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Bomba: nova geração do Jeep Compass pode ter plataforma velha

Desde que o projeto do novo Jeep Compass (J4U) começou a rodar, muitos rumores são falados sobre o carro. Mas agora uma bomba atingiu a sede da Stellantis. O SUV poderá mudar de plataforma porque ...

3 min de leitura

Desde que o projeto do novo Jeep Compass (J4U) começou a rodar, muitos rumores são falados sobre o carro. Mas agora uma bomba atingiu a sede da Stellantis. O SUV poderá mudar de plataforma porque a pretendida STLA Medium não atende a alguns requisitos que a fabricante de Renegade e Commander deseja.

Segundo fontes ligadas ao projeto do novo Jeep Compass (J4U), o modelo tem sido tocado em parceria entre as engenharias da Europa, Brasil e EUA. A nova geração do SUV médio é extremamente essencial para as pretensões globais da Jeep, sendo ele o único produto que será vendido nos quatro cantos do mundo com um volume forte.

Tudo uma questão de berço

A ideia, a princípio, era que ele usasse a plataforma SLTA Medium, a mesma que está presente no novo Peugeot 3008 e que será usada em todos os carros do grupo com porte médio e até alguns grandes. A base, entretanto, tem se mostrado muito cara para o que a Jeep quer com o novo Compass. Só que o Brasil quer convencer a matriz a não mudar a base.

Peugeot 3008 [INPI]
Peugeot 3008 [divulgação]

Para que a nova geração do SUV mantenha seu legado, ele precisa ser bem robusto e ter possibilidade de tração 4×4 com reduzida. Hoje, nenhum modelo da Stellantis com STLA Medium conta com esse recurso. E é algo extremamente necessário para o Compass, especialmente por conta da versão Trailhawk.

Com isso, nos corredores, a Jeep já estuda a possibilidade de usar a plataforma Small Wide 4×4 atual para a nova geração do Compass. Como a base ainda tem vida longa por conta de Commander, Fiat Toro e Ram Rampage, além do Alfa Romeo Tonale e do Dodge Hornet, não seria necessário trocar a plataforma às pressas para atender à exigência da Peugeot.

Alfa Romeo Tonale [divulgação]
Alfa Romeo Tonale [divulgação]

De onde vem essa base?

Considere que a plataforma Small Wide é de 2010, tendo sido aplicada pela primeira vez nos primos Fiat Doblò, Ram ProMaster City e Opel Combo. Contudo, ela ganhou o mundo em 2014 com Jeep Renegade e Fiat 500X. O Dodge Hornet e o Alfa Romeo Tonale são os produtos mais recentes com ela fora do Brasil, tendo sido lançados em 2022. 

Já a Ram Rampage é o carro mais novo com essa base, tendo feito sua estreia em 2023. Isso garante uma maior longevidade da plataforma a médio prazo, permitindo que o Compass novo seja produzido na mesma plataforma para manter os custos de produção baixos. Afinal, fora o Renegade, que vai para a CMP, nenhum dos outros tem uma nova geração em vista.

Jeep Compass Blackhawk [Auto+9 / João Brigato
Jeep Compass Blackhawk [Auto+9 / João Brigato

Você acha que a Jeep deveria manter a plataforma atual do Compass na nova geração ou migrar para a base da Peugeot? Conte nos comentários.



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8 comentários em “Bomba: nova geração do Jeep Compass pode ter plataforma velha”

  1. RO

    É o que eu digo do Renegade. A nova plataforma não pode mudar a solidez e robustez que a Small Wide tem. Vai perder um trunfo dos Jeeps em relação a concorrência.

    Mas se o novo Compass já tá pra ser apresentado (falam já nos próximos meses), duvido que a filial brasileira consiga convencer a matriz disso. O carro já deve tá pronto com a STLA, só nos ajustes finais antes da apresentação.

  2. passis

    Sempre desconfiei da vinda da STLA medium para as fábricas brasileiras. Modelos de categoria superior não são o foco da produção nacional, infelizmente; aqui o que movimenta o mercado são as plataformas de origem no segmento B, como é o caso da própria Small Wide. Será que teremos uma versão "exclusiva", com aparência do europeu mas com plataforma antiga?

  3. passis

    Quando começam essas "sinergias" é difícil manter as idiossincrasias das marcas. Não houvesse tido a fusão, a FCA teria investido na sua própria plataforma nova, com toda a capacidade off road necessária. Para cortar custos, estão aproveitando a plataforma que a PSA já tinha. É possível, contudo, que no Brasil adaptem o visual do novo em cima da Small Wide; não duvidaria disso.

  4. msof

    Simplesmente não acredito nesta hipótese!

  5. Neto peres

    Essa plataforma antiga é muito boa o aço e o reforço estrutural, passando para cmp da Peugeot vai ficar mais barato e a estrutura um pouco mais frágil, mais a montadora está visando lucro, pq a plataforma da Peugeot e bem mais lucrativo que da jeep!

  6. Bart

    A questão é que a base da Peugeot é mais moderna, mais leve e mais tecnológica
    essa desculpa de robustez é pra justificar
    nao duvidem de ter um Compass na Small Wide pro mundo e aqui fazer uma gambiarra no atual

    essa base é pesada, o Compass perde muito em eficiência por causa dela
    e essa robustez do 4×4 pode muito bem ser trabalhada em plataformas mais modernas
    isso é corte de custo

  7. Bart

    Só trouxa acredita nessa lorota
    isso é desculpa pra corte de custo na cara dura!
    a small Wide é moderna, leve, já preparada pra versões elétricas, modular, tem possibilidade de ser bem mais eficiente e espaçosa e da muito bem pra aproveitar e ter versão 4×4 inclusive não foi falado que é impossível da small Wide ter, apenas que hoje não tem.
    Compass não tem o nome e a tradição de um Wrangler ou Cherokee pra que seja obrigatório ter 4×4 com reduzida.
    hoje tá mais que provado que eles querem lucro e eficiência financeira. A Jeep já passou dessa história de ter que ser toda tradicional quando criou o Renegade 10 anos atrás e dobrou a aposta com o Avenger que é um compacto europeu total impensável pra marca anos atrás

  8. RO

    Pra deixar a CMP tão boa em estrutura e robustez quanto a Small Wide, vai ter que colocar reforços que a deixarão tão pesada quanto. Alias, o 2008 pesa só 40Kg a menos que o 500X. O 3008 é mais pesado que o Compass. A Small Wide não é tão pesada assim como dizem não.

    Outra coisa que precisa mexer também é na suspensão. Já viu o curso do amortecedor dos Jeep? A caixa de roda levanta uns 30 ou 40 cm até o pneu sair do chão.

    Claro, tudo isso fora o 4×4. A Small Wide é tão feita pra isso que tem um local exclusivo pra colocar o eixo-cardã e não deixar o escapamento pendurado fora da estrutura do carro, como é no Duster ou Ecosport, por exemplo.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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