O segmento de SUVs teve uma ascensão surpreendente a partir de 2015. Desde então, diversos modelos foram surgindo e categorias derivadas também deram o ar da graça nos últimos anos. Uma delas é a de subcompactos. Tudo bem que este novo segmento não é tão repleto de modelos, mas dois deles se destacaram bastante nos últimos tempos: Volkswagen Tera e Renault Kardian.
Cada um deles representa um projeto bem especial para sua respectiva montadora. Além disso, eles caíram no gosto dos brasileiros, já que são altinhos, trazem motor turbo e possuem preços mais acessíveis. Agora, o Auto+ se protegeu das faíscas e colocou o SUV subcompacto alemão para bater de frente com o representante francês. Aperte os cintos e prepare-se para o embate.
Estilosos
O Tera é tido como o “SUV do Gol“. E por isso ele aposta em linhas mais ovais. Um dos principais chamarizes do seu visual está na dianteira. Ela tem um aspecto mais imponente, usando de capô elevado, para-brisa levemente inclinado e parte inferior do para-choque escurecida. Inclusive, a peça é saliente e dependendo da versão escolhida, ele traz faróis interligados por uma barra.
Nas laterais, ele dispõe de linha de cintura ascendente, apliques escuros e rack de teto. Já na traseira, a tampa do porta-malas é encorpada e exibe com vontade o símbolo da fabricante e o nome dele em destaque. Suas lanternas são escurecidas e interligadas. Ou seja, o irmão menor do Nivus quer passar uma imagem mais parruda.

Do outro lado, o Kardian não quer apenas passar uma pegada mais robusta. Ele quer também mostrar a nova linguagem visual da Renault. Ele é o primeiro produto da montadora francesa sem ter dedo da Dacia em sua fabricação. Na parte da frente, o SUV francês tem o novo emblema da marca, tem partes escurecidas e a iluminação pode ser dividida em três andares, dependendo da versão escolhida. Dos lados, ele dispõe de caixas de rodas demarcadas, rack de teto funcional e rodas de até 17 polegadas.
Já na parte de trás, o irmão menor do Duster tem lanternas escurecidas, mas não interligadas. Tanto a tampa do bagageiro quanto o para-choque são mais encorpados e seu nome é destacado. Um ponto positivo para os dois rivais é que eles fogem da mesmice na paleta de cores. Eles podem contar com cor azul com teto preto e o Kardian 2026 ainda pode ter teto pintado de prata.

É turbo na veia
Atualmente, um dos mandamentos do segmento automotivo é o modelo dispor de motor turbo. Neste quesito, os dois SUVs subcompactos seguiram à risca essa norma. Contudo, o Tera tem uma leve diferença. O que acontece é que a versão Sem Nome 1.0 MPI é a única da gama a ter propulsor aspirado. A Volkswagen a criou para que ela tivesse preço mais em conta, o que o ajuda a ter altas vendas.
Neste caso, ele dispõe de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas. Aliás, a versão Sem Nome 170 TSI tem o mesmo câmbio, só que conta com o motor turbo flex de 116 cv. A transmissão também pode ser automática de seis marchas. Sem o pedal da embreagem, ele conta com 0 a 100 km/h feito em 11,7 segundos e a velocidade máxima de 184 km/h.

Seu consumo com etanol é de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Já com gasolina, a versão Comfort marca 12,2 km/l e 14,5 km/l, na ordem. Do outro lado, o Renault Kardian só conta com propulsor turbo. Trata-se do 1.0 turbo flex TCe de 125 cv e 22,4 kgfm. Ele trabalha com câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem de seis velocidades e banhado a óleo.
Em relação ao desempenho, a variante Techno tem 180 km/h de velocidade máxima e precisa de 9,9 segundos para chegar aos 100 km/h. Sobre consumo, as médias com etanol são de 8,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Já com gasolina, elas mudam para 12,8 km/l e 13,9 km/l, respectivamente. Aqui, o Kardian sai um pouco na frente por ter mais potência e torque em qualquer versão da linha.

Não acaba mais
Os dois SUVs são bem equipados desde a variante mais básica. O Volkswagen Tera 1.0 MPI Sem Nome, por exemplo, já tem seis airbags, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, faróis e DRL’s de LED de série. Painel de instrumentos de oito ou 10,25 polegadas são destaques. Ele traz sempre a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas. No entanto, é bom pontuar que as versões mais acessíveis trazem rodas de aço de aço com calotas.
Assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade e freios ABS se destacam. Ainda nesse sentido, ele tem vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional e as versões mais caras trazem controle de velocidade e distância adaptativo. Já o Renault Kardian traz de série desde sua versão mais barata painel de instrumentos de sete polegadas, central multimídia flutuante de oito polegadas e faróis de LED.

