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Flagra: Changan CS75 Plus é visto em testes no Brasil e pode ser rival de Compass e Haval H6

SUV grande com porte de Jeep Commander aposta em espaço interno, tecnologia e motores turbo de até 232 cv

4 min de leitura

O Auto+ flagrou o SUV chinês Changan CS75 Plus rodando camuflado no interior de São Paulo, reforçando que o retorno da marca chinesa ao Brasil está cada vez mais próximo. A fabricante, que ficou conhecida no passado como Chana, atuou por aqui entre 2006 e 2016 vendendo minivans e pequenos caminhões, mas agora chega com outra proposta. 

A meta é disputar espaço no segmento de SUVs médios e médios-grandes, enfrentando desde Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, até modelos maiores como GWM Haval H6, BYD Song Plus e Jeep Commander.

Porte de Jeep Commander

Na China, o CS75 Plus é um dos modelos mais recentes da Changan e chama atenção pelo porte de 4,77 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,80 m — dimensões bem semelhante do Jeep Commander, mas com configuração para apenas cinco lugares.

Changan CS75 Plus com camuflagem de lado
Changan CS75 Plus [Auto+ / Luiz Forelli]

O design segue a linguagem mais moderna da Changan, com grade frontal ampla em padrão de filetes verticais, um filete iluminado que atravessa os faróis, assinatura de LED marcante e para-choque com elementos cromados discretos. 

Na traseira, lanternas interligadas que invadem os para-lamas e um acabamento esportivo, com saídas de escape duplas integradas ao para-choque. As rodas variam de 19 a 20 polegadas, e as maçanetas são retráteis, o que ajuda no coeficiente aerodinâmico.

Incrivelmente, não é híbrido nem elétrico

No mercado chinês, o CS75 Plus é vendido com duas opções de motor a gasolina, ambas turbinadas. A configuração 1.5 rende 189 cv e 31 kgfm de torque, enquanto a 2.0 chega a 232 cv e 39,8 kgfm. O câmbio é sempre automático de oito marchas da Aisin, reconhecido pela suavidade e robustez, e a tração é dianteira.

O interior é um dos destaques do modelo. O painel reúne três telas integradas que somam 37 polegadas, sendo quadro de instrumentos, central multimídia e tela auxiliar para o passageiro. 

Changan CS75 Plus prata de frente
Changan CS75 Plus [divulgação]

O acabamento mistura couro, materiais macios ao toque e visual minimalista, com poucos botões físicos. Entre os recursos de conforto e tecnologia, estão ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico com memória, sistema de som premium, teto solar panorâmico e carregador de celular por indução.

Na parte de segurança, o CS75 Plus oferece o sistema ADAS de nível 2, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, manutenção e centralização em faixa, estacionamento automático e câmeras instaladas nos retrovisores para ampliar a visão lateral. Câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de ponto cego e reconhecimento de placas também estão no conjunto.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento no Brasil, mas os testes indicam que a estreia está próxima. Há rumores de que a operação nacional da Changan pode contar com suporte da CAOA, e que o CS75 Plus será uma das apostas para criar uma imagem mais sofisticada para a marca no país. 

O modelo chega com a proposta de motor a combustão, estratégia diferente de todas marcas chinesas que chegam ao Brasil com seus primeiros lançamentos, sempre priorizando elétricos e híbridos.

Você acha que o CS75 Plus teria força para competir com os líderes do segmento de SUVs no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!n no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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