O ano de 2025 já teve lançamentos importantes no segmento de SUVs no Brasil, como o novo Nissan Kicks, o facelift do Honda HR-V, a reestilização do Fiat Fastback e até a estreia do Volkswagen Tera. Mas o segundo semestre ainda promete mais. Com uma agenda cheia de novidades, montadoras como Toyota, Honda, Volkswagen, Chevrolet, GWM e Jeep se preparam para lançar SUVs que devem mexer bastante no mercado.
E não é para menos. Hoje, mais de 53% dos carros novos vendidos no país são SUVs. Isso significa que, a cada 10 veículos emplacados, mais de 5 são SUVs. Vamos conhecer quais serão os utilitários esportivos programados para o segundo semestre de 2025.
Toyota Yaris Cross

O Toyota Yaris Cross será o primeiro SUV híbrido (de verdade) flex produzido no Brasil. O SUV compacto será fabricado em Sorocaba (SP), e vai matar o Yaris hatch e sedã, como está ocorrendo na Argentina. O modelo será oferecido com motor 1.5 aspirado nas versões de entrada e um conjunto híbrido pleno nas configurações mais caras, com cerca de 113 cv e consumo urbano estimado em até 32 km/l.
A faixa de preço deve variar entre R$ 140 mil e R$ 160 mil, e todas as versões devem sair de fábrica com central multimídia com espelhamento sem fio, freio de estacionamento eletrônico e pacote Toyota Safety Sense. A estreia deve ocorrer em outubro.
Honda WR-V

A nova geração do Honda WR‑V deve estrear em novembro de 2025 em nosso mercado como um SUV compacto mais acessível que o HR‑V. Confirmado pela marca japonesa, ele será fabricado em Itirapina (SP) sobre a plataforma do City com medidas de 4,31 m de comprimento.
A linha inicial terá duas versões, EX e EXL, ambas equipadas com o motor 1.5 aspirado flex de 126 cv e câmbio CVT, acompanhado por uma opção com motor 1.0 turbo importado da Tailândia de 122 cv, como apurou o Auto+. O conjunto híbrido-flex, no entanto, só deve chegar por volta de 2028, como confirmou Roberto Akiyama à CBN.
Geely EX5

O Geely EX5 é um SUV médio elétrico que será vendido por uma estrutura compartilhada com a Renault. O veículo vem para disputar espaço com modelos como o BYD Yuan Plus e o Renault Megane E-Tech.
Com 4,62 metros de comprimento e porte semelhante ao de um Jeep Compass, o EX5 aposta em 218 cv, autonomia superior a 500 km no ciclo CLTC e bateria de 60,2 kWh com carregamento rápido de até 100 kW. O modelo tem previsão de chegar ainda em julho em nosso mercado.
Audi Q6 e SQ6 e-tron

O Audi Q6 e-tron Sportback já está em pré-venda no Brasil, com preços a partir de R$ 624.990. Construído sobre a plataforma PPE, o SUV conta com bateria de 100 kWh, autonomia de 427 km e entrega 387 cv e 54,5 kgfm.
Já o Audi SQ6 Sportback e-tron parte de R$ 684.990 e gera 517 cv e 80 kgfm de torque, tração integral quattro, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 s e suspensão a ar adaptativa. O modelo também usa a bateria de 100 kWh que carrega de 10% a 80% em cerca de 21 min.
Chevrolet Captiva EV e Spark EUV

O novo Chevrolet Captiva EV desembarca no Brasil no último trimestre de 2025 como um SUV médio totalmente elétrico com 4,75 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos.
O modelo é Importado da China e vendido lá como Wuling Starlight S da joint-venture GM‑SAIC. Ele terá motor elétrico com 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Sua autonomia no ciclo otimista CLTC é de até 510 km, graças a bateria de 60 kWh.

Já o Spark EUV já está em pré-venda no Brasil por R$ 159.990, valor que posiciona diretamente contra o BYD Dolphin no segmento de compactos elétricos.
Fabricado na China pela Wuling para a GM, o modelo tem motor elétrico de 102 cv e 18,4 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos e autonomia de 258 km pelo Inmetro, isso com a bateria de 42 kWh
Jeep Commander

O Jeep Commander 2026 vai receber seu primeiro facelift desde seu lançamento em 2021. O SUV grande já foi flagrado no Brasil em testes sob camuflagem, antecipando alterações discretas no visual, como novas grade, para-lamas reestilizados e novas rodas . É comentado também pela imprensa que o facelift pode trazer o conjunto micro-híbrido, o primeiro da Jeep.
Desta forma o modelo permanece com o conhecido 1.3 turbo flex T270 que trabalharia em conjunto com motor elétrico ligado a bateria de 48 volts, adicionando assim 28 cv e 5,6 kgfm ao conjunto — sistema semelhante ao Fiat Pulse e Fastback. Porém, ainda não há confirmação oficial da Jeep sobre a estreia do sistema híbrido leve.
Renault Kardian

O facelift do Renault Kardian para a linha 2026, previsto para chegar ao mercado brasileiro em breve, irá trazer melhorias bem pontuais ao SUV compacto que é bem criticado no modelo atual. A versão topo, que deixa de se chamar Première Edition e passa a Iconic, estreia nova central multimídia de 12,3 polegadas, em posição vertical e com maior resolução.
O quadro de instrumentos também cresce, saindo dos 7″ para um display digital de 10″, além de painel e bancos com acabamento em couro. Haverá também a nova cor Azul Iron para toda linha.
Volkswagen Taos facelift

O Volkswagen Taos receberá um facelift em 2025, já apresentado na América do Norte e flagrado em testes no Brasil. Por essa mudança, o Taos também mudará de planta e virá de Puebla, México.
O motor segue o 1.4 250 TSI (turbo flex) de 150 cv e 25,5 kgfm, mas com câmbio automático de oito marchas em vez do de seis. A novidade no visual fica na grade, faróis e lanternas redesenhadas, além de pequenos detalhes no interior.
GWM Wey 07 e Haval H9

O Wey 07, primeiro modelo da submarca de luxo da GWM, foi apresentado ao público brasileiro durante o Festival Interlagos. O SUV híbrido plug-in traz seis lugares (configuração 2+2+2), 5,1 m de comprimento e entre‑eixos de 3,05 m.
O motor combina um 1.5 turbo a gasolina com dois elétricos, entregando juntos até 517 cv e 95,1 kgfm, prometendo aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4,9 s

Já o Haval H9 desembarca por aqui também no segundo semestre, confirmado para setembro no Festival Interlagos, como o SUV grande de sete lugares da GWM. Importado inicialmente e depois nacionalizado na fábrica de Iracemápolis (SP), o H9 chega com motor 2.4 turbo diesel de 186 cv e 49 kgfm, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4 com reduzida.
Qual desses SUVs você compraria? Deixe sua opinião nos comentários!




Tem coisa boa vindo, mas é lamentável tirar de linha o Yaris, mas é a lógica do mercado
Gwm wye 07
Yaris Cross
não compraria nenhum.deles !
A maioria lixos para o nosso 3° mundo.
Estou aguardando a chegada do novo VW Tiguan 2026
Prezado, deixa desse discurso, já cansou!
Vai pesquisar quem é a dona da Volvo, uma das melhores fabricantes do mundo. Diz aqui de quê país ela é, mané!
Com certeza o comprador terá várias opções !! Estamos aguardando a Everest 3.0 V6 Diesel ! Mais deve demorar!!