Home » Segredos » Ford vai lançar Ranger semi-híbrida no Brasil?

Segredos

Eletrificaram a Ranger

Ford vai lançar Ranger semi-híbrida no Brasil?

Picape com motor 2.3 turbo e sistema híbrido leve será produzida no fim de 2026, segundo fornecedores da marca

3 min de leitura

por Guilherme Magna

A Ford já trabalha nos bastidores para lançar uma versão semi-híbrida da Ranger a ser fabricada na Argentina. A informação foi confirmada por fornecedores envolvidos diretamente com a linha de montagem da picape na planta de General Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires. Segundo fontes ouvidas pelo site argentino Radar post, a produção da Ranger híbrida está prevista para começar no fim de 2026.

Sob o capô é esperada a já conhecida motorização2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros a gasolina, que será combinado a um sistema híbrido leve de 48 volts. Essa configuração, conhecida como MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) ou semi-híbrido, visa melhorar a eficiência energética do veículo, reduzindo o consumo de combustível e as emissões sem alterar significativamente a experiência de direção.

Diferentemente da BYD Shark, que é híbrida de verdade, esse sistema eletrificado da Ford Ranger não tem a necessidade de recargas externas, já que o sistema só auxilia o motor a combustão principalmente em arrancadas e retomadas. Contudo, como ele não move as rodas sozinho, não pode ser considerado híbrido de fato, assim como Fiat Pulse e Fastback, Kia Stonic e Sportage e os CAOA Chery Tiggo 5X, Arrizo 5 e Tiggo 7.

Ford Ranger Black branca de traseira
Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]

A fábrica de Pacheco, que já produz a nova geração da Ranger — lançada no Brasil em 2023 — passou por uma ampla modernização nos últimos anos, com investimento de US$ 660 milhões. Essa estrutura atualizada permitirá a incorporação da nova motorização eletrificada sem grandes intervenções na linha de produção.

Embora a Ford ainda não tenha feito um anúncio oficial sobre a nova Ranger semi-híbrida, os fornecedores garantem que o plano está em andamento e que o cronograma interno já aponta para o início da produção no segundo semestre de 2026. Com isso, é provável que o lançamento comercial da picape aconteça no início de 2027, primeiro em mercados sul-americanos, com destaque para Argentina e Brasil.

cabine ford ranger black

Com a chegada da versão eletrificada, a Ford busca manter a competitividade no disputado segmento de picapes médias, onde modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok também devem receber versões eletrificadas nos próximos anos. As únicas híbridas de verdade seguirão sendo as chinesas BYD Shark, JAC Hunter e GWM Poer. Vale lembrar que lá fora existe uma Ranger PHEV, no entanto.

Você acredita no sucesso da Ford Ranger híbrida no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

2 comentários em “Ford vai lançar Ranger semi-híbrida no Brasil?”

  1. Ronaldo

    Semi híbrida, que diabos quer dizer isso? Alguém pode me explicar?

    • Hudson

      Kkkk. Também gostaria de saber. Ou é híbrida ou não.

Deixe um comentário