Lá fora, a Toyota e a Suzuki mantém uma parceria lucrativa. E de olho nisso e na redução dos custos de produção, a marca dona do Jimny Sierra pegou o novo RAV4 e mudou levemente para o novo Across. Os dois SUVs só se diferenciam pelo símbolo das fabricantes. Será que o Across dará uma voltinha no Brasil?
Presta atenção nas mudanças
Na dianteira, a principal mudança entre os SUVs japoneses está na adição do símbolo S na grade. Ele se junta ao para-choque com recortes mais quadrados, entrada de ar ampla e faróis de neblina. Além disso, o capô possui vincos laterais e o conjunto óptico lembra a letra C.
Dos lados, o novo Suzuki Across conta com linha de cintura alta, janelas amplas e rodas de 19 polegadas acinzentadas. As caixas de rodas são demarcadas, assim como as saias embaixo das portas. Atrás, o SUV primo do Toyota tem spoiler integrado ao teto, para-choque proeminente e lanternas fumê. Sobre tamanho, o novo Across tem 4,63 m de comprimento.

Primo emprestou
Já na cabine, as semelhanças com o RAV4 seguem fortes. O volante tem três raios e a diferença entre eles fica por conta do símbolo da marca. O novo Across tem ainda painel de instrumentos de 12,3 polegadas, head-up display e central multimídia flutuante de 12,9″.
Carregador de celular por indução, cinco portas USB-C, câmbio com alavanca do tipo Joystick e freio de estacionamento eletrônico se destacam no conjunto. O acabamento é predominantemente escuro e o SUV da Suzuki traz diversos itens ADAS de condução semiautônoma. Além disso, ele conta com teto panorâmico.

Amizade com o meio ambiente
Debaixo do capô, o novo Suzuki Across será oferecido lá fora com conjunto híbrido plug-in. Então, ele combina o motor 2.5 a gasolina, dois propulsores elétricos e uma bateria com cerca de 20 kWh de capacidade. Tudo junto rende 306 cv e a transmissão é E-CVT, especial para carros híbridos.
Sua tração é a E-Four e é enviada para as quatro rodas. Ainda nesse sentido, o novo Across tem quatro modos de condução. Desse modo, ele é capaz de enfrentar um off-road de leve durante o fim de semana. No entanto, a Suzuki não divulgou qual é a autonomia elétrica pelo ciclo WLTP. Ela apenas contou que o novo Across vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

Outros destaques
O novo Suzuki Across já pode ser encomendado na Holanda e ele será oferecido em quatro cores distintas, mas baseadas em preto, branco e cinza. Por enquanto seu preço ainda não foi revelado. Na Europa, ele vai brigar com Nissan X-Trail, Mitsubishi Outlander e Honda CR-V.
Sua ida aos Estados Unidos e ao Brasil é incerta, pois haveria forte concorrência com o RAV4, algo que a Toyota não quer. Por aqui, a Suzuki está preparando terreno para lançar o e-Vitara. Elétrico, ele servirá para que a montadora atenda as normas do Proconve L8, já que o Jimny Sierra parou de ser importado.

Sabia dessa parceria entre a Toyota e a Suzuki? Conte nos comentários


