A Volkswagen está preparando uma nova reestilização para o ID.4, seu SUV elétrico global. Além de ganhar um visual renovado por fora, o modelo vai passar por mudanças importantes por dentro, e finalmente a principal reclamação será resolvida: o retorno dos botões físicos no painel, algo que muitos consumidores pediam há tempos.
De acordo com informações da revista britânica Autocar, que entrevistou o chefe de desenvolvimento técnico da montadora, Kai Grünitz, o ID.4 (R$ 309.760) vai seguir o novo padrão visual da marca, que foi antecipado pelo conceito ID.2all.
A ideia é criar uma identidade mais coesa entre os modelos elétricos, deixando o ID.4 com um estilo mais baixo, largo e moderno, além de deixar o SUV com uma cara mais familiar e parecida com o futuro ID.2, próximo grande lançamento da VW na Europa, que será um substituto elétrico do Polo e, em sua versão SUV, do T-Cross.

As mudanças também vão chegar no interior, que será completamente reformulado, segundo o site. A Volkswagen quer se distanciar da experiência 100% digital que adotou nos últimos anos e admite que foi um erro tirar todos os comandos físicos.
Por isso, o novo ID.4 terá de volta botões e controles tradicionais, como um botão giratório de volume e comandos físicos para o ar-condicionado, substituindo os comandos sensíveis ao toque.

Os detalhes técnicos ainda não foram revelados, mas a VW deve aproveitar a reestilização para também atualizar o conjunto mecânico do ID.4.
A expectativa é que o modelo receba os novos motores elétricos, baterias maiores para gerar mais autonomia e inversores mais avançados, já usados em carros mais recentes da marca, como o ID.7. Isso deve melhorar a autonomia e o desempenho do SUV.
![Fábrica da Volkswagen em Chattanooga, EUA [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/B2023NR00154_large_edited-1200x719.jpg)
O ID.4 é hoje o carro elétrico mais vendido da Volkswagen no mundo, e essas mudanças fazem parte de um reposicionamento da empresa para manter seus modelos competitivos até o fim da década.
Você prefere botão físico nos carros ou sensíveis ao toque? Deixe sua opinião nos comentários!



