O Auto+ flagrou o SUV chinês Changan CS75 Plus rodando camuflado no interior de São Paulo, reforçando que o retorno da marca chinesa ao Brasil está cada vez mais próximo. A fabricante, que ficou conhecida no passado como Chana, atuou por aqui entre 2006 e 2016 vendendo minivans e pequenos caminhões, mas agora chega com outra proposta.
A meta é disputar espaço no segmento de SUVs médios e médios-grandes, enfrentando desde Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, até modelos maiores como GWM Haval H6, BYD Song Plus e Jeep Commander.
Porte de Jeep Commander
Na China, o CS75 Plus é um dos modelos mais recentes da Changan e chama atenção pelo porte de 4,77 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,80 m — dimensões bem semelhante do Jeep Commander, mas com configuração para apenas cinco lugares.

O design segue a linguagem mais moderna da Changan, com grade frontal ampla em padrão de filetes verticais, um filete iluminado que atravessa os faróis, assinatura de LED marcante e para-choque com elementos cromados discretos.
Na traseira, lanternas interligadas que invadem os para-lamas e um acabamento esportivo, com saídas de escape duplas integradas ao para-choque. As rodas variam de 19 a 20 polegadas, e as maçanetas são retráteis, o que ajuda no coeficiente aerodinâmico.
Incrivelmente, não é híbrido nem elétrico


No mercado chinês, o CS75 Plus é vendido com duas opções de motor a gasolina, ambas turbinadas. A configuração 1.5 rende 189 cv e 31 kgfm de torque, enquanto a 2.0 chega a 232 cv e 39,8 kgfm. O câmbio é sempre automático de oito marchas da Aisin, reconhecido pela suavidade e robustez, e a tração é dianteira.
O interior é um dos destaques do modelo. O painel reúne três telas integradas que somam 37 polegadas, sendo quadro de instrumentos, central multimídia e tela auxiliar para o passageiro.

O acabamento mistura couro, materiais macios ao toque e visual minimalista, com poucos botões físicos. Entre os recursos de conforto e tecnologia, estão ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico com memória, sistema de som premium, teto solar panorâmico e carregador de celular por indução.
Na parte de segurança, o CS75 Plus oferece o sistema ADAS de nível 2, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, manutenção e centralização em faixa, estacionamento automático e câmeras instaladas nos retrovisores para ampliar a visão lateral. Câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de ponto cego e reconhecimento de placas também estão no conjunto.


Ainda não há uma data oficial para o lançamento no Brasil, mas os testes indicam que a estreia está próxima. Há rumores de que a operação nacional da Changan pode contar com suporte da CAOA, e que o CS75 Plus será uma das apostas para criar uma imagem mais sofisticada para a marca no país.
O modelo chega com a proposta de motor a combustão, estratégia diferente de todas marcas chinesas que chegam ao Brasil com seus primeiros lançamentos, sempre priorizando elétricos e híbridos.
Você acha que o CS75 Plus teria força para competir com os líderes do segmento de SUVs no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!n no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!



