O IAA Mobility Show 2025 está acontecendo na Alemanha e já adiantou diversas novidades. Uma delas é a primeira apresentação do Volkswagen ID.Cross, uma espécie de T-Cross elétrico. O novo SUV movido a bateria da marca alemã vai chegar em 2026, terá desenho com aspecto mais quadrado, diversos itens de série, 211 cv e mais destaques. Será que ele dará o ar da graça por aqui?
Ele foi apresentado ao lado de protótipos do ID.Polo e ID.Polo GTI. E será montado a partir da plataforma MEB+. O T-Cross elétrico deverá ter 4,16 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,58 m de altura. No estilo, o modelo segue a estética do SUV compacto brasileiro mais vendido da sua categoria.
Desse modo, opta por linhas mais retas e aspecto quadrado. Na dianteira, ele terá capô amplo, para-brisa levemente inclinado, faróis interligados e para-choque encorpado. Assim, passa uma imagem mais imponente. Nas laterais, ele segue com linha de cintura alta e as rodas deverão ser de 21 polegadas. Aliás, a coluna C tem desenho semelhante ao do hatch médio Golf.

Spa ambulante
Na traseira, a tampa do porta-malas e o para-choque são salientes. Suas lanternas devem seguir a tendência automotiva atual e serem mais finas e interligadas. Inclusive, o porta-malas do SUV elétrico deve levar cerca de 450 litros de bagagem. Ele ainda terá um espaço sob o banco traseiro com quase 40 litros e tem o frunk, porta-malas dianteiro, com capacidade de aproximadamente 25 litros.
Já o interior do Volkswagen T-Cross elétrico está entre os principais chamarizes. O modelo apostará em diversos botões físicos, assim a marca espera agradar o público novamente. Seu volante deverá ser grande e atrás dele virá uma tela ampla para o painel de instrumentos de 11 polegadas. E ao lado estará a central multimídia com 13 polegadas. Mas, é bom ressaltar que elas não serão integradas, ao menos inicialmente.

No conceito apresentado, o ID.Cross tem acabamento que lembra um spa. Seu console contará com divisão em dois andares. O SUV terá carregador de celular por indução. Ainda nesse sentido, perto do porta-copos na parte inferior da peça, tinha um espaço em que a fabricante colocou folhas de eucalipto. Mas, não há confirmação que este elemento virá no modelo de produção em série.
Virá ao Brasil algum dia?
Sob o capô, o Volkswagen ID.Cross contará com um motor de 211 cv e mais um conjunto de baterias. Contudo, a montadora dona do Nivus não revelou a capacidade do dispositivo. Ela adiantou que a tração será dianteira e a autonomia pelo ciclo WLTP será de 420 km. Tanto o T-Cross quanto os Polos movidos a bateria estão previstos para serem oficialmente revelados em 2026.

Em 2027, a marca mostrará o futuro hatch compacto ID.Every1, um rival para o BYD Dolphin Mini e que lembra a estética do up!. Ainda não há confirmação da vinda de nenhum desses modelos elétricos ao Brasil. Atualmente, a fabricante oferece o SUV ID.4 tanto para assinatura quanto compra e a minivan ID.Buzz para assinatura.
O que você achou do visual do T-Cross elétrico? Faria sucesso se viesse ao Brasil? Conte nos comentários


