Ao que tudo indica, a primeira representação física do casamento entre Peugeot e Fiat se manifestará na Jeep em 2025. Para essa data, segundo apuração exclusiva do Auto+, está marcado o lançamento da segunda geração do Jeep Renegade. Mas o mais importante é que ele deixará de ser feito em Goiana por conta disso e a culpa é da nova base Peugeot.
A Stellantis já anunciou que todos os seus futuros produtos serão construídos sobre quatro plataformas. Os modelos compactos e alguns médios usarão a base SLTA Small, uma evolução da CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3. Já modelos médios e grandes com tração dianteira mais sofisticados usam a STLA Medium, baseada na EMP2 do Peugeot 3008.
Para o segmento de carros grandes com tração traseira, a base Giorgio da Alfa Romeo será transformada em STLA Large, enquanto caminhonetes e SUVs chassi sob carroceria terão a base STLA Frame. Com isso, aos poucos as plataformas atualmente usadas no Brasil pela Jeep, Peugeot, Citroën e Fiat, deve ser gradualmente substituída em alguns modelos.
![Plataformas Stellantis [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/09/Stellantis_1_edited-750x450.jpg)
De Fiat para Peugeot
A grande questão é a base Small Wide 4×4. Ela seguirá sendo usada pela Stellantis em projetos nacionais da Fiat, Jeep e até RAM. Dois modelos atualmente estão em desenvolvimento utilizando essa base: especificamente a inédita RAM Dakota/1200, que será uma caminhonete monobloco com tamanho de Hilux e o futuro SUV da Fiat Toro.
Ou seja, ainda há longevidade para a base em projetos nacionais. Contudo, modelos como os Jeep Compass e Renegade, que são globais, migrarão para a base da Peugeot na mudança de geração. No Brasil, o Renegade será o primeiro modelo a fazer isso, especificamente em 2025, quando a primeira geração completa dez anos de Brasil.
![Fábrica Fiat em Betim [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/09/000-AMorteDaMedicina_edited-750x450.jpg)
Novo Renegade
Apresentado internacionalmente em 2014, o Jeep Renegade foi reestilizado pela primeira vez em 2018 e mais recentemente em 2022. A última mudança visual, porém, é exclusiva do Brasil para segurar o modelo até 2025. É bem possível que a Jeep não lance essa reestilização lá fora por conta da proximidade do lançamento da nova geração.
![Plataforma CMP Peugeot [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/09/psa-plataforma-cmp_edited-750x450.jpg)
Diferentemente da primeira geração que foi pensada de maneira global com pouca participação do Brasil, a nova terá nossos país com protagonista. Afinal, o Brasil é o maior mercado do Jeep Renegade no mundo. Com isso, prioridades do nosso país como espaço interno mais generoso e porta-malas maior serão prioridades
![Jeep Renegade Trailhawk [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/09/jeep_renegade_trailhawk_t270_4_4_62_edited-750x450.jpg)
Corações separados
Uma questão que ainda é bastante pertinente é quanto a tração nas quatro rodas. A base CMP / STLA Small não tem nenhum carro hoje que conte com tração 4×4. Isso é um elemento essencial para a Jeep, especialmente por conta das versões off-road Trailhawk. Mudanças devem ser feitas para atender a essa demanda.
![Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/01/Fiat-Pulse-Impetus-16_edited-750x450.jpg)
Como o posicionamento da Jeep é mais premium que da Fiat, o motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque também deverá ser mantido. Contudo, a base precisará de mais modificações para isso, já que foi pensada somente para motores três cilindros.
![[Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/08/Jeep-Renegade-Sport-26_edited-750x450.jpg)
Na Stellantis é regra que todo modelo com base CMP tenha uma versão elétrica. O Citroën C3 por enquanto é o único que foge a essa mandatória, mas há rumores de que ele ganhe uma variante elétrica para a Europa. Para a Jeep na Europa, o Renegade elétrico será mais do que essencial.
![Peugeot e-208 GT [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/Peugeot-e-208-16-750x450.jpg)
>>Fiat Fastback 2023: preços, versões e tudo sobre o novo SUV
>>Jeep Renegade Sport é o SUV do custo-benefício forte | Avaliação
>>Segredo: SUV da Fiat Toro pode finalmente sair do papel


![Jeep Renegade 2025 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/43763769_10156801999289241_57585134798372864_n_edited.jpg)
Jeep mais generalista do que nunca, e Stellantis vai sepultando uma a uma as marcas tradicionais americanas, rip +Chrysler e Dodge+
É verdade. Essas icônicas marcas sempre ofereceram ao mercado consumidor, excelentes produtos, porém infelizmente nunca foram nacionalizados.