por Guilherme Magna
A Ford já trabalha nos bastidores para lançar uma versão semi-híbrida da Ranger a ser fabricada na Argentina. A informação foi confirmada por fornecedores envolvidos diretamente com a linha de montagem da picape na planta de General Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires. Segundo fontes ouvidas pelo site argentino Radar post, a produção da Ranger híbrida está prevista para começar no fim de 2026.
Sob o capô é esperada a já conhecida motorização2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros a gasolina, que será combinado a um sistema híbrido leve de 48 volts. Essa configuração, conhecida como MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) ou semi-híbrido, visa melhorar a eficiência energética do veículo, reduzindo o consumo de combustível e as emissões sem alterar significativamente a experiência de direção.
Diferentemente da BYD Shark, que é híbrida de verdade, esse sistema eletrificado da Ford Ranger não tem a necessidade de recargas externas, já que o sistema só auxilia o motor a combustão principalmente em arrancadas e retomadas. Contudo, como ele não move as rodas sozinho, não pode ser considerado híbrido de fato, assim como Fiat Pulse e Fastback, Kia Stonic e Sportage e os CAOA Chery Tiggo 5X, Arrizo 5 e Tiggo 7.

A fábrica de Pacheco, que já produz a nova geração da Ranger — lançada no Brasil em 2023 — passou por uma ampla modernização nos últimos anos, com investimento de US$ 660 milhões. Essa estrutura atualizada permitirá a incorporação da nova motorização eletrificada sem grandes intervenções na linha de produção.
Embora a Ford ainda não tenha feito um anúncio oficial sobre a nova Ranger semi-híbrida, os fornecedores garantem que o plano está em andamento e que o cronograma interno já aponta para o início da produção no segundo semestre de 2026. Com isso, é provável que o lançamento comercial da picape aconteça no início de 2027, primeiro em mercados sul-americanos, com destaque para Argentina e Brasil.

Com a chegada da versão eletrificada, a Ford busca manter a competitividade no disputado segmento de picapes médias, onde modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok também devem receber versões eletrificadas nos próximos anos. As únicas híbridas de verdade seguirão sendo as chinesas BYD Shark, JAC Hunter e GWM Poer. Vale lembrar que lá fora existe uma Ranger PHEV, no entanto.
Você acredita no sucesso da Ford Ranger híbrida no Brasil? Conte nos comentários.




Semi híbrida, que diabos quer dizer isso? Alguém pode me explicar?
Kkkk. Também gostaria de saber. Ou é híbrida ou não.