A nova geração do BYD Dolphin já começou a ser testada na China, completamente camuflada, mas deixando escapar sinais claros de um projeto mais maduro e robusto. O hatch elétrico passará por uma grande reestruturação técnica e visual, como uma nova plataforma para adotar novas tecnologias.
As imagens publicadas pelo site CarNewsChina mostram o carro compacto mais vendido da China, que inclusive já foi também no Brasil, recheado de camuflagem pesada e com estreia prevista para junho e agosto de 2026, já como linha 2027.
A carroceria aparenta trazer um visual mais encorpado, capô redesenhado e faróis dianteiros mais finos. Mesmo sob camuflagem pesada, dá pra notar que o Dolphin ficou mais largo e com postura mais baixa.
Nova plataforma e possíveis versões híbridas

A grande novidade técnica está na adoção da E-Platform 4.0, substituindo a atual E-Platform 3.0. Essa base é mais moderna e permite tração traseira, algo inédito para o Dolphin. Além disso, traz componentes elétricos mais integrados, o que reduz o número de cabos, o peso e o custo de produção.
O sistema também foi aprimorado para ter uma melhor eficiência e estabilidade, com suspensão multilink em todas as versões, uma configuração hoje restrita apenas ao Dolphin Plus.

Outro ponto é o uso das novas baterias Blade 2.0, que têm células mais estreitas, com melhor desempenho em baixas temperaturas. Segundo dados preliminares divulgados pelo site, a versão topo de linha poderá superar 520 km de autonomia no ciclo otimista chinês CLTC.
Mas a novidade que mais chamou atenção nos flagras é a presença de um silenciador de escape, o que sugere que o Dolphin pode ganhar uma versão híbrida, algo inédito na linha. Essa configuração usaria um motor a combustão acoplado a um câmbio e-CVT, trabalhando em conjunto com o motor elétrico.

A BYD já havia prometido uma nova geração de baterias híbridas capazes de rodar até 2.000 km com um tanque de gasolina, cenário esse que pode acontecer com Dolphin híbrido no futuro.
Interior mais tecnológico
Por dentro, o Dolphin 2027 deve adotar o sistema multimídia DiLink 5.0, com processador Qualcomm 8295 e resposta de voz em apenas 0,8 segundo. A central flutuante deverá ser maior, e o painel, mais limpo e horizontal. Entre os novos recursos esperados, estão o assistente de condução nível 2+ e o sistema de navegação semiautônomo em rodovias.
Design e dimensões

Externamente, o hatch deve manter as proporções da geração atual, com 4,28 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura, além de entre-eixos de 2,70 m. As rodas terão novos desenhos de 16 e 17 polegadas.
O preço deve continuar competitivo lá na China, variando entre 99.800 e 129.800 yuans, o equivalente a cerca de R$ 75 mil a R$ 98 mil na conversão direta.
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