Ao que parece, a Fiat já determinou quando será o lançamento dos novos Pulse e Fastback com motor híbrido leve (MHEV). Chamado de Bio-Hybrid pela Stellantis, a tecnologia eletrificada vai fazer sua estreia nos dois modelos ainda neste ano, ainda que seja uma versão mais simples, com arquitetura de 12V.
Segundo a revista Autoesporte, a dupla da Fiat vai ser lançada já em novembro. Os dois modelos serão equipados com o motor 1.0 turbo flex, associado ao sistema híbrido leve. O motor elétrico é pequeno, tendo 4 cv de potência, e deve ser utilizado para aumentar a autonomia dos carros, mas sem produzir tração ao eixo dianteiro.
Esse motor elétrico pequeno substitui o alternador e motor de partida. Ele é ligado ao virabrequim dos carros, e não faz uma tração verdadeiramente contínua ao carro. Porém, ajuda a reduzir os níveis de emissão, o que vai ajudar a Fiat no Proconve L8, que entra em vigor no próximo ano.
![Pulse Audace 2023 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Fiat-Pulse-2023-2_edited-1200x720.jpg)
Carros híbridos da Fiat
Com a estreia da tecnologia híbrida nos dois carros, a marca italiana vai dar início ao seu plano de eletrificação no Brasil. Segundo as notícias mais recentes, até 2028, a Fiat planeja ter ao menos uma versão híbrida leve em todos os seus carros vendidos no mercado brasileiro. Dessa forma, até mesmo a Strada vai ganhar o motor híbrido leve. Já a Toro terá uma versão mais avançada, a futura T270 Bio-Hybrid, que terá como base o motor 1.3 turbo.
Além das caminhonetes, o sucessor de Argo e Mobi, que deve ser lançado em 2016, vai receber o conjunto eletrificado. Cronos, Argo e Mobi não receberão, pois serão descontinuados antes de 2028. Posteriormente, o motor Bio-Hybrid 1.0 turbo será implementado em outras marcas da Stellantis, chegando aos modelos da Citroën, Peugeot e na Jeep.
Acha que a Fiat vai fazer sucesso com este novo motor? Deixe nos comentários a sua opinião.



Mobi, Argo e Cronos realmente sairão de linha? Lembro que foi postado aqui que o Mobi irá ganhar o motor 1.0 Firefly ano que vem e não acredito que o Panda/Argo venha tão barato assim a ponto de substituir o Mobi em preços (as css vendem a like por 63.990).
Também tenho dúvidas sobre a questão do Cronos, afinal é um carro que vende bem aqui e na Argentina, para tira-lo de linha a Fiat precisaria fabricar um novo carro de volume por lá, talvez a nova geração do Fastback…
Eu ainda acho que a Fiat está estudando o que fará no mercado de Suvs de entrada.
Atualmente ela tem o Pulse como representante, mas a nova geração tanto dele quanto do Fastback serão maiores (e mais caros) é um segmento em expansão na América Latina.
Lembro que foi comentado também que embora não tenham falado sobre nova geração para o Cronos, não significa que ela não possa ocorrer no futuro.
Talvez se o Basalt não emplacar (ou mesmo se emplacar) o Cronos se transforme em um suv de entrada derivado do Panda, igual ocorrem com Argo/Pulse na atualidade.