Um diferencial seu é que o rack de teto é modular e funcional. Desse modo, pode acomodar mais carga com segurança. Ar-condicionado digital é de fábrica em toda a linha. Modo Eco, Isofix, monitoramento da pressão dos pneus também são destaques. Assim como seu rival, as variantes mais baratas contam com rodas de aço protegidas por calotas. Rodas de liga leve? Somente nos Kardian mais caros.
A linha 2026 ainda trouxe novidades. Ele passa a ter o cluster de instrumentos de 10 polegadas de série na versão Iconic, a topo de linha. A multimídia openRlink de 10 polegadas é de série na Techno e Iconic e opcional para as Evolution. Sobre item ADAS, o Kardian tem controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres e ciclistas, alerta de ponto cego e outros itens.

Aqui, o Tera leva a melhor por já ter sido pensado com todos esses equipamentos desde sua concepção. O Kardian precisou ouvir algumas críticas para evoluir na nova linha. Contudo, o acabamento da Renault tem maior percepção de qualidade perante o da Volkswagen.
Cabe todo mundo?
É importante ressaltar que o Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse são SUVs subcompactos. Ou seja, eles são como hatches compactos um pouco mais altinhos. O modelo da Volkswagen conta com 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,47 m de altura e o entre-eixos é de 2,56 m. O porta-malas abriga 350 litros, estando na média da sua categoria.
Por sua vez, o Kardian tem 4,11 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Seu bagageiro acomoda 358 litros, perdendo apenas para o Fiat Pulse com os 370 litros. Ou seja, o Kardian pode ser mais curto e menos largo, mas é mais alto, tem entre-eixos maior e o porta-malas pode levar mais bagagem. Inclusive, os dois têm 20,9 cm de altura em relação ao solo. Dessa forma, enfrentam sem tanto medo as vias mal cuidadas.

Neste quesito, seu uso é o que decidirá a compra. Caso seja um casal ou um casal com um filho, o Tera atenderá sua necessidade sem tanto sofrimento. Já se você precisa de um pouco mais de espaço interno e bagageiro com mais litragem, o Kardian supre sua necessidade com folga. Agora, se você usa o carro para trabalhar ou leva a família para viagens, o mais indicado é que busque um SUV compacto.

Preços
Por fim, uma das partes mais importantes deste comparativo. A Volkswagen espera que o Tera esteja entre os modelos mais vendidos do portfólio atual. Por isso, ela projetou cuidadosamente os preços do seu SUV. Hoje, ele tem valores que variam entre R$ 105.890 e R$ 141.890, desconsiderando os kits opcionais. Com estes preços, o Tera disputa com o Citroën Basalt e Fiat Pulse a atenção de quem busca um SUV barato.
O Renault Kardian quer imprimir uma imagem mais sofisticada, mas isso não quer dizer que seu valor seja tão elevado perante seu rival. Sua faixa de preço fica entre R$ 113.690 e R$ 149.990. De certa forma, ele briga mais diretamente com o modelo da Fiat, já que ele pode beirar os R$ 147 mil em um dos casos. Neste quesito, o Tera leva o ponto.

Entre Volkswagen Tera e Renault Kardian, qual você escolheria? Conte nos comentários



Esse câmbio da Renault já está dando trabalho para vários proprietários, só por isso já pode ser uma bomba. Mas também o carro, não passa de um Sandero Stepway de segunda geração com outro nome. O Tera, apesar de não ser tão diferente disso, tem uma carroceria exclusiva, o que merece uma consideração a mais em favor da Volkswagen. Beleza é gosto, e a minha é que o Tera é bem bonito, o Kardian já é meio pobre e até um tanto quanto monótono.
Todo carro que é lançamento tem problemas, vamos esperar para ver qual os problemas do Tera.
Kardian é top. O motor e transmissão são excelentes e a dirigibilidade fantástica !
Não tem comparação o Kardian com o Tera, a Volkswagen sempre pobre nos acabamentos em plástico. A tecnologia Renault tanto na Mecânica quanto nos acabamentos dão um banho na Volkswagen.
Quem já teve renaut sabe da qualidade dos carros. Kardiam sem dúvida!
O Kardian supera e, muito, o Terá: potência, torque, acabamento, espaço interno, porta malas. Além disso tudo tem uma condução mais prazerosa! O Terá, apenas uma carinha bonita e, nada mais!
O Kardian supera o Tera em potência, torque, acabamento, espaço interno, porta malas. Além disso tudo tem uma condução mais prazerosa! O Terá, apenas uma aparência externa bonita e, nada mais!
Kardian é melhor.
Tem mais jeito de SUV.
Mais alto do solo etc…
Bom desempenho.
Câmbio moderno não deve ser comparado aos de 2 embreagens antigos.
Tinha que comprar o Terá com o Nivus e o Nivus com o Kardian, que para mim, os 3 e o Pulse, estão todos na mesma categoria. Fakes-SVUs