Destaque

Peugeot 3008 Hybrid4 começa a ser vendido na Argentina. Mas e o Brasil?

Promessa de mais modelos eletrificados na linha, Peugeot tem o 3008 Hybrid4 na manga e pronto para o mercado brasileiro

Peugeot 3008 Hybrid4 [divulgação]
Peugeot 3008 Hybrid4 [divulgação]

Enquanto aqui no Brasil a Peugeot pulou alguns degraus no processo de eletrificação e passou a vender um carro 100% elétrico (e-208 GT) antes de um híbrido, lá na Argentina ela seguiu pelo caminho tradicional. Mirando Toyota RAV4 e Ford Kuga, o Peugeot 3008 Hybrid4 estreia no país vizinho, mas quem clama por ele são os brasileiros.

Hoje a Peugeot vende o 3008 no Brasil nas versões Griffe de R$ 254.190 e na GT Pack de R$ 273.790. Ambas são equipadas com motor 1.6 THP quatro cilindros turbo de 165 cv e 24,5 kgfm. Como bebe apenas gasolina, é mais fraco que o Citroën C4 Cactus THP ou que o Peugeot 2008 THP – ambos produzidos no Brasil.

O 3008 vem da Europa e paga mais imposto de importação por isso. Se viesse em versão híbrida, poderia ter preços mais comedidos ou até iguais aos das versões THP. Mas com a vantagem do conjunto híbrido. Para efeito de comparação, temos no Brasil o CAOA Chery Tiggo 8 Pro de R$ 269.990 como o híbrido plug-in mais barato do país.

Peugeot 3008 Hybrid4 [divulgação]
Peugeot 3008 Hybrid4 [divulgação]
A Stellantis tem o Jeep Compass 4xe de R$ 349.990 como alternativa híbrida no segmento, o que poderia atrapalhar as vendas e a vida do Peugeot 3008 Hybrid4 por aqui. Na Argentina, por outro lado, ele não tem de lidar com a concorrência do Compass híbrido e nem mesmo com o 208 elétrico, já que ambos não são vendidos por lá.

300 cv

Vale lembrar que o Peugeot 3008 Hybrid4 combina o já conhecido motor 1.6 THP com um conjunto de motores elétricos para entregar saudáveis 300 cv. O câmbio é do tipo automático de oito marchas e o 4 em seu nome se dá por conta da tração integral. Ela só é possível por conta do motor elétrico traseiro, no mesmo esquema do Compass 4xe.

[divulgação]
[divulgação]
Segundo a Peugeot, o 3008 Hybrid4 faz média de 62 km/l no padrão europeu. Ou seja, gasta toda bateria e depois mede o consumo do motor a combustão por um trecho curto. Apenas no modo elétrico ele consegue rodar até 59 quilômetros. Não há planos da Peugeot agora para lançar o 3008 híbrido no Brasil. Mas como as vendas começaram na Argentina, podemos ter esperanças.

>>Jeep Compass 4xe híbrido tem impulso (elétrico) que faltava | Impressões

>>Tiggo 8 Pro híbrido de 317 cv chega em agosto por R$ 269.990

>>Peugeot 3008 tem itens, dirigibilidade e preço de premium | Avaliação