Hatch médio quase grande

BYD pode salvar os hatches médios com o inédito Seal 06 GT?

A maioria das fabricantes está desistindo do segmento de hatches médios, mas será que a BYD pode salvá-lo?

BYD Seal 06 GT [reprodução]
BYD Seal 06 GT [reprodução]

Atualmente no Brasil não existe sequer uma fabricante que faça um hatch médio localmente. Para piorar a situação, só a Nissan com o Leaf representa as marcas não de luxo nesse segmento, já que o Chevrolet Cruze Sport6 morreu. Mas, mesmo em uma categoria definhante, a BYD acredita haver espaço, como o flagra comprova.

Visto sem camuflagem na China, o inédito BYD Seal 06 GT será o primeiro hatch médio da história da marca chinesa. Ele será posicionado acima do Dolphin e terá papel importante para a marca: atrair consumidores jovens e que querem um hatch esportivo. Além disso, o Seal 06 GT será uma maneira de a BYD atrair um consumidor que a Tesla sequer cogita ter.

O modelo havia sido apresentado como conceito como BYD Seal X, mas seu nome oficial será Seal 06 GT. Enquanto no Brasil o nome Seal representa um modelo, lá fora a marca já o transformou em linha. Temos: Seal EV vendido aqui, Seal DM-i híbrido, Sel 06 que é versão sedã curta, além do Seal U, que é o Song Plus.

BYD Seal 06 GT [reprodução]
BYD Seal 06 GT [reprodução]

Médio quase grande

O novo Seal 06 GT será o primeiro hatch da linha e o menor de todos os modelos. Ele tem 4,63 m de comprimento, algo bem generoso para um hatch médio. Para efeito de comparação, ele é 19 cm mais longo que um Chevrolet Cruze Sport6 e apenas 5 cm mais curto que um GWM Haval H6, que é um carro grande.

Além disso, são 1,88 m de largura, equivalente à largura de um Honda Accord e 1,49 m de altura, o que o deixa 8 cm mais baixo que um Dolphin. Já o entre-eixos de 2,82 m é apenas 7 cm mais curto do que de um BMW Série 5 da nova geração. Ou seja, o Seal 06 GT periga até ser considerado um hatch grande – tipo de modelo que não existe há anos.

Na parte mecânica ele terá versões de 203 cv e motor traseiro ou de 285 cv com tração nas quatro rodas. A BYD oferecerá variantes com bateria de 59,59 kWh e 505 km de autonomia ou de 72,96 kWh e 605 km de autonomia. A versão com tração integral será vendida somente com autonomia de 550 km, mas com a bateria maior.

Você acha que o BYD Seal 06 GT fará sucesso caso seja vendido no Brasil? Conte nos comentários.


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