SUV 100% elétrico de 7 lugares foi para clínica estética

BYD Tan reestilizado chega ao Brasil escondido

Após uma ida para a clínica estética, o BYD Tan chegou ao Brasil em suas primeiras unidades com visual retocado e melhorias mecânicas

Tan reestilizado
BYD Tan reestilizado [Henrique Rodriguez/ Quatro Rodas/ Reprodução]

SUV 100% elétrico, o BYD Tan conquistou seus fãs ao unir a tecnologia com o amplo espaço interno para até 7 pessoas. O modelo, que ainda possui aspecto atualizado, já começou a desembarcar no Brasil com um leve tapa no visual. Entretanto, quem vai chamar atenção é sua mecânica atualizada e melhorada.

A equipe do site Autoesporte esteve no centro de peças da montadora chinesa e que fica localizado em Cariacica, no Espírito Santo. Lá eles puderam ver de perto o SUV Tang, batizado em solo brasileiro de Tan, sair dos contêineres. Na parte visual, o Tan reestilizado virá com novo para-choque dianteiro e a grade passa a ser fechada e cromada, o que dá um ar de invocado ao SUV grande. Já na traseira, apliques foram adotados no para-choque traseiro. Todavia, o modelo segue o padrão do Dolphin Mini e Dolphin e não vem com a palheta do vidro traseiro.

Como é um modelo importado, o BYD Tan vem com outro nome. Internacionalmente, ele atende pelo nome de Tang, como o famoso suco em pó. Só que o SUV de 7 lugares também virá com novas rodas de liga leve de 21 polegadas. Seu interior contará com novo volante, agora com sigla da BYD em relevo. O painel de instrumentos é 100% digital e tem tela de 12,3 polegadas. Já a central multimídia tem tela giratória de 15,6 polegadas, conta com sistema DiLink 4.0 e tem acesso ao recurso 5G de internet. O que pode mudar de fato é o acabamento tanto do painel quanto dos assentos.

SUV elétrico
BYD Tan reestilizado [Henrique Rodriguez/ Quatro Rodas/ Reprodução]

Mecânica mudou bastante

No Tan reestilizado, quem mais mudou foi sua mecânica. Ele virá equipado com as baterias Blade feita de lítio, ferro e fosfato e que é à prova de fogo. A capacidade aumentou para 108,8 kWh. A capacidade de recarga em corrente contínua vai subir para 140 kW. Então, o modelo precisará de 30 minutos para carregar de 20% até 80%. Já em uma tomada de corrente alternada, a velocidade do carregamento é de até 11 kW. Um dos rumores desta nova bateria, é que ela seja capaz de fornecer energia para outros itens eletrônicos. Esse recurso está presente no modelo ofertado na Europa e China, todavia não foi confirmado se virá ao Brasil.

Já que a bateria teve um aumento em sua capacidade, a autonomia do BYD Tan reestilizado também cresceu. Segundo o ciclo europeu WLTP, o SUV elétrico poderá rodar até 530 km. Contudo, o ciclo do Inmetro é mais realista e trará um outro valor. Seus motores elétricos renderão 517 cv e 71,3 kgfm de torque, um pouco mais do que os 69,3 kgfm atuais. Desse modo, a aceleração de 0 a 100 km/h do SUV será de 4,4 segundos. Outra possível novidade do modelo é que ele venha equipado com a suspensão DiSus-C. De acordo com a equipe da Quatro Rodas, esse conjunto tem uma calibração diferente do sistema atual e eles se ajustam ao modo de condução do piloto.

Tan reestilizado
BYD Tan reestilizado [Divulgação]

Dessa forma, como as primeiras unidades do SUV já estão no Brasil, logo ele chegará as concessionárias da marca chinesa. Preço e data oficial de apresentação ao público ainda não foram revelados.

O que você acha do BYD Tan? Teria um SUV 100% elétrico na sua garagem? Conte nos comentários


>>Porsche 911 híbrido chegará ainda em 2024

>>Fiat faz promoção e Mobi volta a ser o carro mais barato do Brasil

>>Felipe Massa ainda pode ser campeão de Fórmula 1?