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Changan pode voltar ao Brasil com SUV elétrico de luxo; CAOA estuda parceria com a marca chinesa

SUV elétrico de luxo já roda em testes no país e deve ser o primeiro modelo da nova ofensiva chinesa no mercado nacional

3 min de leitura

O Grupo CAOA pode ser o responsável pelo retorno da Changan ao Brasil. A montadora chinesa, que já atuou por aqui entre 2006 e 2016 com veículos comerciais, agora aparece nos bastidores como possível nova parceira da CAOA. E o primeiro modelo cotado para essa reestreia é o Avatr 11, um SUV elétrico de luxo com projeto ambicioso e visual futurista.

As imagens divulgadas pelo site Auto Segredos mostram o Avatr 11 em testes no Brasil. O SUV é fruto de uma joint venture entre três gigantes da indústria chinesa: Changan, Huawei e CATL. 

O SUV combina design aerodinâmico, tecnologia e desempenho de carro esportivo — e é justamente esse o modelo que pode liderar a nova fase da CAOA com os chineses no país.

De olho no mercado premium elétrico

Com 4,88 metros de comprimento, o Avatr 11 é um SUV grande, de porte semelhante ao do BMW X6. Ele tem linhas arredondadas, maçanetas embutidas e acabamento interno que aposta no minimalismo e em materiais de qualidade. 

Por dentro, são três telas digitais — uma central de 15,6”, o painel de instrumentos e uma tela adicional para o passageiro da frente. Tudo isso com tecnologia da Huawei, além de inteligência artificial e comandos por voz.

O modelo já roda na China com versões de três motorização diferentes, sempre 100% elétricas. A mais potente tem dois motores, tração integral, até 578 cv e 72,9 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. A autonomia pode chegar a 710 km no ciclo CLTC, graças às baterias de 116 kWh de íon-lítio da CATL.

Além do visual chamativo e do desempenho digno de esportivo, o Avatr 11 aposta forte em tecnologia de assistência ao condutor. Ele conta com sensores LiDAR, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, leitura de placas, assistente de permanência em faixa e até comandos automáticos em curvas.

Changan também tem uma picape

Antes do Avatr, a CAOA também testou no Brasil a picape média Changan Hunter, que usa a mesma plataforma da Fiat Titano, Peugeot Landtrek e RAM 1200. Apesar dos testes, a picape dificilmente será vendida por aqui por conta da atual parceria entre Changan e Stellantis no exterior.

Picape Interior do Changan Hunter flagrada no Brasil estacionad de lado na cor branca
Changan Hunter [Autos Segredos]

A Hunter, no entanto, é um produto interessante. Ela tem cerca de 5,3 metros de comprimento, boa capacidade de carga e versões com motor 2.0 ou 2.5 turbodiesel. Em outros mercados, também existe uma opção híbrida plug-in, que combina motor a combustão com dois motores elétricos e autonomia elétrica de até 180 km.

A ofensiva chinesa

O retorno da Changan faz parte de um movimento maior das montadoras chinesas, que enxergam o Brasil como mercado estratégico para carros elétricos e eletrificados. A Avatr, marca de luxo da Changan, já deixou claro que pretende se expandir para fora da Ásia. 

E com o know-how de produção e comercialização da CAOA, o Avatr 11 pode chegar para disputar espaço com nomes como Zeekr 001, BYD Seal e até elétricos premium da Volvo e da Mercedes.

Ainda não há confirmação oficial da parceria, mas os testes em solo nacional e o histórico da CAOA com marcas asiáticas, como Hyundai e Chery, ajudam no casamento.

Acha que o Changan Avatr 11 faz sucesso no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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