O GAC GS3 será o novo SUV de entrada do fabricante em nosso mercado. Ele chegará para disputar a atenção dos consumidores em um segmento concorrido, que reúne modelos como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, por exemplo.
Para isso, uma das apostas está no conjunto mecânico, diferente dos outros modelos da GAC já comercializados no Brasil. Em vez da eletrificação, o GS3 (lê-se Gê-A-Cê) utilizará um motor 1.5 turbo a gasolina, associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) e sete marchas.
Ou seja, o GAC GS3 abre mão da eletrificação, ao contrário do irmão GS4, que adota um sistema híbrido pleno, e dos elétricos da família Aion. A proposta é atuar como um modelo de volume e atender consumidores que ainda não se sentem confortáveis em migrar para a eletrificação.

O conjunto mecânico rende 177 cv e 27,5 kgfm, posicionando o GAC GS3 praticamente no mesmo patamar de rivais como o Hyundai Creta 1.6 TGDI (193 cv e 27 kgfm), o Jeep Renegade T270 (176 cv e 27,5 kgfm) e o Fiat Fastback Abarth 1.3 T270, que entrega 185 cv e 27,5 kgfm quando abastecido com etanol.
Qual é o consumo do GAC GS3?
No entanto, a recente tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, acabou revelando os dados de consumo do GAC GS3. Desenvolvido inicialmente apenas para rodar com gasolina, o SUV registra médias de 10,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. A tabela também confirmou as versões Elite e Elite Plus, ambas equipadas com a mesma motorização, conforme informações do Motor1 Brasil.
A lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança ainda não foi divulgada oficialmente para o nosso mercado. No entanto, em outros países, o GS3 oferece itens como faróis full LED, central multimídia, assistentes avançados de condução, seis airbags, visão 360° e controles eletrônicos de tração e estabilidade. O modelo conquistou cinco estrelas nos testes do ASEAN NCAP.


Contribuíram para esse resultado sistemas como o assistente de permanência em faixa e a frenagem autônoma de emergência. Em termos de dimensões, o GS3 se aproxima de SUVs médios como o Jeep Compass. São 4,41 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O lançamento do GAC GS3 no Brasil é apenas questão de tempo, embora os preços oficiais ainda não tenham sido divulgados.
A expectativa é que fique na faixa entre R$ 130.000 e R$ 160.000. Em um segundo momento, há a possibilidade de o motor 1.5 turbo ser convertido para flex, o que pode elevar os números de desempenho, especialmente quando abastecido com etanol.

E você, acha que o GAC GS3 terá sucesso em nosso mercado? Escreva nos comentários.



