Brasileiro quer o título de 2008

Felipe Massa ainda pode ser campeão de Fórmula 1?

Após quase 16 anos da final do campeonato de 2008, Felipe Massa ainda tenta reverter o resultado do campeonato, mas é justo?

Felipe Massa em 2008 [divulgação]
Felipe Massa em 2008 [divulgação]

Felipe Massa deu um novo passo em sua busca pelo título de campeão mundial de Fórmula 1 de 2008. Para quem não acompanhou a temporada na época, ou sequer era nascido, estamos realmente falando de algo que aconteceu há quase 16 anos. A temporada daquele ano acabou em 2 de novembro de 2008, com Lewis Hamilton, então na McLaren, conquistando o título.

Acontece que no ano seguinte, em 2009, houve uma revelação bombástica. Nelsinho Piquet, demitido da equipe Renault, decidiu denunciar que bateu de propósito no GP de Singapura de 2008. Com a sua batida, o Safety Car entrou na pista e seu companheiro da época, Fernando Alonso (sim, ele já estava na F1), foi beneficiado por ter feito a parada nos boxes antes dos demais, e venceu a prova.

Massa, que era o líder até a batida do compatriota, foi chamado para os boxes. Só que a Ferrari liberou o piloto ainda durante o abastecimento, fazendo seu carro sair dos boxes com a mangueira pendurada. Como resultado, Felipe ficou um bom tempo parado e terminou a prova apenas no 13º lugar.

Felipe Massa em 2008 [divulgação]
Felipe Massa em 2008 [divulgação]

Processo de Felipe Massa

Há muitas nuances nessa história. Quando terminou o GP do Brasil de 2008, que Massa ganhou com méritos e só perdeu o título na última curva, o brasileiro deu respostas maduras. Disse que fez o que estava ao seu alcance, parabenizou Hamilton e tudo mais. 

Obviamente que quando soube da fraude armada pela Renault, Massa adotou uma outra postura. Falou por diversas vezes que foi prejudicado e que a corrida de Singapura deveria ser anulada. No entanto, somente no ano passado ele decidiu entrar com um processo, que foi confirmado ontem, em que o brasileiro pede para que a FIA, Fórmula 1 e FOM sejam responsabilizadas por não tomarem as providências cabíveis na manipulação da corrida em Singapura.

Felipe Massa em 2008 [divulgação]
Felipe Massa em 2008 [divulgação]

Massa decidiu abrir esse processo por conta de uma entrevista de Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1. No ano passado, ele afirmou que sabia, já em 2008, sobre a fraude da Renault, mas acharam melhor não tomarem nenhuma providência. Depois, Bernie disse que não se lembrava de ter dito isso.

Massa campeão é justo?

Particularmente, é praticamente impossível que a Fórmula 1 altere o resultado do campeonato. Massa foi sim prejudicado naquela corrida, mas Hamilton também. Na realidade, exceto Fernando Alonso, todos os demais pilotos foram vítimas da manipulação da Renault.

Felipe Massa em 2008 [divulgação]
Felipe Massa em 2008 [divulgação]

A F1 e a FIA só poderiam mudar o resultado daquela corrida caso tivesse uma denúncia ainda em 2008. Mas isso não aconteceu. Nelsinho e Nelson Piquet até procuraram pessoas ligadas à Fórmula 1, naquele mesmo ano, para dizerem que houve uma fraude. Porém, na hora de realizar a denúncia, segundo informações de jornalistas da época, os dois optaram por não formalizarem. Apenas em 2009, depois da demissão de Nelsinho, isso foi feito.

O caso já foi julgado e houve punições para os líderes da Renault na época. E, por mais que o resultado de Singapura tenha contribuído, não foi o fato determinante daquela temporada. Massa cometeu diversos erros, como no GP da Malásia, quando roda sozinho e abandona (ele era segundo colocado), e no GP da Inglaterra, em que ele roda diversas vezes e termina fora dos pontos. Seu carro também quebrou em duas corridas: na Austrália, abertura do campeonato, e na Hungria, quando ele liderava com folga.

Um campeonato não é decidido apenas em uma prova. Ao longo daquele ano, Massa e Hamilton oscilaram bastante, mas o britânico foi o vencedor nas pistas. Portanto, o brasileiro tem todo o direito de recorrer aos tribunais, e deve receber uma boa indenização por isso. Porém, um piloto com uma história como a dele, não deveria nunca aceitar ser campeão por decisão de um juiz, mas sim por seu desempenho nas pistas.


>> Governo investirá R$ 100 bilhões no setor automotivo

>> BYD Dolphin supera rivais e leva prêmio automotivo japonês

>> Que carro envelheceu mal? | Pergunta da Semana