Ao vivo
Home » Novidades » Veja os principais SUVs que irão chegar no segundo semestre de 2025 

Novidades

Bagunçar o mercado

Veja os principais SUVs que irão chegar no segundo semestre de 2025 

Segundo semestre terá lançamentos de Toyota, Honda, Volkswagen e outras marcas de olho no segmento que já representa mais da metade das vendas no país

7 min de leitura

O ano de 2025 já teve lançamentos importantes no segmento de SUVs no Brasil, como o novo Nissan Kicks, o facelift do Honda HR-V, a reestilização do Fiat Fastback e até a estreia do Volkswagen Tera. Mas o segundo semestre ainda promete mais. Com uma agenda cheia de novidades, montadoras como Toyota, Honda, Volkswagen, Chevrolet, GWM e Jeep se preparam para lançar SUVs que devem mexer bastante no mercado.

E não é para menos. Hoje, mais de 53% dos carros novos vendidos no país são SUVs. Isso significa que, a cada 10 veículos emplacados, mais de 5 são SUVs. Vamos conhecer quais serão os utilitários esportivos programados para o segundo semestre de 2025.

Toyota Yaris Cross

Toyota Yaris Cross azul de frente
Toyota Yaris Cross [divulgação]

O Toyota Yaris Cross será o primeiro SUV híbrido (de verdade) flex produzido no Brasil. O SUV compacto será fabricado em Sorocaba (SP), e vai matar o Yaris hatch e sedã, como está ocorrendo na Argentina. O modelo será oferecido com motor 1.5 aspirado nas versões de entrada e um conjunto híbrido pleno nas configurações mais caras, com cerca de 113 cv e consumo urbano estimado em até 32 km/l. 

A faixa de preço deve variar entre R$ 140 mil e R$ 160 mil, e todas as versões devem sair de fábrica com central multimídia com espelhamento sem fio, freio de estacionamento eletrônico e pacote Toyota Safety Sense. A estreia deve ocorrer em outubro.

Honda WR-V

Honda WR-V laranja de frente
Honda WR-V [divulgação]

A nova geração do Honda WR‑V deve estrear em novembro de 2025 em nosso mercado como um SUV compacto mais acessível que o HR‑V. Confirmado pela marca japonesa, ele será fabricado em Itirapina (SP) sobre a plataforma do City com medidas de 4,31 m de comprimento. 

A linha inicial terá duas versões, EX e EXL, ambas equipadas com o motor 1.5 aspirado flex de 126 cv e câmbio CVT, acompanhado por uma opção com motor 1.0 turbo importado da Tailândia de 122 cv, como apurou o Auto+. O conjunto híbrido-flex, no entanto, só deve chegar por volta de 2028, como confirmou Roberto Akiyama à CBN

Geely EX5 

Geely Ex5 prata parado de frente
Geely EX5 [Auto+/ Rafael Pocci Déa]

O Geely EX5 é um SUV médio elétrico que será vendido por uma estrutura compartilhada com a Renault. O veículo vem para disputar espaço com modelos como o BYD Yuan Plus e o Renault Megane E-Tech. 

Com 4,62 metros de comprimento e porte semelhante ao de um Jeep Compass, o EX5 aposta em 218 cv, autonomia superior a 500 km no ciclo CLTC e bateria de 60,2 kWh com carregamento rápido de até 100 kW. O modelo tem previsão de chegar ainda em julho em nosso mercado.

Audi Q6 e SQ6 e-tron 

Novo Audi SQ6 Sportback e-Tron azul estacionado de frente com fundo preto
Audi SQ6 Sportback e-Tron 2025 [Divulgação]

O Audi Q6 e-tron Sportback já está em pré-venda no Brasil, com preços a partir de R$ 624.990. Construído sobre a plataforma PPE, o SUV conta com bateria de 100 kWh, autonomia de 427 km e entrega 387 cv e 54,5 kgfm. 

Já o Audi SQ6 Sportback e-tron parte de R$ 684.990 e gera 517 cv e 80 kgfm de torque, tração integral quattro, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 s e suspensão a ar adaptativa. O modelo também usa a bateria de 100 kWh que carrega de 10% a 80% em cerca de 21 min.

Chevrolet Captiva EV e Spark EUV 

Chevrolet Captiva EV [Auto+ / João Brigato]

O novo Chevrolet Captiva EV desembarca no Brasil no último trimestre de 2025 como um SUV médio totalmente elétrico com 4,75 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. 

O modelo é Importado da China e vendido lá como Wuling Starlight S da joint-venture GM‑SAIC. Ele terá motor elétrico com 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Sua autonomia no ciclo otimista CLTC é de até 510 km, graças a bateria de 60 kWh. 

