Mais uma separação no mundo dos carros

Volkswagen quer marca exclusiva para carros esportivos

Os Volkswagen R são conhecidos pela esportividade, mas a marca alemã quer que a linha R vire uma empresa própria

Volkswagen Arteon
Volkswagen Arteon R [Divulgação]

Uma prática comum entre as montadoras é a oferta de uma marca especial que cuida somente de carros esportivos. A Seat tem a Cupra e a Audi tem a Audi Sport. Agora, a Volkswagen quer que os modelos R passem a ser de uma marca separada e que ela seja voltada para o desenvolvimento de carros eletrificados esportivos. Parece que a ideia já saiu do papel e logo mais entrará em prática.

Os carros R da marca alemã surgiram em 2002, com o Golf R32. Logo após vieram o Passat R, Scirocco R, Polo R WRC, Arteon R, o SUV T-Roc R, Tiguan R e até o Touareg R já apareceram para o mercado internacional. Pelos planos da montadora dona do SUV T-Cross, a R será uma marca independente ainda em 2024 e promete trazer novidades ao setor.

O parque temático da Volkswagen localizado em Wolfsburg, na Alemanha, terá um espaço destinado para os carros da R. Por lá, modelos com produção limitada, carros-conceito e seus futuros carros elétricos esportivos serão expostos em uma área de 99,96 M². O espaço será aberto durante o verão alemão, o qual se estende de junho até setembro deste ano. A Volkswagen tem pavilhões como esse para a Seat, Audi, Lamborghini e até a Skoda tem um espaço próprio.

VW T-Roc R [divulgação]
Volkswagen T-Roc R [divulgação]

2023 foi um ano de lucros

Segundo executivos da fabricante automotiva, os carros da linha R vão mudar gradualmente e também serão ampliados conforme a demanda do público. A ideia é que a empresa atenda a atual tendência do mercado, um exemplo é o SUV Touareg híbrido plug-in, o qual possui algum nível de eletrificação. Mas, vai haver também carros com motor a combustão, como é o caso do Golf R reestilizado.

Esse hatch médio receberá atualizações em breve e contará com o motor que pode ser abastecido com gasolina. A decisão da Volkswagen em se separar da R começou em 2020. A marca pretende focar em seu portfólio com mais atenção e a linha R será exclusiva para veículos esportivos. A empresa focada nos esportivos teve um recorde em 2023, quando produziu mais de 35 mil carros e ela espera crescer ainda mais em 2024.

VW Golf R 333 [divulgação]
VW Golf R 333 [divulgação]

Você já andou em um Volkswagen da linha R? Já viu um deles de perto? Conte nos comentários


>>Stellantis troca Fiat 500 por chinês rival do BYD Dolphin Mini

>>Mercedes-Benz Classe G reestilizado tem teaser divulgado

>>As 10 caminhonetes mais rápidas à venda no Brasil