A GAC chegou ao Brasil em maio com uma ofensiva pesada, trazendo os modelos GS4, Hyptec, Aion V, Aion Y e Aion ES. Desde então, a marca chinesa vem preparando próximos lançamentos no país. Uma delas pode ser o Hyptec HL, SUV de porte grande e perfil luxuoso que promete competir com BYD Tan e GWM Wey 07.
O modelo foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ainda em outubro de 2023, mas o pedido foi concedido apenas agora, em outubro de 2025, abrindo caminho para sua estreia oficial no país.
Porte monstruoso
O Hyptec HL é vendido na China desde abril de 2025 e combina dimensões avantajadas. São 5,13 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,75 m de altura e cerca de 3,0 m de entre-eixos. Ou seja, dimensões maiores que o Hyundai Palisade (4,99 m).



O interior segue o padrão premium esperado nesse segmento. Há configurações de cinco ou seis lugares, com poltronas individuais na segunda fileira, função zero gravity, ajuste elétrico, massagem e acabamento de alto nível.
O cockpit digital traz tela principal de 27 polegadas, operada por chip Snapdragon, além de uma tela traseira de 17,3 polegadas para os passageiros. O sistema de som premium com 24 alto-falantes.
Motorização com tecnologia exclusiva


O Hyptec HL conta com duas opções de propulsão. A primeira é a EREV (híbrida com extensor de autonomia), que combina um motor 1.5 turbo a gasolina de 160 cv com um propulsor elétrico traseiro de 340 cv e 43,8 kgfm de torque.
A bateria de 60,3 kWh oferece autonomia elétrica de 350 km e autonomia combinada de até 1.200 km. O 0 a 100 km/h é feito em 7,5 segundos, com recarga ultrarrápida em arquitetura de 800V, que vai de 50% a 80% em apenas 10 a 15 minutos.


J
á a versão 100% elétrica (BEV) traz ainda mais força. A opção de tração traseira entrega 340 cv e 43,8 kgfm, com bateria de 95,9 kWh ou 108,35 kWh, garantindo autonomia de 670 a 750 km conforme o ciclo chinês CLTC.
Há ainda uma configuração com tração integral elétrica, que soma 517 cv e 68,3 kgfm de torque, combinando motor dianteiro de 130 kW e traseiro de 250 kW, também com a bateria de 108,35 kWh e autonomia próxima de 700 km.

Um dos grandes diferenciais é o sistema Xingyuan, tecnologia exclusiva da GAC que deixa a potência constante mesmo com a bateria em nível baixo, evitando a perda de desempenho típica de híbridos com extensor de autonomia.
O sistema é gerenciado por uma plataforma de controle inteligente baseada em IA, que otimiza a distribuição de energia e melhora a regeneração em tempo real.
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