Chevrolet Spark EUV 2026 azul parado de frente
Chevrolet Spark EUV [Auto + / João Brigato]

Já o Spark EUV já está em pré-venda no Brasil por R$ 159.990, valor que posiciona diretamente contra o BYD Dolphin no segmento de compactos elétricos. 

Fabricado na China pela Wuling para a GM, o modelo tem motor elétrico de 102 cv e 18,4 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos e autonomia de 258 km pelo Inmetro, isso com a  bateria de 42 kWh

Jeep Commander 

Jeep Commander prata parado de frente com casa e árvore ao fundo
Jeep Commander Longitude T270 [Auto+Rafael Dea]

O Jeep Commander 2026 vai receber seu primeiro facelift desde seu lançamento em 2021. O SUV grande já foi flagrado no Brasil em testes sob camuflagem, antecipando alterações discretas no visual, como novas grade, para-lamas reestilizados e novas rodas . É comentado também pela imprensa que o facelift pode trazer o conjunto micro-híbrido, o primeiro da Jeep.

Desta forma o modelo permanece com o conhecido 1.3 turbo flex T270 que trabalharia em conjunto com motor elétrico ligado a bateria de 48 volts, adicionando assim 28 cv e 5,6 kgfm ao conjunto — sistema semelhante ao Fiat Pulse e Fastback. Porém, ainda não há confirmação oficial da Jeep sobre a estreia do sistema híbrido leve. 

Renault Kardian

Renault Kardian de imagem vazada azul de frente
Renault Kardian [Reprodução/@kardian_black]

O facelift do Renault Kardian para a linha 2026, previsto para chegar ao mercado brasileiro em breve, irá trazer melhorias bem pontuais ao SUV compacto que é bem criticado no modelo atual. A versão topo, que deixa de se chamar Première Edition e passa a Iconic, estreia nova central multimídia de 12,3 polegadas, em posição vertical e com maior resolução. 

O quadro de instrumentos também cresce, saindo dos 7″ para um display digital de 10″, além de painel e bancos com acabamento em couro. Haverá também a nova cor Azul Iron para toda linha.

Volkswagen Taos facelift 

Imagem mostra novo VW Taos 2026 vendido nos EUA
Volkswagen Taos 2025 [Divulgação]

O Volkswagen Taos receberá um facelift em 2025, já apresentado na América do Norte e flagrado em testes no Brasil. Por essa mudança, o Taos também mudará de planta e virá de Puebla, México. 

O motor segue o 1.4 250 TSI (turbo flex) de 150 cv e 25,5 kgfm, mas com câmbio automático de oito marchas em vez do de seis. A novidade no visual fica na grade, faróis e lanternas redesenhadas, além de pequenos detalhes no interior.

GWM Wey 07 e Haval H9

GWM Wey 07 verde de traseira
GWM Wey 07 [divulgação]

O Wey 07, primeiro modelo da submarca de luxo da GWM, foi apresentado ao público brasileiro durante o Festival Interlagos. O SUV híbrido plug-in traz seis lugares (configuração 2+2+2), 5,1 m de comprimento e entre‑eixos de 3,05 m. 

O motor combina um 1.5 turbo a gasolina com dois elétricos, entregando juntos até 517 cv e 95,1 kgfm, prometendo aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4,9 s  

Haval H9 diesel cinza parado de frente no asfalto com as rodas dianteiras viradas e árvore ao fundo
Haval H9 [Carnewschina.com]

Já o Haval H9 desembarca por aqui também no segundo semestre, confirmado para setembro no Festival Interlagos, como o SUV grande de sete lugares da GWM. Importado inicialmente e depois nacionalizado na fábrica de Iracemápolis (SP), o H9 chega com motor 2.4 turbo diesel de 186 cv e 49 kgfm, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4 com reduzida.

Qual desses SUVs você compraria? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

6 comentários em “Veja os principais SUVs que irão chegar no segundo semestre de 2025 ”

  1. Marcelo Gimenes

    Tem coisa boa vindo, mas é lamentável tirar de linha o Yaris, mas é a lógica do mercado

  2. Geraldo Apolinário Gama

    Gwm wye 07

  3. Raquel Araújo

    Yaris Cross

  4. João

    não compraria nenhum.deles !
    A maioria lixos para o nosso 3° mundo.
    Estou aguardando a chegada do novo VW Tiguan 2026

    • João Baptista Bomfim Neto

      Prezado, deixa desse discurso, já cansou!
      Vai pesquisar quem é a dona da Volvo, uma das melhores fabricantes do mundo. Diz aqui de quê país ela é, mané!

  5. Agnaldo Eleutério

    Com certeza o comprador terá várias opções !! Estamos aguardando a Everest 3.0 V6 Diesel ! Mais deve demorar!!

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar