Destaque Novidades

Renault Kwid elétrico tem especificações nada animadoras divulgadas

Para chegar aos 100 km/h, o Dacia Spring (Renault Kwid elétrico) precisa de eternos 19,1 segundos
Dacia Spring [divulgação] Renault Kwid elétrico
Dacia Spring [divulgação]

Tido como um dos carros elétricos mais baratos da Europa, o Dacia Spring, vulgo Renault Kwid elétrico, teve suas especificações reveladas. Como já era de se esperar, ele não é um Porsche Taycan em termos de performance, mas os números são menos animadores do que o que se aguardava.

Normalmente carros com versões elétricas são mais rápidos que seus equivalentes a combustão. Mas não é o caso do Dacia Spring. Enquanto o Renault Kwid chega aos 100 km/h em 14,7 segundos, o elétrico demora eternos 19,1 segundos para atingir a mesma velocidade.

Isso tudo é por conta da motorização usada no Kwid elétrico. Ele tem 45 cv e 12,7 kgfm de torque contra 70 cv e 9,8 kgfm da versão flex vendida no Brasil. Contudo, ele é bem mais pesado por conta das baterias: são 970 kg no Dacia Spring contra 806 do Renault Kwid mais pesado.

Dacia Spring [divulgação] Renault Kwid elétrico
Dacia Spring [divulgação]
O Renault Kwid elétrico conta com baterias de íon-lítio de 27,4 kWh capazes de render 305 km de autonomia em circuito urbano. Em trechos mistos, ele chega a 230 km. Segundo a Dacia, o Spring recupera 80% de sua carga total em apenas 56 minutos em um carregador rápido.

Comparando ao Renault Kwid brasileiro, o Dacia Sprint traz algumas diferenças visuais. Ele vem de série com o bagageiro no teto usado pela versão Outsider e tem o mesmo volante do Sandero. Além disso, ele conta com rodas de liga-leve de verdade, não calotas muito bem disfarçadas como no modelo nacional.

Dacia Spring [divulgação] Renault Kwid elétrico
Dacia Spring [divulgação]
O visual apresenta faróis divididos, sendo a porção superior de LED. O segundo bloco luminoso fica no para-choque e tem integração com uma entrada de ar. A grade frontal típica da Renault ganhou pontos cromados para dar uma aparência mais Dacia. Na traseira ele tem para-choque diferente e lanternas de LED.

A Renault prometeu que lançará dois novos carros elétricos no Brasil, sendo um deles o Zoe reestilizado. Nessa lista, o Kwid elétrico pode fazer sentido para o nosso mercado. Ele poderia facilmente ser o elétrico mais barato do país, considerando os valores iniciais do subcompacto por aqui. Será que vem?

Dacia Spring [divulgação] Renault Kwid elétrico
Dacia Spring [divulgação]

>>Lada da nova chance à primeira geração do Renault Logan

>>Renault anuncia 5 novidades no Brasil e motor turbo feito com a Mercedes

>>Renault Bigster pode brigar com Compass, Taos e Corolla Cross no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Excelente veículo! É exatamente este tipo de veículo popular, simples e consequentemente mais barato que precisamos!
    Nao adianta fazer carro elétrico de luxo, gem que popularizar.