Destaque Novidades

Novo BMW X1 ganha versão elétrica e pode vir para o Brasil em 2023

Terceira geração do X1 aposta na eletrificação e deve desembarcar no mercado brasileiro apenas no próximo ano
Novo BMW X1 M Sport [divulgação]
Novo BMW X1 M Sport [divulgação]

O novo BMW X1 foi revelado pela marca alemã nesta semana. Totalmente renovado em sua terceira geração, o modelo ganhou novos recursos tecnológicos e apostou forte na eletrificação da gama. Tanto que há uma versão 100% elétrica, chamada de iX1, seguindo o atual padrão das nomenclaturas dos modelos eletrificados da montadora.

Em relação ao visual, o SUV evoluiu sem perder a cara de X1. Na dianteira, a grade é grande, mas sem ser exagerada como em alguns dos carros mais recentes. Os faróis ficaram mais esticados e com menos recortes, enquanto que o para-choque está mais vincado e com um detalhe em L nas extremidades. Na versão elétrica, essa peça é pintada de azul.

Na traseira, o novo BMW X1 manteve o conceito de evolução do desenho da geração anterior. As lanternas seguem horizontais, mas agora o formato é irregular, com a peça que invade a tampa do porta-malas sendo mais fina. Todo o sistema de iluminação é em LED, tanto na dianteira quanto na parte de trás do carro.

Novo BMW X1 [divulgação]
Novo BMW X1 [divulgação]
Para completar as mudanças visuais, o para-choque traseiro tem o mesmo elemento em L do frontal e que também recebe uma pintura em azul. As laterais do SUV seguem com poucos vincos e têm um visual mais limpo. O que muda é o tamanho das rodas, que são de 18 polegadas de série, mas contam com as opções de 19 e 20 polegadas como opcional.

Quem deseja um visual mais agressivo, pode optar pelo pacote M Sport, que adiciona elementos mais esportivos ao novo X1. O kit inclui para-choques com desenho mais agressivo e detalhes em preto brilhante. Saias laterais maiores e os arcos das rodas nas cores da carroceria são outros elementos do pacote esportivo.

Novo BMW X1 [divulgação]
Novo BMW X1 [divulgação]
No interior, todas as versões do SUV ficaram mais modernas. O destaque no painel vai para a telona que une o painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas à central multimídia de 10,7. Essas duas telas fazem parte do sistema BMW iDrive 8, que é o mais recente da marca.  

Novo BMW X1 elétrico

Chamado de iX1 pela marca, o novo modelo 100% elétrico será lançado um pouco depois dos irmãos a combustão, que serão vendidos a partir de outubro deste ano na Europa. A versão elétrica é movida por dois propulsores, posicionados em cada um dos eixos, com 312 cv e 50,3 kgfm de torque. Com essa cavalaria, o BMW faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, mas tem velocidade limitada aos 180 km/h.

Novo BMW X1 elétrico [divulgação]
Novo BMW X1 elétrico [divulgação]
Já as baterias são de 64,7 kWh e são posicionadas no assoalho. Elas conseguem fazer o SUV elétrico ultrapassar os 400 km de autonomia, fazendo o iX1 rodar 440 km. Inicialmente, o iX1 vai estrear na configuração xDrive30.

Porém, o novo BMW X1 terá variantes híbridas, além da totalmente elétrica. Serão duas com a tecnologia plug-in, que combinam o motor 1.5 turbo ao elétrico. Na configuração xDrive25e são 245 cv, enquanto os 326 cv só chegam na xDrive30e. A autonomia no modo totalmente elétrico desses modelos é de até 89 km, de acordo com a BMW.

Novo BMW X1 [divulgação]
Novo BMW X1 [divulgação]

Mira no Brasil

Modelos somente a combustão também estarão presentes no novo BMW X1. Serão dois motores a gasolina: 1.5 turbo de 136 cv e 23,4 kgfm e o 2.0 turbo de 204 cv e 32,6 kgfm. Haverá outras duas opções diesel, ambas 2.0. A menos potente terá 150 cv e 36,7 kgfm, enquanto que a de melhor desempenho vai entregar 197 cv e 40,8 kgfm de torque.

Conforme já citado, o novo BMW X1 estreia na Europa em outubro de 2022, com as versões a combustão. Ainda não há nenhuma confirmação inicial de quando o modelo será lançado no Brasil, mas a previsão é que o SUV desembarque no mercado nacional em algum momento de 2023.

>> BMW M440i é tão bom que você esquece como ele é feio | Avaliação

>> Novo BMW Série 3 é revelado sem o bocão e com painel de iX

>> Mercedes-Benz terá rival para Tesla Model 3 e BMW i3 só em 2024

Sobre o autor

Leo Alves

Comente

Clique aqui para comentar