos em algumas versões…
Podiam fazer uma pesquisa de 5 minutos e verificado que o preço parte de 30 mil euros, o que em conversão direta daria menos que R$190.000. Quando foi que jornalistas pararam de fazer checagem dupla dos conteúdos?
A quantidade de erros de português nas publicações mostra o baixo nível de educação no Brasil incluindo no jornalismo escrito
Simplesmente lamentável
Alfa Roemo ….. Sic
Os modelos da Alfa Romeo, principalmente os mais antigos, sempre tiveram admiradores. As Julia 2.0, as Sprint 1.750, as Spiders, enfim uma gama de automóveis fantásticos ( tudo bem, gosto é gosto). Mas realmente na Argentina existem concessionarias da Alfa Romeo e infelizmente os concessionários Fiat no Brasil, não souberam ou não tiveram interesse em manter a marca. Io sono um Alfista ! Tenho saudades da marca, e hoje tenho um 156, e não pretendo vende-lo !