
Um dos próximos lançamentos que promete agitar o ano é o Volkswagen Tera. Ele será o novo SUV compacto da marca alemã a ser posicionado pouco acima do Polo. Seu objetivo é atazanar rivais como Renault Kardian e Fiat Pulse. Agora, novos detalhes como itens de série, nomes das versões e até apresentação oficial foram revelados.
De acordo com o Autos Segredos, o Tera terá em seu portfólio as versões Comfort (intermediária) e High (topo). Elas deverão trazer de fábrica itens de condução semiautônoma, como piloto automático adaptativo, seis airbags, assistente de partida em rampas e mais equipamentos. Podemos esperar também por sensor de fadiga e frenagem autônoma de emergência.
Todavia, o assistente de permanência em faixa só deverá ser ofertado como opcional e para a variante mais cara, a High. Freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, Isofix e mais equipamentos também virão de fábrica, já que são obrigatórios. Ainda nesse sentido, o Volkswagen Tera pegará emprestado o motor das versões mais equipadas do Polo.

Revelação oficial acontecerá em breve
O Tera usará o motor 1.0 turbo flex 170 TSI nas versões mais caras. Ele rende 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Flex, o propulsor poderá ser combinado com câmbio automático de seis velocidades. Ainda não há informações acerca do seu tamanho. Há chances que ele use o motor 1.0 MPI, aspirado flex de 84 cv do Polo Track e mais o câmbio manual de cinco marchas.
Ainda não há informações sobre seu tamanho. Mas, o comprimento deverá ficar nos arredores de 4,10 m e o entre-eixos perto de 2,56 m. Em comparação, o Renault Kardian, um dos seus maiores rivais, possui 4,11 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. O Volkswagen Tera terá a montagem concentrada em Taubaté, no interior de São Paulo.

Aliás, ele usará a plataforma MQB A0. Por fim, o Tera será revelado oficialmente no Carnaval 2025 do Rio de Janeiro. Entretanto, seus preços ainda não foram revelados. Mas, ele ficará abaixo dos valores praticados para modelos como Nivus e T-Cross.
Está ansioso para conhecer o Volkswagen Tera de perto? Será que ele vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários