Home » Novidades » Caminho do VW Golf no Brasil ficará mais fácil

Novidades

Caminho do VW Golf no Brasil ficará mais fácil

O Volkswagen Golf poderá "trocar de passaporte" devido aos planos de transferência da produção para o México, segundo um relatório alemão

3 min de leitura

O Volkswagen Golf é um produto legitimamente alemão. A ser importado para o Brasil no ano que vem na versão GTI, seu caminho poderá ficar mais fácil nos próximos anos. Isso porque a VW estuda transferir a produção do hatch do Velho Continente para o México. Tudo para reduzir custos (e indiretamente criar chances de ele voltar para cá em mais versões).

Legado mexicano

Não resta dúvidas de que o Fusca foi o Volkswagen mais popular por décadas, tanto no Brasil quanto globalmente. Sua história começou em 1930, e, no nosso mercado, a produção 100% nacional iniciou em 3 de janeiro de 1959, com um renascimento em 1993 e fabricação até 1996. Mas ele tem um espaço especial no México.

O Fusca foi produzido no México até 2003, sendo um modelo tão importante para o país quanto para o legado da marca. Mas agora o Golf poderá experimentar uma sensação semelhante. Após 50 anos, ele pode sofrer uma transferência da fabricação. Ou seja, deixará de ser feito na Alemanha para a linha de produção no México.

De acordo com o relatório do jornal alemão Handelsblatt, a Volkswagen está com a intenção de transferir a produção do Golf para reduzir custos. Colocá-lo para fora da Alemanha, principalmente para o México, onde já possui uma fábrica, é uma solução prática. Outra opção considerada é a Polônia.

Golf GTI 2024
O Volkswagen Golf GTI será vendido no Brasil a partir do próximo ano [Foto: Divulgação]

Embora o Golf tenha que dividir as atenções com os utilitários esportivos, que rendem margens de lucro mais altas, os custos trabalhistas mais elevados na Alemanha justificam a transferência da produção do Golf. Ou seja, ir para o México, poderia economizar dinheiro para o fabricante a longo prazo.

Ainda de acordo com o Handelsblatt, existe no radar um novo modelo elétrico chamado ID. Golf, previsto para 2028. Ele será construído sobre uma nova plataforma elétrica com tração dianteira.

O Volkswagen Golf GTI é um hot hatch com 265 cv e 37,7 kgfm indo de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos [Foto: Divulgação]

Contudo, é esperado que o atual Golf MK8.5 continue sendo feito ao lado do modelo EV compacto até 2035. Produzir o Golf a combustão no México poderá acarretar alguns problemas em exportações para os Estados Unidos, caso o presidente Donald Trump cumpra a promessa de impor tarifas de importação de 20% sobre os carros importados.

A Volkswagen poderá transferir a produção de alguns modelos para o México, mas ainda é estranho que o Golf seja produzido lá, já que o hatch talvez não justifique esse investimento. Atualmente, a Volkswagen oferece no mercado norte-americano apenas os modelos GTI e R. Ou seja, a planta mexicana serviria mais para abastecer a Europa.

Volkswagen Golf R
O Volkswagen Golf R oferece mudanças mecânicas para produzir 329 cv e 42,8 kgfm [Foto: Divulgação]

O que você acha do Volkswagen Golf? Caso seja dono ou ex-proprietário, conte sua experiência nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “Caminho do VW Golf no Brasil ficará mais fácil”

  1. Rogério beleza

    Tenho um, mexicano 2015, carro topo de linha com teto solar, quase 10 anos e não vejo como sair desse modelo, o Golf é um ícone da indústria mundial. Só troco ele se a Volkswagen trouxer um modelo mais acessível, Golf por Golf.

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar