Depois de 67 anos produzindo carros no Brasil, a Toyota atingiu a marca de 3 milhões de unidades produzidas. A fabricação nacional já contou com o icônico Bandeirante, o rejeitado Etios e a amada perua Fielder, além de se manter até hoje com Corolla, Corolla Cross e Yaris. Mas um novo Yaris Cross vem aí para reforçar o time.
“O marco de 3 milhões de veículos produzidos é um reflexo direto da dedicação dos nossos colaboradores, da confiança dos nossos clientes e da parceria dos nossos concessionários e fornecedores. Esta conquista reforça a relevância da operação brasileira e o nosso compromisso contínuo com o país e com o futuro da mobilidade na região”, afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
A unidade histórica de número 3.000.000 feita pela Toyota no Brasil é um Corolla Cross XRX híbrido. Ele é fabricado atualmente na linha de produção da unidade de Sorocaba (SP). Por lá também é fabricado o Corolla sedan e o Yaris nas versões hatch e sedan, mas somente para exportação.
![Toyota Yaris Cross [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/toyota_yaris_cross1-1320x792.webp)
Além disso, a Toyota confirmou que “até o fim do ano, a unidade de Sorocaba iniciará a fabricação de um novo modelo compacto híbrido flex pleno, reforçando o protagonismo da marca com eletrificação”. O modelo, que a marca tenta fazer mistério, é o Yaris Cross. Ele será o primeiro SUV compacto da marca e o primeiro híbrido do segmento.
Vale lembrar que a história da Toyota fabricando no Brasil começa em 1958. Foi em São Bernardo do Campo que a empresa instalou a primeira operação fora do Japão e iniciou a produção do lendário Bandeirante, que teve mais de 100.000 unidades produzidas. Em 1998, a Toyota iniciou a fabricação nacional do Corolla.

Inclusive, metade das 3 milhões de unidades de carros da Toyota produzidos no Brasil se deve ao sedan. Segundo a marca, ao longo de 5 gerações, foram feitas 1,5 milhão de unidades do modelo por aqui. Esse volume é dividido com a perua Fielder, que teve apenas uma geração fabricada em solo nacional.
Você já teve um carro da Toyota? Conte nos comentários.


