Destaque Novidades

Red Bull prepara carro de 1.100 cv com tecnologia de Fórmula 1

Expertise da equipe de Fórmula 1 da Red Bull será traduzida para as ruas com um novo esportivo de mais de mil cavalos
Red Bull RB17 [divulgação]
Red Bull RB17 [divulgação]

Com DNA da Fórmula 1, a Red Bull anunciou oficialmente seu primeiro carro não feito para competições, o RB17. Projetado pelo chefe técnico da Red Bulld Advanced Techologies, que também é projetista da equipe de F1 Oracle Red Bull Racing, Adrian Newey, o novo modelo terá produção limitadíssima e valores milionários.

Ao todo serão feitos apenas 50 Red Bull RB17 com preço na casa de 5 milhões de libras esterlinas (o que faz o preço passar de R$ 30 milhões). Mas quem comprar agora precisará esperar até 2025. Além disso, tal qual outros modelos exclusivos, ele poderá ser usado somente em pistas, não sendo liberado uso nas ruas.

Todas as unidades serão feitas em Milton Keynes, na Inglaterra, tendo todo conhecimento e desenvolvimento da equipe de Fórmula 1 da Red Bull. O que se sabe até o momento é que esse hipercarro foi pensado para rivalizar com Aston Martin Valkyrie e Mercedes-AMG One: ou seja, um esportivo puro.

Aston Martin Valkyrie e Red Bull F1 team [divulgação]
Aston Martin Valkyrie e Red Bull F1 team [divulgação]
Prova disso é que ele terá motor V8, mas auxiliado por um sistema híbrido para entregar 1.100 cv de potência. Como a promessa é pesar apenas 900 kg, cada cavalo do motor V8 híbrido precisará mover aproximadamente 800g do Red Bull RB17. Um carro de F1 costuma, em média, ter 1 cv para cada 745 g. Ou seja, é uma relação bem próxima.

Colocando no mundo dos carros brasileiros, apenas para comparação, um Volkswagen T-Cross 1.4 TSI tem motor de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Cada cavalo do SUV precisa empurrar 8,61 kg. Ou seja, quase dez vezes mais que o esportivo da Red Bull. Acelerações insanas e curvas rápidas são a promessa da engenharia da equipe de F1.

>>Stranger Things 4: todos os carros que aparecem na série da Netflix

>>Audi volta a produzir carros no Brasil com Q3 e Q3 Sportback

>>Clientes da Jeep estão confundindo os carros mais caros da marca

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva