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GAC registra o SUV de luxo gigante Hyptec HL no Brasil

Modelo grande poderá rivalizar com BYD Tan e GWM Wey 07 e já tem registro concedido no INPI

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A GAC chegou ao Brasil em maio com uma ofensiva pesada, trazendo os modelos GS4, Hyptec, Aion V, Aion Y e Aion ES. Desde então, a marca chinesa vem preparando próximos lançamentos no país. Uma delas pode ser o Hyptec HL, SUV de porte grande e perfil luxuoso que promete competir com BYD Tan e GWM Wey 07.

O modelo foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ainda em outubro de 2023, mas o pedido foi concedido apenas agora, em outubro de 2025, abrindo caminho para sua estreia oficial no país. 

Porte monstruoso

O Hyptec HL é vendido na China desde abril de 2025 e combina dimensões avantajadas. São 5,13 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,75 m de altura e cerca de 3,0 m de entre-eixos. Ou seja, dimensões maiores que o Hyundai Palisade (4,99 m).

GAC Hyptec HL
GAC Hyptec HL no INPI [Divulgação]

O interior segue o padrão premium esperado nesse segmento. Há configurações de cinco ou seis lugares, com poltronas individuais na segunda fileira, função zero gravity, ajuste elétrico, massagem e acabamento de alto nível. 

O cockpit digital traz tela principal de 27 polegadas, operada por chip Snapdragon, além de uma tela traseira de 17,3 polegadas para os passageiros. O sistema de som premium com 24 alto-falantes.

Motorização com tecnologia exclusiva

O Hyptec HL conta com duas opções de propulsão. A primeira é a EREV (híbrida com extensor de autonomia), que combina um motor 1.5 turbo a gasolina de 160 cv com um propulsor elétrico traseiro de 340 cv e 43,8 kgfm de torque. 

A bateria de 60,3 kWh oferece autonomia elétrica de 350 km e autonomia combinada de até 1.200 km. O 0 a 100 km/h é feito em 7,5 segundos, com recarga ultrarrápida em arquitetura de 800V, que vai de 50% a 80% em apenas 10 a 15 minutos.

J

á a versão 100% elétrica (BEV) traz ainda mais força. A opção de tração traseira entrega 340 cv e 43,8 kgfm, com bateria de 95,9 kWh ou 108,35 kWh, garantindo autonomia de 670 a 750 km conforme o ciclo chinês CLTC. 

Há ainda uma configuração com tração integral elétrica, que soma 517 cv e 68,3 kgfm de torque, combinando motor dianteiro de 130 kW e traseiro de 250 kW, também com a bateria de 108,35 kWh e autonomia próxima de 700 km.

GAC Hyptec HL
GAC Hyptec HL no INPI [Divulgação]

Um dos grandes diferenciais é o sistema Xingyuan, tecnologia exclusiva da GAC que deixa a potência constante mesmo com a bateria em nível baixo, evitando a perda de desempenho típica de híbridos com extensor de autonomia. 

O sistema é gerenciado por uma plataforma de controle inteligente baseada em IA, que otimiza a distribuição de energia e melhora a regeneração em tempo real.

Acredita que o GAC Hyptec HL faria sucesso no Brasil? Deixe seu comentário!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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