Desde que o projeto do novo Jeep Compass (J4U) começou a rodar, muitos rumores são falados sobre o carro. Mas agora uma bomba atingiu a sede da Stellantis. O SUV poderá mudar de plataforma porque a pretendida STLA Medium não atende a alguns requisitos que a fabricante de Renegade e Commander deseja.
Segundo fontes ligadas ao projeto do novo Jeep Compass (J4U), o modelo tem sido tocado em parceria entre as engenharias da Europa, Brasil e EUA. A nova geração do SUV médio é extremamente essencial para as pretensões globais da Jeep, sendo ele o único produto que será vendido nos quatro cantos do mundo com um volume forte.
Tudo uma questão de berço
A ideia, a princípio, era que ele usasse a plataforma SLTA Medium, a mesma que está presente no novo Peugeot 3008 e que será usada em todos os carros do grupo com porte médio e até alguns grandes. A base, entretanto, tem se mostrado muito cara para o que a Jeep quer com o novo Compass. Só que o Brasil quer convencer a matriz a não mudar a base.
![Peugeot 3008 [INPI]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/06/WOIqgTgq-peugeot_e-3008_gt_30_edited-1320x792.avif)
Para que a nova geração do SUV mantenha seu legado, ele precisa ser bem robusto e ter possibilidade de tração 4×4 com reduzida. Hoje, nenhum modelo da Stellantis com STLA Medium conta com esse recurso. E é algo extremamente necessário para o Compass, especialmente por conta da versão Trailhawk.
Com isso, nos corredores, a Jeep já estuda a possibilidade de usar a plataforma Small Wide 4×4 atual para a nova geração do Compass. Como a base ainda tem vida longa por conta de Commander, Fiat Toro e Ram Rampage, além do Alfa Romeo Tonale e do Dodge Hornet, não seria necessário trocar a plataforma às pressas para atender à exigência da Peugeot.
![Alfa Romeo Tonale [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/10/alfa_romeo_tonale_veloce_plug-in_hybrid_q4_836_edited-1200x722.jpg)
De onde vem essa base?
Considere que a plataforma Small Wide é de 2010, tendo sido aplicada pela primeira vez nos primos Fiat Doblò, Ram ProMaster City e Opel Combo. Contudo, ela ganhou o mundo em 2014 com Jeep Renegade e Fiat 500X. O Dodge Hornet e o Alfa Romeo Tonale são os produtos mais recentes com ela fora do Brasil, tendo sido lançados em 2022.
Já a Ram Rampage é o carro mais novo com essa base, tendo feito sua estreia em 2023. Isso garante uma maior longevidade da plataforma a médio prazo, permitindo que o Compass novo seja produzido na mesma plataforma para manter os custos de produção baixos. Afinal, fora o Renegade, que vai para a CMP, nenhum dos outros tem uma nova geração em vista.

Você acha que a Jeep deveria manter a plataforma atual do Compass na nova geração ou migrar para a base da Peugeot? Conte nos comentários.
![Jeep Compass [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/jeepred_compass_6_edited-1200x721.jpg)


É o que eu digo do Renegade. A nova plataforma não pode mudar a solidez e robustez que a Small Wide tem. Vai perder um trunfo dos Jeeps em relação a concorrência.
Mas se o novo Compass já tá pra ser apresentado (falam já nos próximos meses), duvido que a filial brasileira consiga convencer a matriz disso. O carro já deve tá pronto com a STLA, só nos ajustes finais antes da apresentação.
Sempre desconfiei da vinda da STLA medium para as fábricas brasileiras. Modelos de categoria superior não são o foco da produção nacional, infelizmente; aqui o que movimenta o mercado são as plataformas de origem no segmento B, como é o caso da própria Small Wide. Será que teremos uma versão "exclusiva", com aparência do europeu mas com plataforma antiga?
Quando começam essas "sinergias" é difícil manter as idiossincrasias das marcas. Não houvesse tido a fusão, a FCA teria investido na sua própria plataforma nova, com toda a capacidade off road necessária. Para cortar custos, estão aproveitando a plataforma que a PSA já tinha. É possível, contudo, que no Brasil adaptem o visual do novo em cima da Small Wide; não duvidaria disso.
Simplesmente não acredito nesta hipótese!
Essa plataforma antiga é muito boa o aço e o reforço estrutural, passando para cmp da Peugeot vai ficar mais barato e a estrutura um pouco mais frágil, mais a montadora está visando lucro, pq a plataforma da Peugeot e bem mais lucrativo que da jeep!
A questão é que a base da Peugeot é mais moderna, mais leve e mais tecnológica
essa desculpa de robustez é pra justificar
nao duvidem de ter um Compass na Small Wide pro mundo e aqui fazer uma gambiarra no atual
essa base é pesada, o Compass perde muito em eficiência por causa dela
e essa robustez do 4×4 pode muito bem ser trabalhada em plataformas mais modernas
isso é corte de custo
Só trouxa acredita nessa lorota
isso é desculpa pra corte de custo na cara dura!
a small Wide é moderna, leve, já preparada pra versões elétricas, modular, tem possibilidade de ser bem mais eficiente e espaçosa e da muito bem pra aproveitar e ter versão 4×4 inclusive não foi falado que é impossível da small Wide ter, apenas que hoje não tem.
Compass não tem o nome e a tradição de um Wrangler ou Cherokee pra que seja obrigatório ter 4×4 com reduzida.
hoje tá mais que provado que eles querem lucro e eficiência financeira. A Jeep já passou dessa história de ter que ser toda tradicional quando criou o Renegade 10 anos atrás e dobrou a aposta com o Avenger que é um compacto europeu total impensável pra marca anos atrás
Pra deixar a CMP tão boa em estrutura e robustez quanto a Small Wide, vai ter que colocar reforços que a deixarão tão pesada quanto. Alias, o 2008 pesa só 40Kg a menos que o 500X. O 3008 é mais pesado que o Compass. A Small Wide não é tão pesada assim como dizem não.
Outra coisa que precisa mexer também é na suspensão. Já viu o curso do amortecedor dos Jeep? A caixa de roda levanta uns 30 ou 40 cm até o pneu sair do chão.
Claro, tudo isso fora o 4×4. A Small Wide é tão feita pra isso que tem um local exclusivo pra colocar o eixo-cardã e não deixar o escapamento pendurado fora da estrutura do carro, como é no Duster ou Ecosport, por exemplo.