Destaque

Porsche Macan a gasolina vai conviver com modelo 100% elétrico

Ao que tudo indica, a Porsche não vai matar o Macan a combustão logo de cara, mantendo ele ao lado de seu sucessor elétrico

Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]
Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]

A Porsche vai lançar sua Plataforma Premium Elétrica (PPE) na próxima geração do Macan elétrico, prevista para 2024. Esse SUV zero emissão deveria ter sido revelado este ano, mas foi adiado devido a problemas de software. No entanto, representantes da empresa disseram que o modelo atual a gasolina continuará sendo vendido por alguns anos ao lado de seu equivalente elétrico.

Segundo um novo relatório da Automotive News Europe, o Porsche Macan a gasolina pode ter sua vida prolongada. A Porsche tinha a intenção de descontinuar a versão a combustão nos Estados Unidos em 2025 ou 2026, mas isso agora não acontecerá mais. 

Em vez disso, o novo plano é ver como o será as vendas do elétrico, especialmente desde que o feedback de clientes revelou que simplesmente não existem carregadores suficientes nos EUA.

Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]
Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]

A marca de luxo alemã precisa ter muito cuidado como decide o futuro do Macan, considerando que foi o seu segundo modelo mais vendido em 2022, quando 86.724 unidades foram entregues. Em uma reunião com concessionárias realizada nas Ilhas Canárias, a Porsche disse que eles revisarão o que acontecerá com a versão a gasolina após a resistência dos clientes à infraestrutura inadequada de carregamento, o que pode influenciar negativamente as vendas do modelo elétrico.

Durante a mesma reunião, os revendedores tiveram a chance de ver o Macan elétrico e também o novo Taycan, previsto para lançamento no próximo ano. O conceito Mission X também estava lá, mas a Porsche não disse nada sobre planejar uma versão para produção. No entanto, não seria surpresa se o hipercarro elétrico realmente se tornar um sucessor do 918 Spyder nos próximos anos.

Volkswagen Tiguan
Porsche Macan T [divulgação]

Além do Macan EV, a Porsche está trabalhando em dois SUVs elétricos adicionais, pois a próxima geração do Cayenne deve perder os motores à combustão, enquanto um modelo maior, de três fileiras, também está previsto. Entretanto, o 718 Boxster e o 718 Cayman sairão de cena em 2025 para abrir espaço para carros esportivos elétricos.

O único modelo da linha Porsche que não passará por modificações elétricas em breve é o 911. Entretanto, nos próximos anos haverá uma versão híbrida. Segundo rumores, o GT2 RS será parcialmente eletrificado para gerar mais de 700 cv.

>> Porsche confira SUV elétrico acima do Cayenne e mais EVs

>> 5 carros com fama de indestrutíveis

>> Exclusivo: Jeep Compass trocará motor diesel pelo 2.0 da Rampage